Intensivo - Mód.2, Cap.1 - ENEM, UERJ e CEDERJ

MÓDULO 2,   CAPÍTULO 1 èA EUROPA DE 1914 A 1945”   (P. 7 A 35)

I – TEMA DO IMPERIALISMO:

01 – UERJ 2017
A situação apresentada na tirinha remete ao seguinte processo característico do modo de produção capitalista:
( A ) formação de cartel.
( B ) fragmentação industrial.
( C ) massificação do consumo.
( D ) concentração empresarial.

02 – UERJ 2011
A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país. Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo. A denominação da atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoção dessa estratégia estão indicadas em:
( A ) liberal - redução dos preços das mercadorias.
( B ) monopolista - ampliação da participação no mercado.
( C ) monetarista - diminuição dos custos de comercialização.
( D ) concorrencial - aumento da escala de compras da companhia.

03 – UERJ 2011
Associação chinesa pede boicote a mineradoras
“O presidente da Associação de Ferro e Aço da China pediu ontem que os importadores licenciados do país boicotem as três grandes empresas de minério de ferro nos próximos dois meses. O pedido é uma clara referência à brasileira Vale e às anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto, que vêm impondo mudanças nos acordos de compra e venda do minério, determinando preços mais elevados” (O Globo, 03/04/2010).
O comportamento adotado pelas três empresas mineradoras, caso seja comprovado, configuraria a seguinte prática econômica:
( A ) cartel.
( B ) holding.
( C ) dumping.
( D ) incorporação.

04 – ENEM 2012
As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias. Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:
( A ) intervenção estatal.
( B ) integração territorial.
( C ) distribuição da riqueza.
( D ) mobilidade ocupacional.

05 – ENEM 2013
“A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante”.
O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma:
( A ) cruzada religiosa.
( B ) catequese cristã.
( C ) missão civilizatória.
( D ) expansão comercial ultramarina.
( E ) política exterior multiculturalista.

06 – ENEM 2014
“Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.”
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:
( A ) difundiu as teorias socialistas.
( B ) acirrou as disputas territoriais.
( C ) superou as crises econômicas.
( D ) multiplicou os conflitos religiosos.
( E ) conteve os sentimentos xenófobos.

07 – UERJ 2012
Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:
( A ) integração étnica.
( B ) ação civilizadora.
( C ) cooperação militar.
( D ) proteção ambiental.

08 – UERJ 2014
Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa abaixo:
Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:
( A ) déficit comercial.
( B ) instabilidade política.
( C ) degradação ambiental.
( D ) dependência financeira.


II – TEMA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:

09 – CEDERJ 2011.2
“Ainda estou atolado nesta trincheira (...) Não me lavei, nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a média de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia. Não creio que já tenhamos começado a rastejar como animais, mas não acredito que me tivesse dado conta se já houvesse começado, é uma questão de somenos.”
Sobre a primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
( A ) Para Lenin, líder da Revolução de 1917 na Rússia e responsável pela Nova Política Econômica – NEP, a Primeira Guerra Mundial foi, antes de tudo, uma Guerra Imperialista.
( B ) A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcado por uma tecnologia ainda bastante atrasada, em especial a dos países como a Alemanha e França, sociedades fundamentalmente agrícolas.
( C ) O projeto de Paz do Presidente Wilson dos Estados Unidos da América, conhecido pelo nome de Quatorze Pontos, é identificado como responsável pelo acirramento do conflito, já que condenava publicamente a Alemanha pela eclosão da Guerra.
( D ) A Primeira Guerra Mundial foi a responsável pela criação da Nova Política Econômica da Rússia em 1914 e pela eclosão da Revolução bolchevique.

10 – CEDERJ 2012.2                      
A Primeira Guerra Mundial, também conhecida com o nome de Grande Guerra, mobilizou países e consagrou a crença na superioridade de um país em relação a outros. Em nome do nacionalismo, homens – jovens e velhos – foram para os campos de batalha e sofreram os resultados funestos de um cruel embate entre as Nações. Sobre a Grande Guerra, assinale a alternativa correta.
( A ) A chamada política de alianças é, sem dúvida, um dos fatores que deu origem à guerra, por consagrar acordos políticos militares entre os países, estimulando a concorrência entre as potências.
( B ) No início do século XX, a concorrência entre os países foi um catalisador positivo entre as nações. Por conta disso, a guerra foi o resultado do nacionalismo exacerbado da Alemanha, sem relação direta com as disputas comerciais entre as potências.
( C ) A euforia da chamada “Belle époque” implicou a crença na desvalorização do homem e no papel do progresso. Nesse sentido, o período é marcado por intensas transformações, apoiadas no pessimismo.
( D ) As disputas entre Itália e Alemanha tiveram relação direta com os resultados da Conferência de Berlim, quando a Alemanha conseguiu assegurar grandes extensões territoriais na África, em detrimento das pretensões italianas.

11 – UERJ 2015
“O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.” (Romain Gary)
A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:
( A ) difusão do domínio soviético.
( B ) expansão do ideal pangermânico.
( C ) agravamento das crises balcânicas.
( D ) crescimento das ações antissemitas.

12 – UERJ 2016
A imagem acima retrata a luta das mulheres pelo sufrágio universal nas décadas iniciais do século XX, nas sociedades norte-americana e europeia. Naquele momento, a negação desse direito indicava o seguinte problema social:
( A ) exclusão da mão de obra feminina do mercado de trabalho.
( B)  monopólio masculino sobre o acesso ao sistema escolar.
( C ) restrição ao exercício da cidadania política.
( D ) manutenção das tradições aristocráticas.


