Intensivo - Mód.1, Cap.9 e 10 - ENEM e CEDERJ
EXERCÍCIOS – TURMA INTENSIVA – MÓDULO 1, CAPÍTULO 9
(PG. 102 A 105) e CAPÍTULO 10 (PG. 108 A 114)
I – TEMA DAS CONJURAÇÕES:
01 – ENEM 2016
“O que
ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação
política na América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não
tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das
colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas
Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência”.
A diferença
entre as sedições (conjurações) abordadas no texto encontrava-se na pretensão
de:
( A ) eliminar a hierarquia militar.
( B ) abolir a escravidão africana.
( C ) anular o domínio metropolitano.
( D ) suprimir a propriedade fundiária.
( E ) extinguir o absolutismo monárquico.
II – TEMA DA TRANSFERÊNCIA
DA FAMÍLIA REAL:
02 – ENEM
2016
“Quando a Corte
chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão
populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez
vezes”.
A alteração
demográfica destacada no período teve como causa a atividade:
( A ) cafeeira, com a atração da imigração
europeia.
( B ) industrial, com a intensificação do êxodo
rural.
( C ) mineradora, com a ampliação do tráfico
negreiro.
( D ) canavieira, com o aumento do apresamento
indígena.
( E ) manufatureira, com a incorporação do trabalho
assalariado.
03 – CEDERJ
2012.1
O processo
da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808, foi marcado por
intensas negociações e conflitos. De todo modo, essa transferência representou
uma ruptura decisiva na relação entre o Brasil e a metrópole portuguesa.
Assinale a alternativa correta.
(A) A abertura dos Portos em 1808 representou um
retrocesso econômico da América Portuguesa, já que os preços das mercadorias
exportadas eram calculados a partir dos interesses metropolitanos.
(B) O processo que culminou com a transferência da
Corte teve início com a pretensão da Inglaterra de invadir o território
português, para conter o avanço das forças espanholas.
(C) A transferência da Corte é um acontecimento de
múltiplos significados. Entre as transformações inauguradas pela Corte
instalada no Rio de Janeiro está a criação do primeiro Banco do Brasil.
(D) A ascensão de Napoleão na França assegurou a
independência política dos países do continente europeu ao consagrar a
autonomia dos povos e das nações.
04 – ENEM
2014
“A
transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o
governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato
administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios
continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos
seus parentes após o ano de 1808”.
Os fatos
apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa
por terem:
( A ) incentivado o clamor popular por liberdade.
( B ) enfraquecido o pacto de dominação
metropolitana.
( C ) motivado as revoltas escravas contra a elite
colonial.
( D ) obtido o apoio do grupo constitucionalista
português.
( E ) provocado os movimentos separatistas das
províncias.
III – TEMA DA INDEPENDÊNCIA:
05 – ENEM
2011
“No clima das
ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos
para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve
impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos
conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social
estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de
brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais”.
O temor do
radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da
Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas
posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência,
parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de:
( A ) instalar um partido nacional, sob sua
liderança, garantindo participação controlada dos afrobrasileiros e inibindo
novas rebeliões de negros.
( B ) atender aos clamores apresentados no
movimento baiano, de modo a inviabilizar novas rebeliões, garantindo o controle
da situação.
( C ) firmar alianças com as lideranças escravas,
permitindo a promoção de mudanças exigidas pelo povo sem a profundidade
proposta inicialmente.
( D ) impedir que o povo conferisse ao movimento um
teor libertário, o que terminaria por prejudicar seus interesses e seu projeto
de nação.
( E ) rebelar-se contra as representações
metropolitanas, isolando politicamente o Príncipe Regente, instalando um
governo conservador para controlar o povo.
IV – TEMA DO PRIMEIRO
REINADO:
06 – ENEM
2011
A
Constituição de 1824 regulamentou o direito de voto dos “cidadãos brasileiros”
com o objetivo de garantir:
( A ) o fim da inspiração liberal sobre a estrutura
política brasileira.
( B ) a ampliação do direito de voto para maioria
dos brasileiros nascidos livres.
( C ) a concentração de poderes na região produtora
de café, o Sudeste brasileiro.
( D ) o controle do poder político nas mãos dos
grandes proprietários e comerciantes.
( E ) a diminuição da interferência da Igreja
Católica nas decisões político-administrativas.
