Intensivo - Mód.1, Cap.5, 9 e 10 - ENEM, CEDERJ e UERJ
EXERCÍCIOS –
TURMA INTENSIVA – MÓDULO 1
– CAPÍTULOS 5 (PG.
38 A 46), 9 (PG. 98 A 101) E
10 (PG. 114 A 119)
1 – ENEM
“Descobertas arqueológicas indicam que o homem está
presente na América há pelo menos 20 mil anos. Contudo, são três as principais
civilizações ameríndias conhecidas. A mais antiga, maia, surge na península de
Yucatán, na América Central, por volta de 2.600 aC, e ocupa a região
mesoamericana. Quando os espanhóis iniciam a colonização da América, esse povo
já se encontra em declínio. Bem mais recente, o império asteca inicia-se em
1376 e vai até 1521, quando Tenochtitlán, a capital do Império, é conquistada e
destruída pelos espanhóis, que edificam, sobre ela, a atual Cidade do México. A
terceira maior civilização pré-colombiana, a inca, se desenvolve nos Andes, na
América do Sul, nas regiões atuais do Peru, Bolívia, Equador, expandindo-se a
partes da Colômbia, Chile e Argentina. Nota-se que esses três povos coexistem
ou são precedidos e influenciados por culturas importantes, como aimará,
chavín, mixteca, moche, nasca, olmeca, tolteca, Teotihuacán, zapoteca e outras.
”
Com base no
texto, é correto afirmar que:
( A ) a conquista espanhola das terras americanas
foi facilitada pela grande similaridade cultural entre os povos do continente,
o que permitiu que os espanhóis utilizassem as mesmas estratégias contra cada
um deles.
( B ) os povos da América pré-colombiana apresentam
grande diversidade cultural e não se restringem às três grandes civilizações
comumente lembradas.
( C ) por se encontrarem em declínio, as
civilizações americanas não apresentaram nenhuma resistência à conquista
espanhola.
( D ) a superioridade técnica dos povos americanos
com relação aos espanhóis não foi suficiente em seus enfrentamentos com os
colonizadores, uma vez que eram culturalmente menos desenvolvidos que os
espanhóis.
( E ) a homogeneidade cultural do continente
americana pré-colonização é notável, algo que hoje pode ser evidenciado também
pelas descobertas arqueológicas quanto pelas heranças culturais ainda presentes
em muitas regiões.
2 – ENEM
Sobre a
conquista espanhola das Américas, é possível afirmar que:
( A ) se deu sem grandes dificuldades por parte dos
colonizadores espanhóis, dado o atraso político, cultural e tecnológico dos
povos americanos.
( B ) foi facilitada pelo fato de os espanhóis
possuírem armas de ferro e canhões, além de transportarem em seus corpos vírus
para os quais os povos da América não estavam imunizados.
( C ) os conquistados aceitaram sem grande
resistência o avanço espanhol, sobretudo por se convencerem de sua
superioridade religiosa e técnica.
( D ) levou ao assassinato de praticamente todos os
indígenas americanos, de forma que eles não desempenharam nenhum papel como
força de trabalho durante o período colonial.
( E ) os espanhóis não fizeram aliança com nenhuma
parcela de indígenas americanos, sobretudo devido ao alto grau de união entre
estes em suas lutas contra os conquistadores.
3 - ENEM
“Em poucas décadas desapareceram as povoações
indígenas que as caravelas do descobrimento encontraram por toda a costa
brasileira e os primeiros cronistas contemplaram maravilhados.” (RIBEIRO,
Darcy. O povo brasileiro: formação e
sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 48)
O texto
acima trata da dizimação da população indígena brasileira, encontrada pelo
colonizador europeu ao chegar às novas terras. Sobre esse episódio, é correto
afirmar que:
( A ) a população indígena existente no Brasil foi
extinta principalmente pelas guerras contra os portugueses e outros países
europeus, como a França, uma vez que esses países tinham um aparato de guerra
organizada e armas de fogo que a população desconhecia.
( B ) o extermínio da população indígenas ocorreu
apenas nas capitanias do sul, uma vez que, no nordeste, a utilização do
trabalho escravo africano fez com que não fosse necessária a captura de índios
para o trabalho nos engenhos.
