Intensivo - Mód.1, Cap.5, 9 e 10 - ENEM, CEDERJ e UERJ

EXERCÍCIOS  –  TURMA INTENSIVA  –  MÓDULO 1  –  CAPÍTULOS  5  (PG. 38 A 46),  9  (PG. 98 A 101)  E  10  (PG. 114 A 119)


1 – ENEM
“Descobertas arqueológicas indicam que o homem está presente na América há pelo menos 20 mil anos. Contudo, são três as principais civilizações ameríndias conhecidas. A mais antiga, maia, surge na península de Yucatán, na América Central, por volta de 2.600 aC, e ocupa a região mesoamericana. Quando os espanhóis iniciam a colonização da América, esse povo já se encontra em declínio. Bem mais recente, o império asteca inicia-se em 1376 e vai até 1521, quando Tenochtitlán, a capital do Império, é conquistada e destruída pelos espanhóis, que edificam, sobre ela, a atual Cidade do México. A terceira maior civilização pré-colombiana, a inca, se desenvolve nos Andes, na América do Sul, nas regiões atuais do Peru, Bolívia, Equador, expandindo-se a partes da Colômbia, Chile e Argentina. Nota-se que esses três povos coexistem ou são precedidos e influenciados por culturas importantes, como aimará, chavín, mixteca, moche, nasca, olmeca, tolteca, Teotihuacán, zapoteca e outras. ”
Com base no texto, é correto afirmar que:
( A ) a conquista espanhola das terras americanas foi facilitada pela grande similaridade cultural entre os povos do continente, o que permitiu que os espanhóis utilizassem as mesmas estratégias contra cada um deles.
( B ) os povos da América pré-colombiana apresentam grande diversidade cultural e não se restringem às três grandes civilizações comumente lembradas.
( C ) por se encontrarem em declínio, as civilizações americanas não apresentaram nenhuma resistência à conquista espanhola.
( D ) a superioridade técnica dos povos americanos com relação aos espanhóis não foi suficiente em seus enfrentamentos com os colonizadores, uma vez que eram culturalmente menos desenvolvidos que os espanhóis.
( E ) a homogeneidade cultural do continente americana pré-colonização é notável, algo que hoje pode ser evidenciado também pelas descobertas arqueológicas quanto pelas heranças culturais ainda presentes em muitas regiões.

2 – ENEM
Sobre a conquista espanhola das Américas, é possível afirmar que:
( A ) se deu sem grandes dificuldades por parte dos colonizadores espanhóis, dado o atraso político, cultural e tecnológico dos povos americanos.
( B ) foi facilitada pelo fato de os espanhóis possuírem armas de ferro e canhões, além de transportarem em seus corpos vírus para os quais os povos da América não estavam imunizados.
( C ) os conquistados aceitaram sem grande resistência o avanço espanhol, sobretudo por se convencerem de sua superioridade religiosa e técnica.
( D ) levou ao assassinato de praticamente todos os indígenas americanos, de forma que eles não desempenharam nenhum papel como força de trabalho durante o período colonial.
( E ) os espanhóis não fizeram aliança com nenhuma parcela de indígenas americanos, sobretudo devido ao alto grau de união entre estes em suas lutas contra os conquistadores.

3 - ENEM
“Em poucas décadas desapareceram as povoações indígenas que as caravelas do descobrimento encontraram por toda a costa brasileira e os primeiros cronistas contemplaram maravilhados.” (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 48)
O texto acima trata da dizimação da população indígena brasileira, encontrada pelo colonizador europeu ao chegar às novas terras. Sobre esse episódio, é correto afirmar que:
( A ) a população indígena existente no Brasil foi extinta principalmente pelas guerras contra os portugueses e outros países europeus, como a França, uma vez que esses países tinham um aparato de guerra organizada e armas de fogo que a população desconhecia.
( B ) o extermínio da população indígenas ocorreu apenas nas capitanias do sul, uma vez que, no nordeste, a utilização do trabalho escravo africano fez com que não fosse necessária a captura de índios para o trabalho nos engenhos.
( C ) Mais que espadas e armas de fogo, os principais responsáveis pela significativa redução da população indígena brasileira foram as enfermidades desconhecidas que chegaram ao Brasil com os invasores espanhóis, como a varíola.
( D ) a população indígena nativa diminuiu apenas no litoral, uma vez que, com as invasões dos portugueses, os indígenas fugiram para o interior, em um processo migratório em larga escala.
( E ) as principais causas da morte dos indígenas eram doenças tropicais desconhecidas pelo colonizador europeu, o que impedia o tratamento adequado com os conhecimentos medicinais da época.

4 – ENEM 2012
“Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias (...). Ali, se quiserem, podem mandar extrair à vontade.”
O documento “Carta de Colombo aos reis da Espanha” (julho de 1503) permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na:
( A ) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
( B ) promoção das guerras justas para conquistar o território.
( C ) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
( D ) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
( E ) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.