III – TEMA DAS REVOLUÇÕES RUSSAS:

13 – CEDERJ 2015.1                     
Considerado o último Czar da Rússia (a despeito do curto período em que seu irmão assumiu o poder), Nicolau II (foto) tem seu nome associado à incapacidade de negociação de seu governo em relação aos movimentos sociais russos das duas primeiras décadas do século XX. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o conturbado período de 1905 a 1917.
( A ) O período foi marcado por uma série de conflitos, que envolveram muitos dos partidos que lutaram contra a autocracia do Czar Nicolau II.
( B ) Apesar de sua perda de prestígio, o Czar Nicolau II realizou, nesse período, intensas reformas no país, em especial no atendimento às reivindicações dos trabalhadores.
( C ) O chamado Domingo Sangrento simboliza a atuação dos bolchevistas contra o governo de Nicolau II, no ano de 1917.
( D ) O lema “terra, paz e pão” sintetiza as reivindicações das lideranças liberais, em oposição aos temas dos bolcheviques.


IV – TEMA DA CRISE DE 1929:

14 – CEDERJ 2015.2
A crise da economia capitalista em 1929:
( A ) levou a um efeito devastador do sistema financeiro que foi solucionado com a proibição de investimos do Estado em obras públicas.
( B ) é comumente citada como uma crise marcada pelo desemprego, mas cujos efeitos foram muito pontuais.
( C ) tem relação direta com as atividades grevistas dos trabalhadores, responsáveis pela eclosão da crise financeira.
( D ) é conhecida como a “Grande Depressão” e teve como desdobramento a elaboração do programa econômico New Deal.

15 – UERJ 2012
“O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.”
A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:
( A ) implantação dos sistemas de crédito – moderno.
( B ) estruturação dos impérios coloniais – corporativista.
( C ) organização das redes produtivas globais – autocrático.
( D ) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social.

16 – UERJ 2013
Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 até os dias atuais foram, respectivamente:
( A ) liberalismo – estatismo.
( B ) estruturalismo – classicismo.
( C ) fisiocratismo – institucionalismo.
( D ) keynesianismo – neoliberalismo.


V – TEMA DO NAZIFASCIMO:

17 – UERJ 2015                  
“Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar. George Orwell.”
O romance “1984”, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother. No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
( A ) socialismo.                 ( B ) capitalismo.                  ( C ) anarquismo.              ( D ) totalitarismo.

18 – UERJ 2014
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte processo histórico:
( A ) expansão do comunismo.
( B ) difusão do etnocentrismo.
( C ) ascensão do totalitarismo.
( D ) renascimento do liberalismo.

19 – CEDERJ 2010.1                     
O período compreendido entre a primeira e a segunda guerra mundial foi marcado pela explosão de movimentos nacionalistas que criticavam o liberalismo por não ter conseguido resolver os problemas da Europa no início do século XX e os movimentos de esquerda, comunistas e socialistas, que reivindicavam o poder para o proletariado. Dois desses movimentos foram:
( A ) o integralismo brasileiro, liderado por Plínio Salgado e o New Deal, desenvolvido por Roosevelt nos Estados Unidos.
( B ) o nacionalismo corporativo húngaro, representado por Manoelesco e a Cruz de Ferro da Polônia.
( C ) o fascismo italiano, liderado por Mussolini e o nacional-socialismo alemão, dirigido por Hitler.
( D ) o salazarismo português, organizado em torno da esquerda anarquista e a Ação Francesa, dirigida por De Gaulle.
( E ) o franquismo espanhol, liderado pelos representantes da Quarta Internacional e o vitorianismo, forma de conservadorismo inglês.

20 – UERJ 2015       
Os mapas constituem uma representação da realidade. Observe, na imagem abaixo, dois mapas presentes na reportagem intitulada “Um estudo sobre impérios”, publicada em 1940.               
O uso da cartografia nessa reportagem evidencia uma interpretação acerca da Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto é possível reconhecer que essa representação cartográfica tinha como finalidade:
( A ) criticar o nacionalismo alemão.
( B ) justificar o expansionismo alemão.
( C ) enfraquecer o colonialismo britânico.
( D ) destacar o multiculturalismo britânico.

21 – UERJ 2017                  
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nação germânica. O cartaz ao lado é um exemplo dessa política.
Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz é:
( A ) antissemitismo.
( B ) anticapitalismo.
( C ) anticomunismo.
( D ) antiamericanismo.

22 – UERJ 2013
“O direito ao solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho.” (Adolf Hitler. “Minha luta”, 1925).
As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
( A ) xenofobia.           
( B ) espaço vital.          
( C ) purificação racial.           
( D ) revanchismo militar.


VI – TEMA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

23 – Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de apaziguamento”, que:
( A ) foi um pacote de ajuda econômica destinado a apoiar os países ameaçados pelo nazismo.
( B ) consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra. 
( C ) objetivava apoiar, financeiramente, o movimento comunista internacional para neutralizar o poder nazista.
( D ) foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus. 
( E ) foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro. 

24 – A charge abaixo, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que: 
( A ) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia. 
( B ) consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência política alemã no leste europeu. 
( C ) impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na Europa. 
( D ) determinou a nova divisão política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região. 
( E ) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois países.

25 – A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
( A ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
( B ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
( C ) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
( D ) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
( E ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.

26 – ENEM 2012
“Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Führer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.” (COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica).
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
( A ) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
( B ) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
( C ) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
( D ) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
( E ) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Comentários

  1. GABARITO:


    1 – D
    2 – B
    3 – A
    4 – B
    5 – C
    6 – B
    7 – B
    8 – B
    9 – A
    10 – A
    11 – C
    12 – C
    13 – A
    14 – D
    15 – D
    16 – D
    17 – D
    18 – C
    19 – C
    20 – B
    21 – A
    22 – B
    23 – B
    24 – E
    25 – C
    26 – B

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