Mód. 1, Cap. 7 - Questões ENEM e CEDERJ - Aulas de 23/06 e 30/06
MÓDULO 1 – CAPÍTULO 7
QUESTÕES ENEM E CEDERJ
ILUMINISMO, REVOLUÇÃO FRANCESA,
PERÍODO NAPOLEÔNICO, CONGRESSO DE VIENA E REVOLUÇÕES LIBERAIS DE 1820, 1830 E 1848
PERÍODO NAPOLEÔNICO, CONGRESSO DE VIENA E REVOLUÇÕES LIBERAIS DE 1820, 1830 E 1848
1 – CEDERJ 2010.2
Um dos instrumentos de aceleração do
pensamento iluminista foi a reunião dos seus princípios. Essa reunião
foi principalmente estabelecida pela obra:
( A ) A Democracia na América (Alexis
de Tocqueville).
( B ) A Enciclopédia (Diderot e
D´Alembert).
( C ) A Ciência Nova (Vico).
( D ) A Essência do Cristianismo
(Chateaubriand).
2 – UERJ
2012
O Iluminismo é a saída do homem do
estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a
incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada
um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma
insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem
para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude! (Expressão latina que
significa “tenha a coragem de saber, de aprender). Tenha a coragem de usar seu
próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo.
No contexto da expansão capitalista
no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto,
está associada diretamente à valorização da:
( A ) superioridade técnica.
( B ) soberania econômica.
( C ) liberdade política.
( D ) razão científica.
3 – ENEM
2013
Os produtos e seu consumo constituem
a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela
primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia
dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa
anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo,
não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da
aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto
iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o
homem das intempéries da natureza. Nesse
contexto, a investigação científica consiste em:
( A ) expor a essência da verdade e
resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
( B ) oferecer a última palavra
acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
( C ) ser a expressão da razão e
servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
( D ) explicitar as leis gerais que
permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
( E ) explicar a dinâmica presente
entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
4 – CEDERJ
2013.2
A condição de homem de letras é
incompatível com o retiro, a solidão, o afastamento da capital da república das
letras. Pressupõe, pelo contrário, a convivência em que assentam as pequenas
sociedades onde os letrados adoram conversar e discutir.
Apesar das diferenças entre os
pensadores iluministas, pode-se afirmar que:
( A ) seus debates sobre as ciências,
as artes e a literatura estiveram ainda vinculados aos poderes absolutos dos
monarcas do Antigo Regime.
( B ) suas reflexões firmam-se na
ideia da racionalização do homem, em sua capacidade de pensar e transformar o
mundo.
( C ) a racionalização do mundo
defendida por esses pensadores culminou numa crítica à atuação dos exploradores
em busca de novas terras, considerados egoístas e potencialmente imperialistas.
( D ) as ideias desses letrados foram
marcadas pela assertiva da superioridade dos nobres, socialmente privilegiados
pelo nascimento, reconhecidos como os naturais integrantes da burocracia.
5 – ENEM
2012
Esclarecimento é a saída do homem de
sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de
fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o
próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de
entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a
direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é
o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma
tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de
uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda
a vida.
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a
compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido
empregado por Kant, representa:
( A ) a reivindicação de autonomia da
capacidade racional como expressão da maioridade.
( B ) o exercício da racionalidade
como pressuposto menor diante das verdades eternas.
( C ) a imposição de verdades
matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
( D ) a compreensão de verdades
religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
( E ) a emancipação da subjetividade
humana de ideologias produzidas pela própria razão
6 – ENEM
2016
Nunca nos tornaremos matemáticos, por
exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros,
se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos
tornaríamos Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é
proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas
histórias.
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o
autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado:
( A ) da investigação de natureza
empírica.
( B ) da retomada da tradição intelectual.
( C ) da imposição de valores
ortodoxos.
( D ) da autonomia do sujeito
pensante.
( E ) da liberdade do agente moral.
7 – ENEM
2013
TEXTO I – “O
Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus” (COPÉRNICO,
Nicolau)
TEXTO II – “Não
vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das
espécies) se choquem com as ideias religiosas” (DARWIN, Charles).
Os textos expressam a visão de dois
pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com
a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da
Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:
( A ) Articulação entre ciência e fé
— pensamento científico independente.
( B ) Poder secular acima do poder
religioso — defesa dos dogmas católicos.
( C ) Ciência como área autônoma do
saber — razão humana submetida à fé.
( D ) Moral católica acima da
protestante — subordinação da ciência à religião.
( E ) Autonomia do pensamento
religioso — fomento à fé por meio da ciência.
8 – ENEM
2014
A filosofia encontra-se escrita neste
grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o
universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os
caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os
caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem
cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos
perdidos dentro de um obscuro labirinto (GALILEI, Galileu).