07 – ENEM
2015
“É
simplesmente espantoso que esses núcleos tão desiguais e tão diferentes se
tenham mantido aglutinados numa só nação. Durante o período colonial, cada um
deles teve relação direta com a metrópole. Ocorreu o extraordinário, fizemos um
povo-nação, englobando todas aquelas províncias ecológicas numa só entidade
cívica e política”.
Após a
conquista da autonomia, a questão primordial do Brasil residia em como garantir
sua unidade político-territorial diante das características e práticas herdadas
da colonização. Relacionando o projeto de independência à construção do Estado
nacional brasileiro, a sua particularidade decorreu da:
( A ) ordenação de um pacto que reconheceu os
direitos políticos aos homens, independentemente de cor, sexo ou religião.
( B ) estruturação de uma sociedade que adotou os
privilégios de nascimento como critério de hierarquização social.
( C ) realização de acordos entre as elites
regionais, que evitou confrontos armados contrários ao projeto luso-brasileiro.
( D ) concessão da autonomia política regional, que
atendeu aos interesses socioeconômicos dos grandes proprietários.
( E ) afirmação de um regime constitucional
monárquico, que garantiu a ordem associada à permanência da escravidão.
08 – CEDERJ
2009.1
“(...) do Rio nada, não queremos nada.” Com essa
frase, Frei Caneca encerrou um artigo-manifesto no jornal Tífis Pernambucano em
1824, dentro do movimento que ficou conhecido como a “Confederação do Equador”.
Nesse texto, expôs suas críticas ao governo do Imperador Pedro I, cuja sede
estava na cidade do Rio de Janeiro. Assinale
a afirmativa que apresenta uma das razões para as críticas feitas no
artigo-manifesto:
( A ) a elite carioca insistia em ajudar os flagelados
do Nordeste.
( B ) havia uma excessiva centralização de poder
nas mãos do Imperador.
( C ) o Brasil ainda se encontrava sob o domínio
dos reis de Portugal.
( D ) D. Pedro não permitia a realização de cultos
não católicos;
( E ) Pernambuco perdera o seu lugar de capital da
Corte Imperial.
09 – ENEM
2012
“Após o
retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande
frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do
imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo,
na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos
como a Noite das Garrafadas, durante os quais os “brasileiros” apagavam as
fogueiras “portuguesas” e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com
cacos de garrafas jogadas das janelas”.
Os anos
finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão
política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no
Rio de Janeiro revela:
( A ) estímulos ao racismo.
( B ) apoio ao xenofobismo.
( C ) críticas ao federalismo.
( D ) repúdio ao republicanismo.
( E ) questionamentos ao autoritarismo
V – TEMA DO PERÍODO
REGENCIAL:
10 – CEDERJ
2012.2
A palavra
“regência” denomina um período em que o governo é dirigido por representantes
do monarca, e não diretamente por ele. Em geral, isso se dá em decorrência da
juventude do rei, ainda incapaz de herdar as responsabilidades de gerir um
Estado. Em relação aos anos da regência no Império Brasileiro (1831-1840),
pode-se afirmar:
( A ) A regência foi iniciada com o golpe da
Maioridade do Imperador e o fim do Conselho de Estado.
( B ) O Ato Adicional, consagrado naqueles anos,
centralizou o poder dos regentes.
( C ) Foi um período marcado por revoltas em várias
províncias, como a Cabanagem, no Pará.
( D ) No ano de 1831, suprimiu-se a Guarda
Nacional, responsável pelas revoltas regenciais.
11 – CEDERJ
2015.2
A Revolta da
Cabanagem é um tema recorrente nos estudos amazônicos sobre a História do
Brasil. Este conflito:
( A ) foi um embate de enormes proporções,
incluindo a morte de milhares de pessoas e a destruição da cidade de Belém.
( B ) restringiu-se às disputas entre os setores
pobres e o governo local, sendo reprimida rapidamente.
( C ) identificou-se, desde o início, com os
interesses das classes médias.
( D ) foi uma contenda circunscrita aos interesses
dos índios no Pará.
12 – CEDERJ
2011.2
Assinale a
alternativa que melhor identifica a chamada Guerra Farroupilha, ocorrida entre
1835 e 1845 no sul do Brasil.
( A ) A derrota das tropas legais representou a
consagração dos interesses gaúchos e uma maior autonomia regional. Por essa
razão, a economia riograndense liberou a importação da carne salgada
proveniente da Argentina.
