Intensivo - Mód.1, Cap.3 - ENEM e CEDERJ

EXERCÍCIOS  –  TURMA INTENSIVA  –  MÓDULO 1, CAPÍTULO 3  (PG. 24 A 36)

ÚLTIMOS VESTIBULARES  –  ENEM E CEDERJ !!!


1 – ENEM 2011                
“Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval, nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era ser limitada por portas e por uma muralha” (DUBY, G. “Séculos XIV – XV”. In: ARIÈS; DUBY. História da vida privada na Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:
( A ) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
( B ) a migração de camponeses e artesãos.
( C ) a expansão dos parques industriais e fabris.
( D ) o aumento do número de castelos e feudos.
( E ) a contenção das epidemias e doenças.

2 – ENEM 2014                                
“Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do Islã.”
A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a):
( A ) importância das cidades comerciais.
( B ) integração entre o campo e a cidade.
( C ) dinamismo econômico da Igreja cristã.
( D ) controle da atividade comercial pela nobreza feudal.
( E ) ação reguladora dos imperadores durante as trocas comerciais.

3 – ENEM 2015                                
As diferentes representações cartográficas trazem consigo as ideologias de uma época.

A representação destacada se insere no contexto das Cruzadas por:
( A ) revelar aspectos da estrutura demográfica de um povo.
( B ) sinalizar a disseminação global de mitos e preceitos políticos.
( C ) utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões.
( D ) mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais.
( E ) refletir a dinâmica sociocultural associada à visão de mundo eurocêntrica.

4 – ENEM                                          
Sobre a peste negra, Leo Huberman escreveu:                              
“Florença (...) perdeu 100.000 habitantes; Londres cerca de 200 por dia, e Paris 800. Na França, Inglaterra, Países Baixos e Alemanha, entre um terço e metade da população foi dizimada. A peste assolou todos os países europeus entre 1348 e 1350, voltando a surgir em alguns deles nas décadas seguintes, atacando os que haviam conseguido escapar antes. Tão grande foi a mortandade que uma nota de desespero pouco comum se insinua nos escritos de um monge irlandês da época: “A fim de que meus escritos não pereçam juntamente com o autor, e este trabalho não seja destruído (...) deixo meu pergaminho para ser continuado, caso algum dos membros da raça de Adão possa sobreviver à morte e queira continuar o trabalho por mim iniciado”.
O cenário retratado demonstra como a morte ainda era um tema recorrente na Europa, em razão dos acontecimentos dos últimos séculos da Idade Média. Com base nas informações, assinale a alternativa correta.
( A ) O texto mostra o medo da morte que rondava os europeus na Idade Média e no início da Idade Moderna.
( B ) O texto, redigido pelo monge, não fornece qualquer pista sobre a cultura europeia do fim da Idade Média e início da Idade Moderna.
( C ) Quando tomamos como referência as regiões da França, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos, é correto afirmar que o número de mortos pela Peste Negra não ultrapassou 20% da população.
( D ) A preocupação do monge com os rumos da “raça de Adão” era comum na cultura da Idade Média e não está relacionada com os efeitos da Peste Negra.

5 – ENEM 2013                                
“Hobbes realiza o esforço supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisível. Ensina que, por um único e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade política e submetem-se a um senhor, a um soberano. Não firmam contrato com esse senhor, mas entre si. É entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e a toda liberdade nocivos à paz”
A proposta de organização da sociedade apresentada no texto encontra-se fundamentada na:
( A ) imposição das leis e na respeitabilidade ao soberano.
( B ) abdicação dos interesses individuais e na legitimidade do governo.
( C ) alteração dos direitos civis e na representatividade do monarca.
( D ) cooperação dos súditos e na legalidade do poder democrático.
( E ) mobilização do povo e na autoridade do parlamento.

6 – CEDERJ 2012.1                                          
 “Os Estados monárquicos dos séculos XV e XVI encontraram, pois, neste tesouro de experiência e de regulamento, os primeiros elementos de sua política econômica; numa certa medida, o mercantilismo que começa a se afirmar na França e na Inglaterra na segunda metade do século XV estendeu aos limites das jovens monarquias nacionais as preocupações e as práticas das cidades da Idade Média.” (Deyon, Pierre. O Mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.16).
Sobre o Mercantilismo, pode-se afirmar que:
( A ) é um conjunto de teorias sobre o papel da moeda no processo de desenvolvimento europeu. Nesse sentido, a acumulação de moedas é identificada como inibidora do fortalecimento econômico de um país.
( B ) se constitui numa prática política protecionista que desestimula a importação e favorece a exportação de produtos, eliminando o equilíbrio da balança comercial.
( C ) suas políticas assentavam-se na certeza de que a riqueza de uma nação tinha relação direta com o maior incremento na importação de produtos. Por isso, as políticas mercantilistas são essencialmente liberais.
( D ) está ancorado na manutenção de práticas locais de produção de subsistência e na vinculação estreita com a Igreja Católica. Dessa forma, a prática mercantilista é essencialmente católica.