( C ) Mais que espadas e armas de fogo, os
principais responsáveis pela significativa redução da população indígena
brasileira foram as enfermidades desconhecidas que chegaram ao Brasil com os
invasores espanhóis, como a varíola.
( D ) a população indígena nativa diminuiu apenas no
litoral, uma vez que, com as invasões dos portugueses, os indígenas fugiram
para o interior, em um processo migratório em larga escala.
( E ) as principais causas da morte dos indígenas
eram doenças tropicais desconhecidas pelo colonizador europeu, o que impedia o
tratamento adequado com os conhecimentos medicinais da época.
4 – ENEM
2012
“Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos
testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de
ouro nos dois primeiros dias (...). Ali, se quiserem, podem mandar extrair à
vontade.”
O documento
“Carta de Colombo aos reis da Espanha” (julho de 1503) permite identificar um
interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A
implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na:
( A ) expulsão dos indígenas para fortalecer o
clero católico.
( B ) promoção das guerras justas para conquistar o
território.
( C ) imposição da catequese para explorar o
trabalho africano.
( D ) opção pela policultura para garantir o
povoamento ibérico.
( E ) fundação de cidades para controlar a
circulação de riquezas.
5 – ENEM
“Somente devido ao tempo louco, pelos loucos
sacerdotes, foi que entrou em nós a tristeza, que entrou em nós o cristianismo.
Porque os mui cristãos chegaram aqui com o verdadeiro Deus, mas isso foi o
princípio da nossa miséria, o princípio do tributo, o princípio da esmola, a
causa da discórdia oculta, o princípio das lutas com armas de fogo, o princípio
do desprezo, o princípio dos despojos de tudo, o princípio da escravidão por
dívidas, o princípio das dívidas coladas nas costas, o princípio do
padecimento. Foi o princípio da obra dos espanhóis e dos padres, o princípio
dos caciques, o princípio dos professores de escolas e dos fiscais”
No texto citado, já estão presentes indícios das
principais relações de trabalho adotadas por toda a América espanhola. Sobre
elas, podemos afirmar que:
( A ) A encomenda
era um sistema através do qual os interessados no trabalho nativo deveriam
pagar um salário pelo tempo em que usassem o serviço.
( B ) Bartolomeu de las Casas, encomendero de indígenas no começo do século XVI e posterior frei
dominicano, defendia a tese de que a guerra de conquista conduzida na América
era justa e que os indígenas eram escravos por natureza, devido à sua
inferioridade racial.
( C ) Os encomenderos
não tinham obrigação de doutrinar os indígenas e manter armas para defender
o reino, pois essas eram funções exclusivas da Igreja católica e da Coroa
espanhola.
( D ) O encomendero
– titular de uma encomenda – era beneficiário do trabalho
forçado dos indígenas. Apesar de não ter direito à terra, o encomendero recebia dos indígenas, que
lhes tinham sido entregues, um tributo, assim como um serviço pessoal.
( E ) Isabel, a Católica, rainha de Castela de 1474
a 1504, considerava os indígenas súditos livres e isentos da escravidão. Por
essa razão, nem mesmo os grupos que resistiam à dominação espanhola podiam ser
reduzidos à escravidão, sob o pretexto de que tinham sido capturados em uma
“guerra justa”.
6 – ENEM
2013
“Devem ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o
que a gente diz e creio que depressa se faziam cristãos; me pareceu que não
tinham nenhuma religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por
ocasião de minha partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam
a falar.”
O documento “Diários da
descoberta da América”, de Cristovão Colombo, destaca um aspecto relevante em
torno da conquista da América, que se encontra expresso em:
( A ) deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico
das tribos autóctones.
( B ) violência militarizada do europeu diante da necessidade de
imposição de regras aos ameríndios.
( C ) cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos
pelos parâmetros ocidentais.
( D ) comportamento caridoso dos governos europeus diante da
receptividade das comunidades indígenas.
( E ) compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de
respeitar a diversidade social dos ameríndios.