( B ) A importância do sul do país do ponto de
vista estratégico permitiu a consolidação de uma elite latifundiária e
militarizada extremamente fiel à política da Corte Portuguesa, instalada no Rio
de Janeiro.
( C ) Os farroupilhas desejavam proclamar uma
República em todo território brasileiro, tendo a cidade de Porto Alegre como
capital.
( D ) Os interesses particulares dos gaúchos
implicavam a busca de uma maior autonomia política, contrapondo-se à política
centralizadora do Império.
V – TEMA DO SEGUNDO REINADO:
“Com seu
manto real em verde e amarelo, as cores da casa dos Habsburgo e Bragança, mas
que lembravam também os tons da natureza do “Novo Mundo”, cravejado de estrelas
representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente, com o cabeção de penas de papo
de tucano em volta do pescoço, D. Pedro II foi coroado imperador do Brasil. O
monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos de café e tabaco, coroado
como um César em meio a coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em
sinônimo da nacionalidade”.
No Segundo
Reinado, a Monarquia brasileira recorreu ao simbolismo de determinadas figuras
e alegorias. A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de tal
estratégia era:
( A ) exaltar o modelo absolutista e despótico.
( B ) valorizar a mestiçagem africana e nativa.
( C ) reduzir a participação democrática e popular.
( D ) mobilizar o sentimento patriótico e
antilusitano.
( E ) obscurecer a origem portuguesa e
colonizadora.
14 – ENEM
2015
Essas
imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de
uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que
foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens
representavam um:
( A ) jovem imaturo que agiria de forma
irresponsável.
( B ) imperador adulto que governaria segundo as
leis.
( C ) líder guerreiro que comandaria as vitórias
militares.
( D ) soberano religioso que acataria a autoridade
papal.
( E ) monarca absolutista que exerceria seu
autoritarismo.
15 – CEDERJ
2010.1
A base
econômica do Império brasileiro estava concentrada nas atividades agrícolas e
tinha como principal produto o café e como principais elementos estruturais:
( A ) a grande propriedade e a mão de obra dos
colonos.
( B ) o latifúndio e a mão de obra livre de
imigrantes italianos.
( C ) a pequena propriedade e o escravismo.
( D ) a urbanização e a mão de obra livre de
imigrantes japoneses.
( E ) a grande propriedade e a mão de obra escrava.
16 – ENEM
2009
“No tempo da
independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que
faziam alusão à revolta escrava do Haiti: Marinheiros e caiados Todos devem se
acabar, Porque só pardos e pretos O país hão de habitar”.
O período da
independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:
( A ) dos rumores acerca da revolta escrava do
Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres,
alimentando seu desejo por mudanças.
( B ) da rejeição aos portugueses, brancos, que
significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das
Garrafadas.
( C ) do apoio que escravos e negros forros deram à
monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do
sistema escravista.
( D ) do repúdio que os escravos trabalhadores dos
portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite
branca opressora.
( E ) da expulsão de vários líderes negros
independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo
do Haiti.
17 – CEDERJ
2012.1
“Os governantes
trataram com cautela a ‘questão civil’ durante o Império. Antes de 1850, apenas
algumas vozes isoladas consideravam o escravismo uma instituição nefasta,
responsável pelo atraso existente no país, corruptora da moral e dos costumes e
inibidora do progresso e da indústria.”
Assinale a
alternativa que melhor identifica as condições da escravidão no Brasil após os
anos de 1850.
( A ) A partir de 1870 assiste-se ao
enfraquecimento da propaganda abolicionista no Brasil, resultado do
fortalecimento dos setores escravocratas.
( B ) O fim da Guerra do Paraguai reforçou a
mentalidade escravocrata do exército brasileiro e reatualizou o papel da
escravidão no país.
( C ) A manutenção da escravidão em Cuba esteve
diretamente relacionada à lei do Ventre Livre no Brasil que reforçou o
cativeiro de novas gerações de cativos.
( D ) A abolição da escravidão nos Estados Unidos
após a Guerra de Secessão enfraqueceu a posição dos defensores do cativeiro no
Brasil.
18 – ENEM
2015
A mudança
apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queiróz que, em 1850:
( A ) aboliu a escravidão no território brasileiro.