No contexto da Revolução Científica
do século XVII, assumir a posição de Galileu Galilei significava defender a:
( A ) continuidade do vínculo entre
ciência e fé dominante na Idade Média.
( B ) necessidade de o estudo
linguístico ser acompanhado do exame matemático.
( C ) oposição da nova física
quantitativa aos pressupostos religiosos autoritários.
( D ) importância da independência da
investigação científica pretendida pela Igreja.
( E ) inadequação da matemática para
elaborar uma explicação racional da natureza.
9 – ENEM 2012
Assentado, portanto, que a Escritura,
em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes
do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais,
deveria ser deixada em último lugar (GALILEI, Galileu).
O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de
trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a
relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que:
( A ) a bíblia, por registrar
literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais,
tornando-se guia para a ciência.
( B ) o significado aparente daquilo
que é lido acerca da natureza na bíblia constitui uma referência primeira.
( C ) as diferentes exposições quanto
ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da
Igreja.
( D ) a bíblia deve receber uma
interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
( E ) os intérpretes precisam propor,
para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das
palavras.
10 – ENEM 2015
Após ter examinado cuidadosamente
todas as coisas, cumpre, enfim, concluir e ter por constante que esta
proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que
a enuncio ou que a concebo em meu espírito (DESCARTES, René).
A proposição “eu sou, eu existo”
corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século
XVII com os padrões da reflexão medieval, por:
( A ) estabelecer o ceticismo como
opção legítima.
( B ) utilizar silogismos
linguísticos como prova ontológica.
( C ) inaugurar a posição teórica
conhecida como empirismo.
( D ) estabelecer um princípio
indubitável para o conhecimento.
( E ) questionar a relação entre a
filosofia e o tema da existência de Deus.
11 – ENEM 2012
Com base na imagem “O Terceiro
Estado carregando o Primeiro Estado e o Segundo Estado nas costas” (abaixo)
e no que se conhece sobre a França pré-revolucionária de 1789, é correto
afirmar que:
( A ) A sociedade francesa dividia-se
em três estamentos de igual tamanho e importância política, que alternavam
entre si, periodicamente, a quantia de impostos a pagar para sustentar o Estado
( B ) O sistema política estava
organizada de forma a garantir ao monarca pequeno papel nas decisões do Estado,
sendo os verdadeiros responsáveis por elas os nobres e eclesiásticos; ainda
assim, quando da eclosão dos conflitos civis, foi ele o principal perseguido do
movimento popular
( C ) As classes em que se dividia a
sociedade francesa eram basicamente três; a mais numerosa, a nobreza, era
responsável pela proteção do Reino contra invasões externas e guerras internas;
a intermediária, chamada Terceiro Estado, era composta de trabalhadores, que se
beneficiavam dos serviços da nobreza e do clero, a menos representativa de
todas
( D ) O Terceiro Estado, composto de
trabalhadores urbanos e camponeses, comerciantes e profissionais liberais, era
a faixa da população sobre a qual recaía a maior parte dos impostos estatais,
destinados a sustentar os outros dois estratos, menos números: a nobreza e o
clero
( E ) Clero e
trabalhadores rurais e urbanos eram obrigados a pagar impostos à nobreza,
detentora do poder de coerção física do país, a fim de garantir sua segurança
contra invasores estrangeiros
12 – ENEM 2013 – Observe a gravura abaixo, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 e intitulada de “O despertar do Terceiro Estado”.
Pode-se afirmar que
os personagens da charge acima representam:
( A ) o ideal que
caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não
conhecia limites.
( B ) os interesses
da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou
os privilégios feudais.
( C ) a exploração
do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o
processo revolucionário.
( D ) a insegurança
durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população civil
para o campo, em busca de proteção.
( E ) a tentativa
de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas
enfrentadas nas vésperas da revolução.
Questão
13 – ENEM 2017 – Fala-se
muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII – em
1789, precisamente – que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em
Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs
como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por
uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.
Correlacionando
temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que
tem como uma de suas bases a:
(
A ) modernização da educação escolar.
(
B ) atualização da disciplina moral cristã.
(
C ) divulgação de costumes aristocráticos.
(
D ) socialização do conhecimento científico
(
E ) universalização do princípio da igualdade civil.
Questão
14 – ENEM 2017 – Os
direitos civis, surgidos na luta contra o Absolutismo real, ao se inscreverem
nas primeiras constituições modernas, aparecem como se fossem conquistas
definitivas de toda a humanidade. Por isso, ainda hoje invocamos esses velhos
“direitos naturais” nas batalhas contra os regimes autoritários que subsistem. O
conjunto de direitos ao qual o texto se refere inclui:
( A ) voto secreto e candidatura em eleições.
( A ) voto secreto e candidatura em eleições.
