Mód. 1, Cap. 7 - Questões ENEM e CEDERJ - Aulas de 23/06 e 30/06


MÓDULO 1  –  CAPÍTULO 7
QUESTÕES ENEM E CEDERJ

ILUMINISMO, REVOLUÇÃO FRANCESA,
PERÍODO NAPOLEÔNICO, CONGRESSO DE VIENA E REVOLUÇÕES LIBERAIS DE 1820, 1830 E 1848

1 – CEDERJ 2010.2
Um dos instrumentos de aceleração do pensamento iluminista foi a reunião dos seus princípios. Essa reunião foi principalmente estabelecida pela obra:
( A ) A Democracia na América (Alexis de Tocqueville).
( B ) A Enciclopédia (Diderot e D´Alembert).
( C ) A Ciência Nova (Vico).
( D ) A Essência do Cristianismo (Chateaubriand).

2 – UERJ 2012                   
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude! (Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender). Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
( A ) superioridade técnica.
( B ) soberania econômica.
( C ) liberdade política.
( D ) razão científica.

3 – ENEM 2013                
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
( A ) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
( B ) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
( C ) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
( D ) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
( E ) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

4 – CEDERJ 2013.2                          
A condição de homem de letras é incompatível com o retiro, a solidão, o afastamento da capital da república das letras. Pressupõe, pelo contrário, a convivência em que assentam as pequenas sociedades onde os letrados adoram conversar e discutir.
Apesar das diferenças entre os pensadores iluministas, pode-se afirmar que:
( A ) seus debates sobre as ciências, as artes e a literatura estiveram ainda vinculados aos poderes absolutos dos monarcas do Antigo Regime.
( B ) suas reflexões firmam-se na ideia da racionalização do homem, em sua capacidade de pensar e transformar o mundo.
( C ) a racionalização do mundo defendida por esses pensadores culminou numa crítica à atuação dos exploradores em busca de novas terras, considerados egoístas e potencialmente imperialistas.
( D ) as ideias desses letrados foram marcadas pela assertiva da superioridade dos nobres, socialmente privilegiados pelo nascimento, reconhecidos como os naturais integrantes da burocracia.

5 – ENEM 2012                
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:
( A ) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
( B ) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
( C ) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
( D ) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
( E ) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão

6 – ENEM 2016                                
Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado:
( A ) da investigação de natureza empírica.
( B ) da retomada da tradição intelectual.
( C ) da imposição de valores ortodoxos.
( D ) da autonomia do sujeito pensante.
( E ) da liberdade do agente moral.

7 – ENEM 2013                
TEXTO I – “O Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus” (COPÉRNICO, Nicolau)
TEXTO II – “Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as ideias religiosas” (DARWIN, Charles).
Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:
( A ) Articulação entre ciência e fé — pensamento científico independente.
( B ) Poder secular acima do poder religioso — defesa dos dogmas católicos.
( C ) Ciência como área autônoma do saber — razão humana submetida à fé.
( D ) Moral católica acima da protestante — subordinação da ciência à religião.
( E ) Autonomia do pensamento religioso — fomento à fé por meio da ciência.

8 – ENEM 2014                
A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto (GALILEI, Galileu).
No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu Galilei significava defender a:
( A ) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.
( B ) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
( C ) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos religiosos autoritários.
( D ) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
( E ) inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

9 – ENEM 2012                                             
Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar (GALILEI, Galileu).
O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que:
( A ) a bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.
( B ) o significado aparente daquilo que é lido acerca da natureza na bíblia constitui uma referência primeira.
( C ) as diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
( D ) a bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
( E ) os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.

10 – ENEM 2015                                             
Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre, enfim, concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito (DESCARTES, René).
A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por:
( A ) estabelecer o ceticismo como opção legítima.
( B ) utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.
( C ) inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.
( D ) estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.
( E ) questionar a relação entre a filosofia e o tema da existência de Deus.

11 – ENEM 2012
Com base na imagem “O Terceiro Estado carregando o Primeiro Estado e o Segundo Estado nas costas” (abaixo) e no que se conhece sobre a França pré-revolucionária de 1789, é correto afirmar que:
( A ) A sociedade francesa dividia-se em três estamentos de igual tamanho e importância política, que alternavam entre si, periodicamente, a quantia de impostos a pagar para sustentar o Estado
( B ) O sistema política estava organizada de forma a garantir ao monarca pequeno papel nas decisões do Estado, sendo os verdadeiros responsáveis por elas os nobres e eclesiásticos; ainda assim, quando da eclosão dos conflitos civis, foi ele o principal perseguido do movimento popular
( C ) As classes em que se dividia a sociedade francesa eram basicamente três; a mais numerosa, a nobreza, era responsável pela proteção do Reino contra invasões externas e guerras internas; a intermediária, chamada Terceiro Estado, era composta de trabalhadores, que se beneficiavam dos serviços da nobreza e do clero, a menos representativa de todas
( D ) O Terceiro Estado, composto de trabalhadores urbanos e camponeses, comerciantes e profissionais liberais, era a faixa da população sobre a qual recaía a maior parte dos impostos estatais, destinados a sustentar os outros dois estratos, menos números: a nobreza e o clero
( E ) Clero e trabalhadores rurais e urbanos eram obrigados a pagar impostos à nobreza, detentora do poder de coerção física do país, a fim de garantir sua segurança contra invasores estrangeiros

12 – ENEM 2013 – Observe a gravura abaixo, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 e intitulada de “O despertar do Terceiro Estado”. 
Pode-se afirmar que os personagens da charge acima representam: 
( A ) o ideal que caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites. 
( B ) os interesses da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou os privilégios feudais. 
( C ) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário. 
( D ) a insegurança durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população civil para o campo, em busca de proteção. 
( E ) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução. 