7 – CEDERJ 2014.1                                          
“Durante muito tempo, a ordenação social foi estruturada com base em uma concepção religiosa. (...) Esta divisão se complexificou um pouco mais e deu origem à conhecida estratificação trinitária da sociedade do Antigo Regime.” (SOUZA, Jorge Vitor. Aqueles que são bem nascidos têm pouca chance de degenerar. In: Tavares, Célia & Ribas, Rogério. Hierarquias, raça e mobilidade social. Rio de Janeiro: Contracapa, 2010, p. 48. Adaptado.)
Em relação à estratificação trinitária da sociedade do Antigo Regime, podemos afirmar que eram estes:
( A ) os trabalhadores, os guerreiros e o clero.
( B ) os burgueses, o Estado e os religiosos.
( C ) os lavradores, os operários e os religiosos.
( D ) o clero, os religiosos e os burgueses.

8 – CEDERJ 2016.1                                          
“O século XVI é o primeiro polo do espírito moderno. A primeira afirmação, ainda presa à herança, dum clima mental e social que revoluciona as ordens do ser, pensar e crer. O Renascimento afirma-se como uma ousadia moderna em nascimento, uma grande revolução ainda a brotar, uma idade de transição que é a bússola de origem da modernidade”. (BARRETO, Luís Felipe. Descobrimentos e Renascimento. Lisboa, Imprensa Nacional, 1983, p. 42.).
A principal característica do Renascimento é:
( A ) A concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas.
( B ) O testemunho do protagonismo da burguesia, liberta dos entraves da era moderna.
( C ) A repulsa à cultura greco-romana, identificada como exemplo de uma arte sem valor.
( D ) A declaração de uma nova concepção artística e o desprezo ao conhecimento científico.

9 – ENEM                                          
“A Inquisição medieval foi instituída no século XIII para reprimir a heresia. Em 1229, o Concílio Francês decretou que cada paróquia deveria contar com um tribunal eclesiástico, formado por um sacerdote e dois leigos. Em 1235, esses tribunais foram substituídos pela Inquisição papal, confiada aos frades dominicanos. Gregório IX enviou seus juízes (inquisidores) a várias partes da Europa para julgar os casos de heresia. Os inquisidores eram nomeados pela Santa Fé, mas trabalhavam com a cooperação do bispo de cada cidade. A sentença recebida pelo herege, após o julgamento, caso se arrependesse, ou na pena de morte, caso insistisse em suas convicções diante do tribunal Se condenado à morte, o herege era entregue às autoridades civis porque o clero não podia matar com as próprias mãos.”
Sobre a Inquisição medieval e o papel da Igreja:
( A ) As pessoas que, diante de um Tribunal da Inquisição, mantinham convicções divergentes daquelas defendidas pela Igreja eram condenadas à morte e executadas pelo Clero.
( B ) A inquisição mostrava o poder que a Igreja Católica tinha na Idade Média, inclusive com a capacidade de aplicar a justiça.
( C ) A nobreza europeia medieval, ao instituir a Inquisição, deu uma clara demonstração de seu poder frente à Igreja Católica.
( D ) Na Idade Média, a aplicação da justiça era um atributo específico de quem se opunha às doutrinas do catolicismo.
( E ) Os hereges estavam isentos de serem julgados pela Inquisição, pois mantinham estreita relação com o clero católico, além de não se oporem aos dogmas da Igreja.

10 – ENEM 2015                              
TEXTO I
Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao meu estudo.
TEXTO II
A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outro e declaro: Foi fulano de tal que o disse, não eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões digo: O inventor foi fulano de tal, não sou eu.
Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a):
( A ) produção do conhecimento face à manutenção dos argumentos de autoridade da Igreja.
( B ) caráter dinâmico do pensamento laico frente à estagnação dos estudos religiosos.
( C ) surgimento do pensamento científico em oposição à tradição teológica cristã.
( D ) desenvolvimento do racionalismo crítico ao opor fé e razão.
( E ) construção de um saber teológico científico.

