Intensivo - Mód.2, Cap.1 - ENEM, UERJ e CEDERJ
MÓDULO 2,
CAPÍTULO 1 è “A EUROPA DE 1914 A 1945”
(P. 7 A 35)
I – TEMA DO IMPERIALISMO:
01 – UERJ 2017
A situação
apresentada na tirinha remete ao seguinte processo característico do modo de
produção capitalista:
( A )
formação de cartel.
( B )
fragmentação industrial.
( C )
massificação do consumo.
( D )
concentração empresarial.
02 – UERJ 2011
A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009,
resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do
continente americano e segunda do país. Esse evento é decorrente de uma
estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual
fase do capitalismo. A denominação da
atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoção dessa estratégia
estão indicadas em:
( A ) liberal - redução dos preços
das mercadorias.
( B ) monopolista - ampliação da
participação no mercado.
( C ) monetarista - diminuição dos
custos de comercialização.
( D ) concorrencial - aumento da
escala de compras da companhia.
03 – UERJ 2011
Associação
chinesa pede boicote a mineradoras
“O
presidente da Associação de Ferro e Aço da China pediu ontem que os
importadores licenciados do país boicotem as três grandes empresas de minério
de ferro nos próximos dois meses. O pedido é uma clara referência à brasileira
Vale e às anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto, que vêm impondo mudanças
nos acordos de compra e venda do minério, determinando preços mais elevados” (O
Globo, 03/04/2010).
O
comportamento adotado pelas três empresas mineradoras, caso seja comprovado,
configuraria a seguinte prática econômica:
( A ) cartel.
( B ) holding.
( C ) dumping.
( D ) incorporação.
04 – ENEM 2012
( A ) intervenção estatal.
( B ) integração territorial.
( C ) distribuição da riqueza.
( D ) mobilidade ocupacional.
05 – ENEM 2013
“A Inglaterra deve
governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais
não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a
ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar,
moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante”.
O
texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação
de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as
como parte de uma:
(
A ) cruzada religiosa.
(
B ) catequese cristã.
(
C ) missão civilizatória.
(
D ) expansão comercial ultramarina.
(
E ) política exterior multiculturalista.
06 – ENEM 2014
“Três décadas — de
1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países
europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional
na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o
período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos
empolgantes na Ásia e na África.”
O processo
histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida
em que:
(
A ) difundiu as teorias socialistas.
(
B ) acirrou as disputas territoriais.
(
C ) superou as crises econômicas.
(
D ) multiplicou os conflitos religiosos.
(
E ) conteve os sentimentos xenófobos.
07 – UERJ 2012
Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da
história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz
uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos
apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização
europeia na África, associadas à política de:
( A ) integração étnica.
( B ) ação civilizadora.
( C ) cooperação militar.
( D ) proteção ambiental.
08 – UERJ 2014
Uma
das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência
entre as fronteiras territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões
entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa abaixo:
Na maioria dos
países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:
(
A ) déficit comercial.
(
B ) instabilidade política.
(
C ) degradação ambiental.
(
D ) dependência financeira.
II
– TEMA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:
09
– CEDERJ 2011.2
“Ainda estou
atolado nesta trincheira (...) Não me lavei, nem mesmo cheguei a tirar a roupa,
e a média de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia. Não creio
que já tenhamos começado a rastejar como animais, mas não acredito que me
tivesse dado conta se já houvesse começado, é uma questão de somenos.”
Sobre a primeira
Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
(
A ) Para Lenin, líder da Revolução de 1917 na Rússia e responsável pela Nova
Política Econômica – NEP, a Primeira Guerra Mundial foi, antes de tudo, uma
Guerra Imperialista.
(
B ) A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcado por uma tecnologia
ainda bastante atrasada, em especial a dos países como a Alemanha e França,
sociedades fundamentalmente agrícolas.
(
C ) O projeto de Paz do Presidente Wilson dos Estados Unidos da América,
conhecido pelo nome de Quatorze Pontos, é identificado como responsável pelo
acirramento do conflito, já que condenava publicamente a Alemanha pela eclosão
da Guerra.
(
D ) A Primeira Guerra Mundial foi a responsável pela criação da Nova Política
Econômica da Rússia em 1914 e pela eclosão da Revolução bolchevique.
10
– CEDERJ 2012.2
A
Primeira Guerra Mundial, também conhecida com o nome de Grande Guerra,
mobilizou países e consagrou a crença na superioridade de um país em relação a
outros. Em nome do nacionalismo, homens – jovens e velhos – foram para os
campos de batalha e sofreram os resultados funestos de um cruel embate entre as
Nações. Sobre a Grande Guerra, assinale
a alternativa correta.