5 – ENEM
“Somente devido ao tempo louco, pelos loucos sacerdotes, foi que entrou em nós a tristeza, que entrou em nós o cristianismo. Porque os mui cristãos chegaram aqui com o verdadeiro Deus, mas isso foi o princípio da nossa miséria, o princípio do tributo, o princípio da esmola, a causa da discórdia oculta, o princípio das lutas com armas de fogo, o princípio do desprezo, o princípio dos despojos de tudo, o princípio da escravidão por dívidas, o princípio das dívidas coladas nas costas, o princípio do padecimento. Foi o princípio da obra dos espanhóis e dos padres, o princípio dos caciques, o princípio dos professores de escolas e dos fiscais”
No texto citado, já estão presentes indícios das principais relações de trabalho adotadas por toda a América espanhola. Sobre elas, podemos afirmar que:
( A ) A encomenda era um sistema através do qual os interessados no trabalho nativo deveriam pagar um salário pelo tempo em que usassem o serviço.
( B ) Bartolomeu de las Casas, encomendero de indígenas no começo do século XVI e posterior frei dominicano, defendia a tese de que a guerra de conquista conduzida na América era justa e que os indígenas eram escravos por natureza, devido à sua inferioridade racial.
( C ) Os encomenderos não tinham obrigação de doutrinar os indígenas e manter armas para defender o reino, pois essas eram funções exclusivas da Igreja católica e da Coroa espanhola.
( D ) O encomendero – titular de uma encomenda – era beneficiário do trabalho forçado dos indígenas. Apesar de não ter direito à terra, o encomendero recebia dos indígenas, que lhes tinham sido entregues, um tributo, assim como um serviço pessoal.
( E ) Isabel, a Católica, rainha de Castela de 1474 a 1504, considerava os indígenas súditos livres e isentos da escravidão. Por essa razão, nem mesmo os grupos que resistiam à dominação espanhola podiam ser reduzidos à escravidão, sob o pretexto de que tinham sido capturados em uma “guerra justa”.

6 – ENEM 2013
“Devem ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o que a gente diz e creio que depressa se faziam cristãos; me pareceu que não tinham nenhuma religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por ocasião de minha partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam a falar.”
O documento “Diários da descoberta da América”, de Cristovão Colombo, destaca um aspecto relevante em torno da conquista da América, que se encontra expresso em:
( A ) deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico das tribos autóctones.
( B ) violência militarizada do europeu diante da necessidade de imposição de regras aos ameríndios.
( C ) cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos pelos parâmetros ocidentais.
( D ) comportamento caridoso dos governos europeus diante da receptividade das comunidades indígenas.
( E ) compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de respeitar a diversidade social dos ameríndios.

7 – SELEÇÃO TUTORES DE HISTÓRIA – PVS 2017
 “No século XVII, quando a América Espanhola já apresentava universidade, bispados, produções literárias e artísticas de várias gerações, a costa inglesa da América do Norte era um amontoado de pequenas aldeias atacadas por índios e rondadas pela fome. (...) Decorridos cem anos do início da colonização, caso comparássemos as duas Américas, constataríamos que a ibérica tornou-se muito mais urbana e possuía mais comércio, maior população e produções culturais e artísticas mais “desenvolvidas” que a inglesa”
Sobre o empreendimento colonial inglês e ibérico, assinale a alternativa correta:
( A ) a produção artística e cultural na América inglesa deveu-se ao fato de esta ter uma população maior e um comércio mais lucrativo.
( B ) a Igreja oficial inglesa definiu a unidade religiosa nas treze colônias, sendo todas as diversidades consideradas crime e heresia punidas pela Inquisição.
( C ) na América ibérica, ocorreu a integração do índio ao universo cristão, ainda que de forma subordinada, ao contrário do que ocorreu na América anglo-saxônica.
( D ) os colonos ingleses eram altamente instruídos e com capitais abundantes, enquanto a América ibérica foi povoada por aventureiros e degredados.
( E ) o ideal protestante de vida contemplativa e de felicidade após a morte, próprio da América inglesa, definiu uma concepção negativa de trabalho braçal.

8 – CEDERJ 2013.2                          
“No final do século XVIII, o conteúdo histórico das revoltas de escravos mudou radicalmente de configuração, deixando de lado as tentativas de assegurar a liberdade, para chegar a eliminar a escravidão como sistema social”.
Assinale a alternativa que identifica o marco do processo revolucionário para a libertação dos escravos nas Américas.
( A ) A consciência política antiescravista da Inglaterra, que pressionou o Brasil, recém-independente, ao proibir o tráfico negreiro em 1831.
( B ) Os quilombos existentes na capitania de Pernambuco, na América Portuguesa, em especial o de Palmares, apenas desmantelado por volta de 1710.
( C ) A guerra de secessão nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 a 1865, que opôs os estados sulistas e os do Norte, ambos adeptos da abolição.
( D ) A luta pela independência do Haiti entre os anos de 1791 a 1804, que culminou com a libertação dos escravos dessa ex-colônia francesa.

9 – ENEM 2016
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por uma política que:
( A ) transferiu as populações indígenas para territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos migrantes fundadores da nação norte-americana.
( B ) respondeu às ameaças europeias pelo fim da escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de expansão por meio da doação de terras.
( C ) assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da economia desses países após suas independências.
( D ) projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o estabelecimento de um país continental.
( E ) instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações em trânsito.

10 – UERJ 2017
As imagens acima reproduzem a capa de um livreto de 1823 e o cartaz de um filme de 2015 que contam a história de Hugh Glass, caçador e guia que se tornou referência no contexto da conquista do Oeste norte-americano, no século XIX, tendo enfrentado diversos perigos, incluindo o ataque de um urso.
A narrativa dos feitos de Hugh Glass insere-se em uma concepção nacionalista que promove a valorização do seguinte aspecto:
( A ) ideal civilizatório
( B ) progresso material
( C ) miscigenação étnica
( D ) ação preservacionista

11 – UERJ 2011
“Progresso americano” (1872)
A tela de John Gast simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX. Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
( A ) Doutrina Monroe.
( B ) Política do Big Stick.
( C ) Política da Boa Vizinhança.
( D ) Doutrina do Destino Manifesto.

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