11 – CEDERJ 2011.2                                       
Criado no século XIII, o Santo Ofício foi a instituição responsável pela Inquisição, utilizada para reprimir os movimentos religiosos que questionavam a autoridade da Igreja Católica e dos reis. Em relação ao período conhecido como Reforma e Contrarreforma, pode-se afirmar que:
( A ) a Contrarreforma é conhecida também como reforma calvinista, por ter sido liderada por Calvino.
( B ) o Concílio de Trento sintetizou a proposta de Lutero na Alemanha, contrapondo-se aos princípios religiosos da Igreja Católica.
( C ) nesse mesmo período foi produzido um Index, com a relação das publicações condenadas pela Igreja Católica.
( D ) os anabatistas eram um movimento religioso que pregava os princípios da Igreja Católica, reafirmando indiscutivelmente o poder da Igreja.

12 – ENEM                                        
“Durante toda a Idade Média e início da Idade Moderna, a Igreja Católica impedia a tradução da Bíblia. Esta era lida e estudada em latim, sobretudo por membros do clero católico. A primeira tradução da Bíblia foi para a língua alemã, realizada por Martinho Lutero, em 1534 – uma das principais realizações das chamadas Reformas protestantes. Essa tradução para a língua comumente usada pela população possibilitou a difusão da doutrina cristã na sociedade, rompendo o monopólio da Bíblia em latim, de conhecimento quase exclusivo da Igreja e dos estudiosos. Após essa primeira tradução, vieram outras em diversas línguas, favorecendo a expansão do protestantismo na Europa e a alfabetização nos territórios protestantes”.
Com base nas informações, é possível afirmar que:     
( A ) A Igreja Católica no início da Idade Moderna incentivou a disseminação e a livre interpretação do conteúdo das Sagradas Escrituras.
( B ) A tradução da Bíblia para outras línguas a partir do latim se deu de forma pacífica, sem maiores disputas políticas ou doutrinárias.
( C ) As Reformas protestantes não apresentaram nenhuma ameaça ao poder do clero católico, sendo um movimento puramente de caráter religioso.
( D ) As decisões da Igreja Católica em nada influenciaram as dinâmicas sociais e políticas na Europa durante as Idades Média e Moderna, tendo sua atuação restrita às questões de fé.
( E ) O uso exclusivo do latim configurava um recurso de poder ao clero católico, que passou a ser ameaçado frente à disseminação da leitura e da interpretação do texto bíblico.

13 – ENEM                                        
“As multidões católicas, é claro, ficavam felizes de apanham um pastor quando podiam, mas a morte de qualquer herege ajudaria na causa de limpar a França desses pérfidos semeadores de desordem e desunião (...). Relatos de observadores mostram que cerca de uma em cada dez pessoas mortas pelas multidões católicas nas províncias em 1572 era mulher e a proporção era mais alta em Paris (...). Os católicos não se contentavam em queimar ou afogar os corpos heréticos. Isto não era uma purificação suficiente. Os corpos deveriam ser humilhados e ofendidos um pouco mais. Sob um inquietante coro de pios e assobios, eles eram atirados como cães, como Jezebel, eram arrastados pelas ruas, tinham seus órgãos genitais e entranhas arrancados – esses depois eram postos à venda pela cidade em um comércio necrófilo”.
O texto refere-se ao massacre de São Bartolomeu, perpetrado por católicos franceses contra milhares de protestantes, em 23 de agosto de 1572. Com base no trecho citado, pode-se dizer que:                          
( A ) A reforma protestante foi assunto apenas de interesse das elites eclesiásticas, não atingindo a população.
( B ) A reforma protestante não apenas contrariava os interesses dos Estados e da Igreja, mas também despertava intolerância religiosa em boa parte da população, levando em alguns casos a situações trágicas.
( C ) A fé religiosa poucas vezes forneceu motivos para confrontos violentes entre diferentes setores da população.
( D ) Ao longo da história, a população sempre se submeteu às decisões e aos gostos dos governantes, sem grandes mobilizações contrárias.
( E ) A violência por motivos religiosos é apenas característica da história recente da humanidade.

Comentários

  1. GABARITO:
    1 – A
    2 – A
    3 – C
    4 – A
    5 – B
    6 – ALTERNATIVA (B) A letra B está certa, de fato o princípio que rege as noções de balança comercial favorável está assentado no estímulo a exportações dos produtos, e não a importações dos mesmos.
    7 – ALTERNATIVA (A) A alternativa correta é a letra A, pois a sociedade do Antigo Regime era constituída a partir da noção de que havia os que trabalhavam (os laboratores); os que guerreavam (bellatores) e os que oravam (os oratores).
    8 – A
    9 – B
    10 – A
    11 – ALTERNATIVA (C) A resposta certa é a letra (C), pois nesta época foi produzido o Index, com a relação das publicações condenadas pela Igreja.
    12 – E
    13 – B

    ResponderExcluir

Postar um comentário