Intensivo - Mód.1, Cap.6 - ENEM e CEDERJ

EXERCÍCIOS  –  TURMA INTENSIVA  –  MÓDULO 1, CAPÍTULO 6  (PG. 59 A 70)


1 – ENEM 2009                                
“Para Caio Prado Júnior, a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social – o oposto da interligação com objetivos internos – trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto.”
Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:
( A ) Brasil, um país que vai para frente.
( B ) Brasil, a eterna esperança.
( C ) Brasil, glória no passado, grandeza no presente.
( D ) Brasil, terra bela, pátria grande.
( E ) Brasil, gigante pela própria natureza.

2 – ENEM 2010
“Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios.”
O texto é parte da famosa “Carta de Pero Vaz de Caminha”, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a:
( A ) preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra.
( B ) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena.
( C ) orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra.
( D ) oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa da posse da nova terra.
( E ) abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.

3 – ENEM 2013
“De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chá e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares (...). Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.”
A carta de Pero Vaz de Caminha permite compreender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
( A ) valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
( B ) descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
( C ) transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
( D ) realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
( E ) criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho
  
4 – ENEM 2014                
“Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de centro e cinquenta. E, assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam.”
No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na:
( A ) ampliação da violência nas guerras intertribais.
( B ) desistência da evangelização dos povos nativos.
( C ) indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.
( D ) pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso.
( E ) sistematização das línguas nativas em uma estrutura gramatical facilitadora da catequese

5 – ENEM 2014                                
“O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos”
Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela:
( A ) demarcação do território indígena.
( B ) manutenção da organização familiar.
( C ) valorização dos líderes religiosos indígenas.
( D ) preservação do costume das moradias coletivas.
( E ) comunicação pela língua geral baseada no tupi.

6 – ENEM                                          
Desde sua chegada ao Brasil, em 1549, com Manuel da Nóbrega, a presença da Companhia de Jesus, entre outras ordens religiosas, foi marcante em nossa história. Sobre esse tema é correto afirmar que:
( A ) a catequização dos indígenas e a conversão da população do novo território era o principal objetivo da colonização portuguesa. Por esta razão, a Coroa concedia grandes poderes à Companhia de Jesus para expandir suas atividades na América.
( B ) as missões jesuítas na América Latina, apesar de permitidas, inicialmente apoiadas pelas Metrópoles, passaram a ser vistas como interferência na ação dos governantes e, portanto, indesejadas. Isso se deu, entre outras razões, pela oposição dos jesuítas à escravidão indígena em muitas ocasiões.
( C ) os jesuítas pretendiam expandir a fé católica na América Latina. Por essa razão, apoiaram largamente o aprisionamento e a escravização dos indígenas, uma vez que esta era a forma mais fácil de conseguir fiéis nas novas terras.
( D ) as missões jesuítas, pouco presentes no Brasil colônia, não foram importantes para o processo de colonização implantado pela Coroa portuguesa.
( E ) os jesuítas, por apoiarem a escravidão indígena, tinham uma boa relação com os bandeirantes e também com o Governo-geral instalado na colônia. Eram peça fundamental para o sucesso das bandeiras.

7 – CEDERJ 2015.1                                          
Prática recorrente nos primeiros séculos da colonização do Brasil, o escambo consistia na troca ou permuta de mercadorias, ou mesmo na troca de mercadorias por trabalho. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa relação no contexto colonial.
( A ) A prática de escambo fortaleceu um ideário de salvaguarda dos índios, o que impediu que eles fossem reduzidos à condição de cativos, tal como aconteceria com os negros, vindos da África.
( B ) Nos primeiros séculos da colonização, a prática de escambo permitiu que os portugueses obtivessem boa parte dos produtos para sua subsistência, como milho e farinhas, produzidos pelos índios.
( C ) Os colonizadores ofereciam graciosamente espelhos e armas aos índios, como forma de fortalecer a paz entre as várias etnias.
( D ) No século XVI, os processos de visitação do Santo Ofício do Nordeste não encontraram evidências de que o escambo também tivesse sido utilizado para o aprisionamento de índios, transformados em cativos.