(
A ) A chamada política de alianças é, sem dúvida, um dos fatores que deu origem
à guerra, por consagrar acordos políticos militares entre os países,
estimulando a concorrência entre as potências.
(
B ) No início do século XX, a concorrência entre os países foi um catalisador
positivo entre as nações. Por conta disso, a guerra foi o resultado do
nacionalismo exacerbado da Alemanha, sem relação direta com as disputas
comerciais entre as potências.
(
C ) A euforia da chamada “Belle époque” implicou a crença na desvalorização do
homem e no papel do progresso. Nesse sentido, o período é marcado por intensas
transformações, apoiadas no pessimismo.
(
D ) As disputas entre Itália e Alemanha tiveram relação direta com os
resultados da Conferência de Berlim, quando a Alemanha conseguiu assegurar
grandes extensões territoriais na África, em detrimento das pretensões
italianas.
11 – UERJ 2015
“O patriotismo é o amor pelos seus; o
nacionalismo é o ódio pelos outros.” (Romain Gary)
A
frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações
de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas
territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira
Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:
(
A ) difusão do domínio soviético.
(
B ) expansão do ideal pangermânico.
(
C ) agravamento das crises balcânicas.
(
D ) crescimento das ações antissemitas.
12 – UERJ 2016
A
imagem acima retrata a luta das mulheres pelo sufrágio universal nas décadas
iniciais do século XX, nas sociedades norte-americana e europeia. Naquele
momento, a negação desse direito indicava o seguinte problema social:
(
A ) exclusão da mão de obra feminina do mercado de trabalho.
(
B) monopólio masculino sobre o acesso ao
sistema escolar.
(
C ) restrição ao exercício da cidadania política.
(
D ) manutenção das tradições aristocráticas.
III – TEMA DAS
REVOLUÇÕES RUSSAS:
13
– CEDERJ 2015.1
Considerado o último Czar da Rússia (a
despeito do curto período em que seu irmão assumiu o poder), Nicolau II (foto)
tem seu nome associado à incapacidade de negociação de seu governo em relação
aos movimentos sociais russos das duas primeiras décadas do século XX. Assinale a alternativa que melhor
caracteriza o conturbado período de 1905 a 1917.
( A ) O período foi marcado por uma série
de conflitos, que envolveram muitos dos partidos que lutaram contra a
autocracia do Czar Nicolau II.
( B ) Apesar de sua perda de prestígio, o
Czar Nicolau II realizou, nesse período, intensas reformas no país, em especial
no atendimento às reivindicações dos trabalhadores.
( C ) O chamado Domingo Sangrento
simboliza a atuação dos bolchevistas contra o governo de Nicolau II, no ano de
1917.
( D ) O lema “terra, paz e pão” sintetiza
as reivindicações das lideranças liberais, em oposição aos temas dos
bolcheviques.
IV
– TEMA DA CRISE DE 1929:
14 – CEDERJ
2015.2
A crise da
economia capitalista em 1929:
(
A ) levou a um efeito devastador do sistema financeiro que foi solucionado com
a proibição de investimos do Estado em obras públicas.
(
B ) é comumente citada como uma crise marcada pelo desemprego, mas cujos
efeitos foram muito pontuais.
(
C ) tem relação direta com as atividades grevistas dos trabalhadores,
responsáveis pela eclosão da crise financeira.
(
D ) é conhecida como a “Grande Depressão” e teve como desdobramento a
elaboração do programa econômico New Deal.
15 – UERJ 2012
“O capitalismo do
século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos
investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa
desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias
avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande
escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de
relativa estabilidade.”
A estabilidade
mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo
modelo de organização do Estado identificados em:
(
A ) implantação dos sistemas de crédito – moderno.
(
B ) estruturação dos impérios coloniais – corporativista.
(
C ) organização das redes produtivas globais – autocrático.
(
D ) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social.
16
– UERJ 2013
Nos Estados
Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos
períodos de 1930 a 1980 e de 1980 até os dias atuais foram, respectivamente:
(
A ) liberalismo – estatismo.
(
B ) estruturalismo – classicismo.
(
C ) fisiocratismo – institucionalismo.
(
D ) keynesianismo – neoliberalismo.
V – TEMA DO
NAZIFASCIMO:
17 – UERJ 2015
“Meu romance,
1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já
realizaram parcialmente ou podem realizar. George Orwell.”
O
romance “1984”, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de
impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder
central − o Big Brother. No contexto internacional da época dessa publicação, o
escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
( A ) socialismo. ( B )
capitalismo. ( C ) anarquismo. ( D )
totalitarismo.