7 – SELEÇÃO
TUTORES DE HISTÓRIA – PVS 2017
“No século
XVII, quando a América Espanhola já apresentava universidade, bispados,
produções literárias e artísticas de várias gerações, a costa inglesa da
América do Norte era um amontoado de pequenas aldeias atacadas por índios e
rondadas pela fome. (...) Decorridos cem anos do início da colonização, caso
comparássemos as duas Américas, constataríamos que a ibérica tornou-se muito
mais urbana e possuía mais comércio, maior população e produções culturais e
artísticas mais “desenvolvidas” que a inglesa”
Sobre o
empreendimento colonial inglês e ibérico, assinale a alternativa correta:
( A ) a produção artística e cultural na América
inglesa deveu-se ao fato de esta ter uma população maior e um comércio mais
lucrativo.
( B ) a Igreja oficial inglesa definiu a unidade
religiosa nas treze colônias, sendo todas as diversidades consideradas crime e
heresia punidas pela Inquisição.
( C ) na América ibérica, ocorreu a integração do
índio ao universo cristão, ainda que de forma subordinada, ao contrário do que
ocorreu na América anglo-saxônica.
( D ) os colonos ingleses eram altamente instruídos
e com capitais abundantes, enquanto a América ibérica foi povoada por
aventureiros e degredados.
( E ) o ideal protestante de vida contemplativa e
de felicidade após a morte, próprio da América inglesa, definiu uma concepção
negativa de trabalho braçal.
8 – CEDERJ
2013.2
“No final do século XVIII, o conteúdo histórico das
revoltas de escravos mudou radicalmente de configuração, deixando de lado as
tentativas de assegurar a liberdade, para chegar a eliminar a escravidão como
sistema social”.
Assinale a alternativa que identifica o marco do
processo revolucionário para a libertação dos escravos nas Américas.
( A ) A consciência política antiescravista da
Inglaterra, que pressionou o Brasil, recém-independente, ao proibir o tráfico
negreiro em 1831.
( B ) Os quilombos existentes na capitania de
Pernambuco, na América Portuguesa, em especial o de Palmares, apenas
desmantelado por volta de 1710.
( C ) A guerra de secessão nos Estados Unidos,
entre os anos de 1861 a 1865, que opôs os estados sulistas e os do Norte, ambos
adeptos da abolição.
( D ) A luta pela independência do Haiti entre os
anos de 1791 a 1804, que culminou com a libertação dos escravos dessa
ex-colônia francesa.
9 – ENEM
2016
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como
representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por
uma política que:
( A ) transferiu as populações indígenas para
territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos
migrantes fundadores da nação norte-americana.
( B ) respondeu às ameaças europeias pelo fim da
escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de expansão por meio
da doação de terras.
( C ) assinou acordos com países latino-americanos,
ajudando na reestruturação da economia desses países após suas independências.
( D ) projetou o avanço de populações excedentes
para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o estabelecimento de
um país continental.
( E ) instalou manufaturas nas áreas compradas e
anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações em trânsito.
10 – UERJ
2017
As imagens acima reproduzem a capa de um livreto de
1823 e o cartaz de um filme de 2015 que contam a história de Hugh Glass,
caçador e guia que se tornou referência no contexto da conquista do Oeste
norte-americano, no século XIX, tendo enfrentado diversos perigos, incluindo o
ataque de um urso.
A narrativa
dos feitos de Hugh Glass insere-se em uma concepção nacionalista que promove a
valorização do seguinte aspecto:
( A ) ideal civilizatório
( B ) progresso material
( C ) miscigenação étnica
( D ) ação preservacionista
11 – UERJ
2011
“Progresso
americano” (1872)
A tela de John Gast simboliza a difusão de
progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do
século XIX. Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e
foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
( A ) Doutrina Monroe.
( B ) Política do Big Stick.
( C ) Política da Boa Vizinhança.
( D ) Doutrina do Destino Manifesto.
GABARITO DAS QUESTÕES:
ResponderExcluir1 – B
2 – B
3 – C
4 – E
5 – D
6 – C
7 – C
8 – D
9 – D
10 – A
11 – D
buddturiado Eric Strawn https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=propexano.Heartworm-gratuita-2021
ResponderExcluirligncomreibit
tremabWrand-e Michael Smith https://www.yogaavecsebastien.com/profile/erikurprudencegregory/profile
ResponderExcluirlaitiodestgang
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ResponderExcluirlilerymus
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