8 – CEDERJ 2015.2
“É certo, senhor, que as comarcas nesses estados e jurisdições se conservam indivisas e, por isso, derivado da boa razão que o costume introduziu, havendo um descoberto, fica este pertencendo àquela jurisdição que primeiro nele exerceu atos possessórios.” (Ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, 1749, apud: Claudia Fonseca. Arraias e Vilas D`el Rei. Belo Horizonte, UFMG, 2011, p. 287).
O processo de regularização da ocupação de terras na América Portuguesa:
( A ) é o resultado de uma política da Coroa Portuguesa, idealizada a partir do modelo francês.
( B ) é fortemente inspirado na experiência de ocupação do Oeste Norte Americano.
( C ) está assentado no instituto jurídico das sesmarias, criado em Portugal no século XIV.
( D ) está marcado pela ausência de qualquer política de controle sobre a ocupação territorial

9 – ENEM 2011
“O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.”
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
( A ) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
( B ) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
( C ) a mão de obra necessário para o cultivo ser insuficiente.
( D ) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
( E ) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

10 – ENEM 2014
Os holandeses desembarcaram em Pernambuco no ano de 1630, em nome da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), e foram aos poucos ocupando a costa que ia da foz do Rio São Francisco ao Maranhão, no atual Nordeste brasileiro. Eles chegaram ao ponto de destruir Olinda, antiga sede da capitania de Duarte Coelho, para erguer no Recife uma pequena Amsterdã.
Do ponto de vista econômico, as razões que levaram os holandeses a invadirem o nordeste da Colônia decorriam do fato de que essa região:
( A ) era a mais importante área produtora de açúcar na América portuguesa.
( B ) possuía as mais ricas matas de pau-brasil no litoral das Américas.
( C ) contava com o porto mais estratégico para a navegação no Atlântico Sul.
( D ) representava o principal entreposto de escravos africanos para as Américas.
( E ) constituía um reduto de ricos comerciantes de açúcar de origem judaica.

11 – CEDERJ 2012.2
A descoberta do ouro em Minas Gerais, em fins do século XVII, tem sido objeto de intensas discussões dos historiadores. Alguns ressaltam o seu papel no desenvolvimento econômico da metrópole; outros destacam o aumento da pobreza na região, resultado da migração de pessoas em busca de riquezas.
Dentre as alternativas abaixo, destaque a que melhor define esse período.
( A ) As incursões pelo interior do país foram feitas pelos bandeirantes, ansiosos por encontrar ouro e, também, grupos de índios, transformados em cativos para as fazendas.
( B ) As expedições pelo interior no Brasil em busca do ouro representaram um longo período de pacificação dos índios, beneficiados – ainda que indiretamente – com os frutos da riqueza de suas terras.
( C ) As chamadas “entradas” para o interior tinham o objetivo de abrir estradas para a circulação de riquezas, com o auxílio financeiro da metrópole, interessada em estimular o desenvolvimento da colônia.
( D ) As expedições em busca do ouro estimularam o desenvolvimento de Minas Gerais e democratizaram o acesso à riqueza, encontrada nos solos das cidades mineiras e seu entorno

12 – ENEM 2013
“É precisos ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas Gerais era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.”
As regiões da América Portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na:
( A ) apropriação cultural diante das influências externas.
( B ) produção manufatureira diante do exclusivo comercial.
( C ) insubordinação religiosa diante da hierarquia eclesiástica.
( D ) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
( E ) autonomia administrativa diante das instituições metropolitanas.

13 – CEDERJ 2011.1
O período colonial no Brasil, em geral, pode ser caracterizado por uma das combinações abaixo.
( A ) escravidão, latifúndio e monocultura.
( B ) trabalho livre, grande propriedade e policultura.
( C ) boias frias, pequena propriedade e multicultura.
( D ) campesinato, média propriedade e pluricultura.


Comentários

  1. GABARITO:

    1 – B
    2 – B
    3 – A
    4 – E
    5 – E
    6 – B
    7 – B
    8 – C
    9 – A
    10 – A
    11 – A
    12 – D
    13 – A

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