Intensivo - Mód.1, Cap.7 - ENEM, UERJ e CEDERJ

EXERCÍCIOS  –  TURMA INTENSIVA  –  MÓDULO 1, CAPÍTULO 7  (PG. 71 A 84) e CAPÍTULO 8 (PG. 86 A 89)

1 – CEDERJ 2010.1
As revoluções burguesas realizam a consolidação do capitalismo e abrangem vários aspectos como a crítica ao Antigo Regime e podem ser caracterizadas historicamente no século XVIII pelos seguintes fatos:
( A ) Revolução Francesa, Revolução Industrial e Revolução Americana de 1776.
( B ) Revolução do Haiti, Revolução do Porto e Revolução Inglesa de 1688.
( C ) Guerra de Secessão americana, Revolução Francesa e Revolução do Porto.
( D ) Revolução Industrial, Revolução Inglesa de 1688 e Revolução do Haiti.

2 – CEDERJ 2010.2
Um dos instrumentos de aceleração do pensamento iluminista foi a reunião dos seus princípios. Essa reunião foi principalmente estabelecida pela obra:
( A ) A Democracia na América (Alexis de Tocqueville).
( B ) A Enciclopédia (Diderot e D´Alembert).
( C ) A Ciência Nova (Vico).
( D ) A Essência do Cristianismo (Chateaubriand).

3 – UERJ 2012                   
“O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude! (Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender). Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo”.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
( A ) superioridade técnica.
( B ) soberania econômica.
( C ) liberdade política.
( D ) razão científica.

4 – ENEM 2013                
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente”.
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
( A ) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
( B ) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
( C ) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
( D ) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
( E ) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

5 – CEDERJ 2013.2                          
“A condição de homem de letras é incompatível com o retiro, a solidão, o afastamento da capital da república das letras. Pressupõe, pelo contrário, a convivência em que assentam as pequenas sociedades onde os letrados adoram conversar e discutir”.
Apesar das diferenças entre os pensadores iluministas, pode-se afirmar que:
( A ) seus debates sobre as ciências, as artes e a literatura estiveram ainda vinculados aos poderes absolutos dos monarcas do Antigo Regime.
( B ) suas reflexões firmam-se na ideia da racionalização do homem, em sua capacidade de pensar e transformar o mundo.
( C ) a racionalização do mundo defendida por esses pensadores culminou numa crítica à atuação dos exploradores em busca de novas terras, considerados egoístas e potencialmente imperialistas.
( D ) as ideias desses letrados foram marcadas pela assertiva da superioridade dos nobres, socialmente privilegiados pelo nascimento, reconhecidos como os naturais integrantes da burocracia.

6 – ENEM 2012                
“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida”.
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:
( A ) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
( B ) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
( C ) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
( D ) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
( E ) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão

7 – ENEM 2016                                
“Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias”.
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado:
( A ) da investigação de natureza empírica.
( B ) da retomada da tradição intelectual.
( C ) da imposição de valores ortodoxos.
( D ) da autonomia do sujeito pensante.
( E ) da liberdade do agente moral.

8 – ENEM 2013                
TEXTO I – “O Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus” (COPÉRNICO, Nicolau)
TEXTO II – “Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as ideias religiosas” (DARWIN, Charles).
Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:
( A ) Articulação entre ciência e fé — pensamento científico independente.
( B ) Poder secular acima do poder religioso — defesa dos dogmas católicos.
( C ) Ciência como área autônoma do saber — razão humana submetida à fé.
( D ) Moral católica acima da protestante — subordinação da ciência à religião.
( E ) Autonomia do pensamento religioso — fomento à fé por meio da ciência.

9 – ENEM 2014                
A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto” (GALILEI, Galileu).
No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu Galilei significava defender a:
( A ) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.
( B ) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
( C ) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos religiosos autoritários.
( D ) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
( E ) inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

10 – ENEM 2012                                             
Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar” (GALILEI, Galileu).
O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que:
( A ) a bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.
( B ) o significado aparente daquilo que é lido acerca da natureza na bíblia constitui uma referência primeira.
( C ) as diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
( D ) a bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
( E ) os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.

11 – ENEM 2015                                             
Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre, enfim, concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito” (DESCARTES, René).
A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por:
( A ) estabelecer o ceticismo como opção legítima.
( B ) utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.
( C ) inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.
( D ) estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.
( E ) questionar a relação entre a filosofia e o tema da existência de Deus.

12 – CEDERJ 2015.2                                       
Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as monarquias europeias tiveram seus representantes reunidos no Congresso de Viena. O encontro teve como principal objetivo reorganizar a Europa, após a queda de Napoleão. Esta personagem:
( A ) liderou um golpe de Estado na França em 1799 e fez-se eleger cônsul-geral, sem apoio popular.
( B ) foi o responsável pelo Bloqueio Continental, cujo objetivo era o de proibir o comércio do continente europeu com a Grã-Bretanha.
( C ) foi um general francês, responsável pela destruição da Inglaterra, na famosa Batalha de Waterloo, na Bélgica.
( D ) conduziu o processo de instauração da república francesa, tornando-se presidente com o título de Napoleão I.