(
B ) moradia digna e vagas em universidade.
(
C ) previdência social e saúde de qualidade.
(
D ) igualdade jurídica e liberdade de expressão.
( E ) filiação partidária e participação
em sindicatos.
Questão
15 – ENEM 2014 – O
que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política?
Nada. O que deseja? Vir a ser alguma coisa.
Levando
em consideração que o texto de Seiyés foi escrito no contexto da Assembleia dos
Estados Gerais, convocada por Luis XIV, em 1789:
I – O texto é uma clara demonstração da luta pela república da França em detrimento da monarquia.
I – O texto é uma clara demonstração da luta pela república da França em detrimento da monarquia.
II
– A defesa do
Terceiro Estado tem como justificativa o fato de a ele ser imposta tanto a
carga tributária (impostos), como a produção da riqueza.
III
– A Revolução
Francesa, prestes a explodir, garantiria de imediato a emancipação do Terceiro
Estado através de conquistas como o voto universal no exercício do regime
político da república francesa .
IV
– O fim da sociedade estamental era um dos pressupostos da luta pela
igualdade jurídica.
Estão
corretas:
(
A ) I, II, e IV.
(
B ) III.
(
C ) II e IV.
(
D ) II, III e IV.
(
E ) I e III.
Questão
16 – Vestibular CEDERJ 2015.1 – Entre
setembro de 1814 e junho de 1815, as monarquias europeias tiveram seus representantes
reunidos no Congresso de Viena. O encontro teve como principal objetivo
reorganizar a Europa, após a queda de Napoleão. Sobre Napoleão Bonaparte:
( A ) liderou um golpe de Estado na França em 1799 e fez-se
eleger cônsul-geral, sem apoio popular.
( B ) foi o responsável pelo Bloqueio Continental, cujo
objetivo era o de proibir o comércio do continente europeu com a Grã-Bretanha.
(
C ) foi um general francês, responsável pela destruição da Inglaterra, na
famosa Batalha de Waterloo, na Bélgica.
(
D ) conduziu o processo de instauração da república francesa, tornando-se
presidente com o título de Napoleão I.
Questão
17 – Vestibular CEDERJ 2007.1 –
Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em quem eles viam o
herdeiro da Revolução e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para
sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena
era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução.
O
Congresso
de Viena, reunido em 1815, mobilizou os representantes das principais
monarquias europeias, tais como Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria, além de
representantes de diversas nações da Europa, endo como objetivo:
( A ) restaurar o princípio da legitimidade do poder das
monarquias em diversos países europeus.
( B ) implantar o liberalismo econômico em países que
mantinham o absolutismo monárquico, tais como Espanha e Portugal.
(
C ) reconhecer as novas fronteiras dos estados europeus decorrentes das guerras
napoleônicas.
(
D ) defender as ideias liberais surgidas na Revolução Francesa frente ao
conservadorismo do recentemente extinto Império Napoleônico.
(
E ) difundir o nacionalismo e a autodeterminação dos povos europeus como um
princípio do “equilíbrio Europeu” entre nações.
Questão 18 – Vestibular CEDERJ 2006.1 – O Tratado de
Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
( A ) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse
as guerras e as revoluções, consolidando o princípio da legitimidade
monárquica.
( B ) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político
da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contrarrevolucionária.
( C ) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como
impedir a expansão da Rússia.
(
D ) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de
revoluções em vários países da Europa Ocidental.
(
E ) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento
socialista da Europa, através da exclusão da influência da França
Questão
19 – CEDERJ 2016.1 – A Revolução de 1848, conhecida pela alcunha de “Primavera
dos Povos”, é caracterizada por:
(
A ) revelar-se como um exemplo de insubordinação dos nobres em meio à
radicalização da burguesia.
( B ) expressar a ascensão da monarquia e a consolidação dos
privilégios dos nobres.
( C ) ser o resultado de uma conjuntura econômica
particularmente favorável aos interesses da população mais pobre.
( D ) expressar os anseios e a mobilização das camadas
populares contra o Antigo Regime.
Questão 20 – ENEM 2013 – Sou um partidário
da Comuna de Paris, que, por ter sido massacrada, sufocada no sangue pelos
carrascos da reação monárquica e clerical, tornou-se ainda mais viva, mais
poderosa na imaginação e no coração do proletariado da Europa; sou seu
partidário sobretudo porque ela foi uma negação audaciosa, bem pronunciada, do
Estado.
A Comuna de Paris despertou a reação dos setores sociais
mencionados no texto, porque:
( A ) instituiu a participação política direta do povo.
( B ) consagrou o princípio do sufrágio universal.
( C ) encerrou o período de estabilidade política europeia.
( D ) simbolizou a vitória do ideário marxista.
( E ) representou a retomada dos valores do liberalismo.
GABARITO
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