Questões - Charges da Revolução Francesa

1 – Na França do século XVIII, o uso de alegorias que representavam a sociedade do Antigo Regime e os ideais da Revolução Francesa era bastante comum. A gravura abaixo é um exemplo. Analise-a com atenção e responda as questões.
a) Qual o nome desta organização social à qual a França pré-revolucionária do Antigo Regime estava submetida?
b) Quais os grupos sociais representados pelos personagens alegóricos da gravura? Indique a que grupo social cada personagem faz alusão.
c) O que representa o símbolo nas costas do personagem central e a que característica desta sociedade francesa de Antigo Regime ela faz alusão?

2 – Com base na imagem “O Terceiro Estado carregando o Primeiro Estado e o Segundo Estado nas costas” (abaixo) e no que se conhece sobre a França pré-revolucionária de 1789, é correto afirmar que:
( A ) A sociedade francesa dividia-se em três estamentos de igual tamanho e importância política, que alternavam entre si, periodicamente, a quantia de impostos a pagar para sustentar o Estado
( B ) O sistema política estava organizada de forma a garantir ao monarca pequeno papel nas decisões do Estado, sendo os verdadeiros responsáveis por elas os nobres e eclesiásticos; ainda assim, quando da eclosão dos conflitos civis, foi ele o principal perseguido do movimento popular
( C ) As classes em que se dividia a sociedade francesa eram basicamente três; a mais numerosa, a nobreza, era responsável pela proteção do Reino contra invasões externas e guerras internas; a intermediária, chamada Terceiro Estado, era composta de trabalhadores, que se beneficiavam dos serviços da nobreza e do clero, a menos representativa de todas
( D ) O Terceiro Estado, composto de trabalhadores urbanos e camponeses, comerciantes e profissionais liberais, era a faixa da população sobre a qual recaía a maior parte dos impostos estatais, destinados a sustentar os outros dois estratos, menos números: a nobreza e o clero
( E ) Clero e trabalhadores rurais e urbanos eram obrigados a pagar impostos à nobreza, detentora do poder de coerção física do país, a fim de garantir sua segurança contra invasores estrangeiros

3 – Observe a gravura abaixo, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 e intitulada de “O despertar do Terceiro Estado”. 
Pode-se afirmar que os personagens da charge acima representam: 
( A ) o ideal que caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites. 
( B ) os interesses da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou os privilégios feudais. 
( C ) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário. 
( D ) a insegurança durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população civil para o campo, em busca de proteção. 
( E ) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução. 

Comentários

  1. GABARITO!!!

    VEJA APENAS DEPOIS QUE TIVER FEITO AS QUESTÕES ;=)


    QUESTÃO 1
    a) Sociedade estamental;
    b) Personagem da esquerda: 2º Estado (Nobreza) + Personagem central: 3º Estado (Burguesia e Povo) + Personagem da direita: 1º Estado (Clero);
    c) O símbolo representa a monarquia francesa e o fato de estar nas costas do personagem central, que simboliza o 3º Estado, faz alusão ao fato deste ser o único estrato social que paga todos os impostos na França, sustentando não só os outros dois estamentos (Clero e Nobreza), isentos de muitos impostos, mas também e principalmente sustentando toda a monarquia francesa desta sociedade estamental.


    QUESTÃO 2
    GABARITO D
    Comentários sobre a charge: O personagem que sustenta os outros refere-se ao Terceiro Estado (pode-se notar que se apóia em cima de uma pá, o que faz alusão que é um camponês, segmento que representava 80% da população francesa). Acima dele, podemos identificar adiante um personagem do Clero (figura religiosa) e, atrás, um nobre (roupas, espada, etc). Esta charge também faz alusão ao fato do Terceiro Estado pagar todos os impostos na França, sustentando os outros dois estratos sociais. A charge do personagem carregando nas costas refere-se, metaforicamente, então, ao 3º Estado que carregava os outros, isentos de impostos, nas costas.


    QUESTÃO 3
    GABARITO C
    Comentário sobre a charge:
    1) Note que o personagem deitado, o qual refere-se ao Terceiro Estado, está efetuando duas ações: além de estar quebrando a corrente que o aprisionava (metáfora da submissão à qual a Burguesia estava na sociedade estamental), está pegando as armas que estão no chão (metáfora de se rebelar, o que a Burguesia fez ao se declarar Assembleia Nacional Constituinte, em 1789). Vendo a Burguesia quebrando a corrente e pegando em armas, a Nobreza (personagem em pé, à esquerda) e o Clero (personagem em pé, à direita) espantam-se;
    2) Na parte detrás, podemos ver a Bastilha, fortaleza que servia de prisão aos inimigos do rei, símbolo maior da monarquia, sendo tomada pelos populares de Paris (reparem na multidão às portas da fortaleza e dentro dela, na parte superior, quebrando-a). Ou seja, além de fazer referência ao levante burguês durante a reunião da Assembleia dos Estados Gerais, declarando-se Assembleia Nacional Constituinte, a charge O DESPERTAR DO TERCEIRO ESTADO também faz alusão ao movimento conhecido como Queda da Bastilha, feita pelas camadas mais populares e que também compunham, junto da Burguesia, o Terceiro Estado.

    ResponderExcluir
  2. 2 questão o terceiro estado tem aproximadamente 95°/. A 99°/.

    ResponderExcluir
  3. toda a monarquia francesa desta sociedade estamental.


    QUESTÃO 2
    GABARITO D
    Comentários sobre a charge: O personagem que sustenta os outros refere-se ao Terceiro Estado (pode-se notar que se apóia em cima de uma pá, o que faz alusão que é um camponês, segmento que representava 80% da população francesa). Acima dele, podemos identificar adiante um personagem do Clero (figura religiosa) e, atrás, um nobre (roupas, espada, etc). Esta charge também faz alusão ao fato do Terceiro Estado pagar todos os impostos na França, sustentando os outros dois estratos sociais. A charge do personagem carregando nas costas refere-se, metaforicamente, então, ao 3º Estado que carregava

    ResponderExcluir

Postar um comentário