Questão 13 – ENEM 2017 – Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII – em 1789, precisamente – que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.
Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a:                        
( A ) modernização da educação escolar.
( B ) atualização da disciplina moral cristã.
( C ) divulgação de costumes aristocráticos.
( D ) socialização do conhecimento científico
( E ) universalização do princípio da igualdade civil.

Questão 14 – ENEM 2017 – Os direitos civis, surgidos na luta contra o Absolutismo real, ao se inscreverem nas primeiras constituições modernas, aparecem como se fossem conquistas definitivas de toda a humanidade. Por isso, ainda hoje invocamos esses velhos “direitos naturais” nas batalhas contra os regimes autoritários que subsistem. O conjunto de direitos ao qual o texto se refere inclui: 
( A ) voto secreto e candidatura em eleições.
( B ) moradia digna e vagas em universidade.
( C ) previdência social e saúde de qualidade.
( D ) igualdade jurídica e liberdade de expressão.
( E ) filiação partidária e participação em sindicatos.

Questão 15 – ENEM 2014 – O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política? Nada. O que deseja? Vir a ser alguma coisa.
Levando em consideração que o texto de Seiyés foi escrito no contexto da Assembleia dos Estados Gerais, convocada por Luis XIV, em 1789:
I – O texto é uma clara demonstração da luta pela república da França em detrimento da monarquia.
II – A defesa do Terceiro Estado tem como justificativa o fato de a ele ser imposta tanto a carga tributária (impostos), como a produção da riqueza.
III – A Revolução Francesa, prestes a explodir, garantiria de imediato a emancipação do Terceiro Estado através de conquistas como o voto universal no exercício do regime político da república francesa .
IV – O fim da sociedade estamental era um dos pressupostos da luta pela igualdade jurídica.
Estão corretas:
( A ) I, II, e IV.
( B ) III.
( C ) II e IV.
( D ) II, III e IV.
( E ) I e III.

Questão 16 – Vestibular CEDERJ 2015.1 – Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as monarquias europeias tiveram seus representantes reunidos no Congresso de Viena. O encontro teve como principal objetivo reorganizar a Europa, após a queda de Napoleão. Sobre Napoleão Bonaparte:
( A ) liderou um golpe de Estado na França em 1799 e fez-se eleger cônsul-geral, sem apoio popular.
( B ) foi o responsável pelo Bloqueio Continental, cujo objetivo era o de proibir o comércio do continente europeu com a Grã-Bretanha.
( C ) foi um general francês, responsável pela destruição da Inglaterra, na famosa Batalha de Waterloo, na Bélgica.
( D ) conduziu o processo de instauração da república francesa, tornando-se presidente com o título de Napoleão I.

Questão 17 – Vestibular CEDERJ 2007.1 Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em quem eles viam o herdeiro da Revolução e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução.
O Congresso de Viena, reunido em 1815, mobilizou os representantes das principais monarquias europeias, tais como Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria, além de representantes de diversas nações da Europa, endo como objetivo:
( A ) restaurar o princípio da legitimidade do poder das monarquias em diversos países europeus.
( B ) implantar o liberalismo econômico em países que mantinham o absolutismo monárquico, tais como Espanha e Portugal.
( C ) reconhecer as novas fronteiras dos estados europeus decorrentes das guerras napoleônicas.
( D ) defender as ideias liberais surgidas na Revolução Francesa frente ao conservadorismo do recentemente extinto Império Napoleônico.
( E ) difundir o nacionalismo e a autodeterminação dos povos europeus como um princípio do “equilíbrio Europeu” entre nações.

Questão 18 – Vestibular CEDERJ 2006.1 O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
( A ) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e as revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
( B ) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contrarrevolucionária.
( C ) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como impedir a expansão da Rússia.
( D ) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental.
( E ) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista da Europa, através da exclusão da influência da França

Questão 19 – CEDERJ 2016.1 – A Revolução de 1848, conhecida pela alcunha de “Primavera dos Povos”, é caracterizada por:
( A ) revelar-se como um exemplo de insubordinação dos nobres em meio à radicalização da burguesia.
( B ) expressar a ascensão da monarquia e a consolidação dos privilégios dos nobres.
( C ) ser o resultado de uma conjuntura econômica particularmente favorável aos interesses da população mais pobre.
( D ) expressar os anseios e a mobilização das camadas populares contra o Antigo Regime.

Questão 20 – ENEM 2013 – Sou um partidário da Comuna de Paris, que, por ter sido massacrada, sufocada no sangue pelos carrascos da reação monárquica e clerical, tornou-se ainda mais viva, mais poderosa na imaginação e no coração do proletariado da Europa; sou seu partidário sobretudo porque ela foi uma negação audaciosa, bem pronunciada, do Estado.
A Comuna de Paris despertou a reação dos setores sociais mencionados no texto, porque:
( A ) instituiu a participação política direta do povo.
( B ) consagrou o princípio do sufrágio universal.
( C ) encerrou o período de estabilidade política europeia.
( D ) simbolizou a vitória do ideário marxista.
( E ) representou a retomada dos valores do liberalismo.

Comentários

  1. GABARITO


    1 – B
    2 – D
    3 – C
    4 – B
    5 – A
    6 – D
    7 – A
    8 – C
    9 – E
    10 – D
    11 – D
    12 – C
    13 – E
    14 – D
    15 – C
    16 – B
    17 – A
    18 – A
    19 – D
    20 – A

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