13 – CEDERJ 2016.1                                       
A Revolução de 1848, na qual o povo francês foi às ruas e enfrentou as tropas governamentais, conhecida pela alcunha de “Primavera dos Povos”, é caracterizada por:
( A ) revelar-se como um exemplo da insubordinação dos nobres em meio à radicalização da burguesia.
( B ) expressar a ascensão da monarquia e a consolidação dos privilégios dos nobres.
( C ) ser o resultado de uma conjuntura econômica particularmente favorável aos interesses da população mais pobre.
( D ) expressar os anseios da plebe e a mobilização das camadas populares contra o Antigo Regime.

14 – ENEM 2009                                             
Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:
( A ) a erradicação da fome no mundo.
( B ) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
( C ) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
( D ) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
( E ) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

15 – ENEM 2013                                             
TEXTO I – “O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo”.
TEXTO II – Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho, numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em diferentes fábricas”.
As estratégias empregadas pelos textos para abordar o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam são, respectivamente:
( A ) ressaltar a expansão tecnológica e deter-se no trabalho doméstico.
( B ) acentuar as inovações tecnológicas e priorizar as mudanças no mundo do trabalho.
( C ) debater as consequências sociais e valorizar a reorganização do trabalho.
( D ) indicar os ganhos sociais e realçar as perdas culturais.
( E ) minimizar as transformações sociais e criticar os avanços tecnológicos.

16 – ENEM 2015                                                                                            
Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida”.
A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a):
( A ) intensificação da busca do lucro econômico.
( B )  flexibilização dos períodos de férias trabalhistas
( C ) esquecimento das formas de sociabilidade tradicionais.
( D ) aumento das oportunidades de confraternização familiar.
( E ) multiplicação das possibilidades de entretenimento virtual.

17 – CEDERJ 2011.2                                       
Conhecemos os sentimentos de desconfiança e cólera provocados, entre os operários, pelo aparecimento do maquinismo. Sua luta contra as máquinas e, em geral, contra as inovações técnicas, é o episódio mais conhecido de toda essa história”.
Em relação a esse movimento, conhecido pelo nome de ludismo, pode-se afirmar que:
( A ) o movimento era caracterizado por um tom anárquico, marcado também pela ignorância de sua liderança.
( B ) o ludismo significava a destruição de máquinas pelos trabalhadores ingleses, expressando uma revolta contra o processo de industrialização então em curso.
( C ) o ludismo foi um movimento exclusivamente alemão, liderado por Ned Ludd.
( D ) o movimento ludista é identificado pelos historiadores como a expressão da cultura francesa de resistência, legada pelos acontecimentos da Revolução Francesa de 1789.

18 – ENEM 2013                                             
TEXTO I – “Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade” (LOCKE, John).
TEXTO II – “Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem” (ENGELS, F).
Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:
( A ) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada — Conflituosa, exemplificada pela luta de classes.
( B ) Heterogênea, favorável à propriedade privada — Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns.
( C ) Igualitária, baseada na filantropia — Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas.
( D ) Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam — Individualista, na qual as pessoas lutam por seus interesses.
( E ) Libertária, em defesa da razão humana — Contraditória, na qual vigora o estado de natureza.

19 – CEDERJ 2015.1                                                                       
Considerado um dos maiores intelectuais do anarquismo, o pensador russo Bakunin, nascido em 1814, defendia que a luta contra o capitalismo era indissociável da luta contra o Estado capitalista. Sobre o anarquismo, é correta a seguinte afirmação:
( A ) Seus partidários pregavam uma aliança com a burguesia nacional.
( B ) É um sistema político fundamentado na noção da desordem.
( C ) Trata-se de um movimento político defensor da supressão da autoridade e adepto das ações coletivas.
( D ) Oriundo da aristocracia, Bakunin acreditava poder enobrecer o ideal anarquista.

20 – CEDERJ 2010.2
A Revolução Francesa é mais do que um movimento francês, mas acaba sendo um marco divisório, pondo fim à Idade Moderna e iniciando a chamada Época Contemporânea. Assinale o conjunto das matrizes ideológicas do século XIX que decorrem desta revolução:
( A ) Liberalismo – Socialismo – Conservadorismo.
( B ) Liberalismo – Romantismo – Futurismo.
( C ) Socialismo – Reacionarismo – Decadentismo.
( D ) Conservadorismo – Romantismo – Autoritarismo.

Comentários

  1. GABARITO:


    1 – A
    2 – B
    3 – D
    4 – C
    5 – B
    6 – A
    7 – D
    8 – A
    9 – C
    10 – E
    11 – D
    12 – B
    13 – D
    14 – C
    15 – B
    16 – C
    17 – B
    18 – A
    19 – C
    20 – A

    ResponderExcluir

Postar um comentário