Questões - CEDERJ e ENEM

CEDERJ  2016.1
1 – A Revolução de 1848, conhecida pela alcunha de “Primavara dos Povos”, é caracterizada por:
( A ) revelar-se como um exemplo de insubordinação dos nobres em meio à radicalização da burguesia.
( B ) expressar a ascensão da monarquia e a consolidação dos privilégios dos nobres.
( C ) ser o resultado de uma conjuntura econômica particularmente favorável aos interesses da população mais pobre.
( D ) expressar os anseios e a mobilização das camadas populares contra o Antigo Regime.


CEDERJ  2015.2
2 – As revoluções burguesas – determinantes na institucionalização do modelo capitalista liberal – podem ser interpretadas a partir de duas revoluções que mudaram o mundo: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Tomando como referência o texto acima:
a) indique o século no qual as duas revoluções se desenvolvem;
b) comente a seguinte conclusão relativa às Revoluções Industrial e Francesa: Elas são as duas faces de uma mesma moeda.


CEDERJ  2015.2
3 – “É certo, senhor, que as comarcas nesses estados e jurisdições se conservam indivisas e, por isso, derivado da boa razão que o costume introduziu, havendo um descoberto, fica este pertencendo àquela jurisdição que primeiro nele exerceu atos possessórios.” (Ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, 1749, apud: Claudia Fonseca. Arraias e Vilas D`el Rei. Belo Horizonte, UFMG, 2011, p. 287).
O processo de regularização da ocupação de terras na América Portuguesa:
( A ) é o resultado de uma política da Coroa Portuguesa, idealizada a partir do modelo francês.
( B ) é fortemente inspirado na experiência de ocupação do Oeste Norte Americano.
( C ) está assentado no instituto jurídico das sesmarias, criado em Portugal no século XIV.
( D ) está marcado pela ausência de qualquer política de controle sobre a ocupação territorial.


CEDERJ  2015.1
4 – Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as monarquias europeias tiveram seus representantes reunidos no Congresso de Viena. O encontro teve como principal objetivo reorganizar a Europa, após a queda de Napoleão. Esta personagem:
( A ) liderou um golpe de Estado na França em 1799 e fez-se eleger cônsul-geral, sem apoio popular.
( B ) foi o responsável pelo Bloqueio Continental, cujo objetivo era o de proibir o comércio do continente europeu com a Grã-Bretanha.
( C ) foi um general francês, responsável pela destruição da Inglaterra, na famosa Batalha de Waterloo, na Bélgica.
( D ) conduziu o processo de instauração da república francesa, tornando-se presidente com o título de Napoleão I.


CEDERJ  2015.1
5 – Prática recorrente nos primeiros séculos da colonização do Brasil, o escambo consistia na troca ou permuta de mercadorias, ou mesmo na troca de mercadorias por trabalho. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa relação no contexto colonial.
( A ) A prática de escambo fortaleceu um ideário de salvaguarda dos índios, o que impediu que eles fossem reduzidos à condição de cativos, tal como aconteceria com os negros, vindos da África.
( B ) Nos primeiros séculos da colonização, a prática de escambo permitiu que os portugueses obtivessem boa parte dos produtos para sua subsistência, como milho e farinhas, produzidos pelos índios.
( C ) Os colonizadores ofereciam graciosamente espelhos e armas aos índios, como forma de fortalecer a paz entre as várias etnias.
( D ) No século XVI, os processos de visitação do Santo Ofício do Nordeste não encontraram evidências de que o escambo também tivesse sido utilizado para o aprisionamento de índios, transformados em cativos.


CEDERJ  2013.2
6 – “A condição de homem de letras é incompatível com o retiro, a solidão, o afastamento da capital da república das letras. Pressupõe, pelo contrário, a convivência em que assentam as pequenas sociedades onde os letrados adoram conversar e discutir” (CHARTIER, Roger. O Homem de Letras. In: VOVELLE, Michel. O Homem do Iluminismo. Lisboa, Editorial Presença, 1997, p. 129).
Apesar das diferenças entre os pensadores iluministas, pode-se afirmar que:
( A ) seus debates sobre as ciências, as artes e a literatura estiveram ainda vinculados aos poderes absolutos dos monarcas do Antigo Regime.
( B ) suas reflexões firmam-se na ideia da racionalização do homem, em sua capacidade de pensar e transformar o mundo.
( C ) a racionalização do mundo defendida por esses pensadores culminou numa crítica à atuação dos exploradores em busca de novas terras, considerados egoístas e potencialmente imperialistas.
( D ) as ideias desses letrados foram marcadas pela assertiva da superioridade dos nobres, socialmente privilegiados pelo nascimento, reconhecidos como os naturais integrantes da burocracia.


ENEM 2016
7 – “Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias” (DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999).
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da:
( A ) investigação de natureza empírica.
( B ) retomada da tradição intelectual.
( C ) imposição de valores ortodoxos.
( D ) autonomia do sujeito pensante.
( E ) liberdade do agente moral.


ENEM 2014
8 – “A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto” (GALILEI, Galileu. O ensaiador. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978).
( A ) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.
( B ) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
( C ) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos religiosos autoritários.
( D ) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
( E ) inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.


ENEM 2014
9 – “Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens" (DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009).
Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:
( A ) gosto pela aventura.
( B ) fascínio pelo fantástico.
( C ) temor do desconhecido.
( D ) interesse pela natureza.
( E ) purgação dos pecados.


ENEM 2013
10 – “Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente” (CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
( A ) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
( B ) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
( C ) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
( D ) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
( E ) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

Comentários

  1. GABARITO!!!

    VEJA APENAS DEPOIS QUE TIVER FEITO AS QUESTÕES ;=)



    QUESTÃO 1 - D

    QUESTÃO 2
    a) Século XVIII ou o século do Iluminismo.
    b) A Revolução Industrial foi a dimensão econômica da "moeda" (transformações burguesas do século XVIII), enquanto a francesa foi a sua face política.

    QUESTÃO 3 - C

    QUESTÃO 4 - B

    QUESTÃO 5 - B

    QUESTÃO 6 - B

    QUESTÃO 7 - D

    QUESTÃO 8 - C

    QUESTÃO 9 - C

    QUESTÃO 10 - C

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