18 – UERJ 2014
A
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de
crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A
fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de
1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte
processo histórico:
(
A ) expansão do comunismo.
(
B ) difusão do etnocentrismo.
(
C ) ascensão do totalitarismo.
(
D ) renascimento do liberalismo.
19
– CEDERJ 2010.1
O
período compreendido entre a primeira e a segunda guerra mundial foi marcado
pela explosão de movimentos nacionalistas que criticavam o liberalismo por não
ter conseguido resolver os problemas da Europa no início do século XX e os
movimentos de esquerda, comunistas e socialistas, que reivindicavam o poder
para o proletariado. Dois desses
movimentos foram:
(
A ) o integralismo brasileiro, liderado por Plínio Salgado e o New Deal,
desenvolvido por Roosevelt nos Estados Unidos.
(
B ) o nacionalismo corporativo húngaro, representado por Manoelesco e a Cruz de
Ferro da Polônia.
(
C ) o fascismo italiano, liderado por Mussolini e o nacional-socialismo alemão,
dirigido por Hitler.
(
D ) o salazarismo português, organizado em torno da esquerda anarquista e a Ação
Francesa, dirigida por De Gaulle.
(
E ) o franquismo espanhol, liderado pelos representantes da Quarta
Internacional e o vitorianismo, forma de conservadorismo inglês.
20 – UERJ 2015
Os
mapas constituem uma representação da realidade. Observe, na imagem abaixo,
dois mapas presentes na reportagem intitulada “Um estudo sobre impérios”,
publicada em 1940.
O
uso da cartografia nessa reportagem evidencia uma interpretação acerca da
Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto
é possível reconhecer que essa representação cartográfica tinha como
finalidade:
( A )
criticar o nacionalismo alemão.
( B )
justificar o expansionismo alemão.
( C )
enfraquecer o colonialismo britânico.
( D )
destacar o multiculturalismo britânico.
21 – UERJ 2017
Durante
a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha
ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da
nação germânica. O cartaz ao lado é um exemplo dessa política.
Um aspecto da
ideologia nazista observado nesse cartaz é:
(
A ) antissemitismo.
(
B ) anticapitalismo.
(
C ) anticomunismo.
(
D ) antiamericanismo.
22 – UERJ 2013
“O direito ao solo
e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão,
parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não
será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza
territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a
seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos
apontar o caminho.” (Adolf Hitler. “Minha
luta”, 1925).
As
ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas
enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas ideias,
abordada no texto, está associada ao conceito de:
(
A ) xenofobia.
(
B ) espaço vital.
(
C ) purificação racial.
(
D ) revanchismo militar.
VI
– TEMA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
23
– Durante
a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e
preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de
apaziguamento”, que:
( A ) foi um pacote de ajuda econômica destinado a apoiar
os países ameaçados pelo nazismo.
( B ) consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de
evitar a guerra.
( C ) objetivava apoiar, financeiramente, o movimento
comunista internacional para neutralizar o poder nazista.
( D ) foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus.
( D ) foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus.
( E ) foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia
e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro.
24 – A charge abaixo, de autoria
desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao tratado assinado naquele
ano pela Alemanha e a União Soviética, que:
( A ) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda
Guerra Mundial e a partição da Polônia.
( B ) consagrou o apoio bélico dos
dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência
política alemã no leste europeu.
( C ) impediu a eclosão de guerra
aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na
Europa.
( D ) determinou a nova divisão
política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e
consolidou a hegemonia soviética na região.
( E ) estabeleceu a intensificação
dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois
países.
25 – A II
Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade,
caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir
a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
( A ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o
ataque japonês a Pearl Habor.
( B ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e
Japão.
( C ) A guerra iniciou-se após a invasão da
Alemanha no território soviético.
( D ) O evento final da II Guerra Mundial foram as
bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
( E ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.
A
capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra
sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
( A ) a Tríplice Aliança, na Primeira
Guerra Mundial.
( B ) os regimes totalitários, na Segunda
Guerra Mundial.
( C ) o poder soviético, durante a Guerra
Fria.
( D ) o movimento comunista, na Guerra do
Vietnã.
( E ) o terrorismo internacional, após 11
de setembro de 2001.
GABARITO:
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2 – B
3 – A
4 – B
5 – C
6 – B
7 – B
8 – B
9 – A
10 – A
11 – C
12 – C
13 – A
14 – D
15 – D
16 – D
17 – D
18 – C
19 – C
20 – B
21 – A
22 – B
23 – B
24 – E
25 – C
26 – B