( B ) definiu o tráfico de escravos como pirataria.
( C ) elevou as taxas para importação de escravos.
( D ) libertou os escravos com mais de 65 anos.
( E ) garantiu o direito de alforria aos escravos.
19 – ENEM 2013
“A cessação
do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais
tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os
escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário
melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar
numa outra solução para o problema da mão de obra”.
Em 1850, a
Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de
cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a
lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução
efetiva desse problema foi o (a):
( A ) valorização dos trabalhadores nacionais
livres.
( B ) busca por novas fontes fornecedoras de
cativos.
( C ) desenvolvimento de uma economia
urbano-industrial.
( D ) incentivo à imigração europeia.
( E ) escravização das populações indígenas.
20 – ENEM 2014
“Passada a
festa da abolição, os ex-escravos procuraram distanciar-se do passado de
escravidão, negando-se a se comportar como antigos cativos. Em diversos
engenhos do Nordeste, negaram-se a receber a ração diária e a trabalhar sem
remuneração. Quando decidiram ficar, isso não significou que concordassem em se
submeter às mesmas condições de trabalho do regime anterior”.
Segundo o
texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como
característica o(a):
( A ) caráter organizativo do movimento negro.
( B ) equiparação racial no mercado de trabalho.
( C ) busca pelo reconhecimento do exercício da
cidadania.
( D ) estabelecimento do salário mínimo por projeto
legislativo.
( E ) entusiasmo com a extinção das péssimas
condições de trabalho.
21 – ENEM 2015
“A população
negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social e frequentemente
procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança.
Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o
carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até
recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva.
Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar
das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o
desfavorecimento e a humilhação de muitos”.
Em relação
ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra
que:
( A ) essa ideologia equipara a nação a outros
países modernos.
( B ) esse modelo de democracia foi possibilitado
pela miscigenação.
( C ) essa peculiaridade nacional garantiu
mobilidade social aos negros.
( D ) esse mito camuflou formas de exclusão em
relação aos afrodescendentes.
( E ) essa dinâmica política depende da
participação ativa de todas as etnias.
22 – CEDERJ
2011.1
A Argentina,
o Brasil e o Uruguai protagonizaram, juntos, entre 1864 e 1870, um evento que redefiniu
a História do Brasil. Assinale a opção que indica corretamente a denominação do
evento e sua consequência no Brasil:
( A ) Guerra do Chaco e burocratização do Estado
Imperial.
( B ) Guerra do Paraguai e profissionalização do
Exército Nacional.
( C ) Guerra das Duas Fronteiras e Proclamação da
República.
( D ) Guerra dos Farrapos e Abolição da Escravatura
23 – ENEM
2014
Na charge,
identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria”
que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na:
( A ) negação da cidadania aos familiares cativos.
( B ) concessão de alforrias aos militares
escravos.
( C ) perseguição dos escravistas aos soldados
negros.
( D ) punição dos feitores aos recrutados
compulsoriamente.
( E ) suspensão das indenizações aos proprietários
prejudicados.
24 – CEDERJ
2016.1
“É a voz de
um partido que se alça para falar ao país. E esse partido não carece demonstrar
a sua legitimidade. Desde que a reforma, alteração ou revogação da carta
outorgada de 1824, está por ela mesma revista e autorizada, é legítima a
aspiração que hoje se manifesta para buscar em melhor origem o fundamento dos
inauferíveis direitos da nação. (...) Não reconhecendo nós outra soberania mais
do que a soberania do povo, para ela apelamos”.
O Manifesto
Republicano é, para muitos historiadores, um singular documento político,
publicado no Brasil em 1870. Por conseguinte, o Manifesto Republicano:
( A ) advoga em defesa do fim da escravidão.
( B ) expressa os desejos de uma revolução
socialista.
( C ) representa a contestação ao governo
monárquico.
( D ) apoia os projetos de reforma agrária.
25 – CEDERJ 2015.1
Assinale a
alternativa que melhor identifica a capoeira no Rio de Janeiro do século XIX.
( A ) Os capoeiristas eram muitas vezes
identificados como marginais e criminosos pelos agentes da repressão.
( B ) Era uma luta exercida apenas pelos escravos e
tinha apenas um caráter festivo, expressando a identidade e riqueza da cultura
negra.
( C ) Era uma dança de origem africana e apoiada
pelas autoridades policiais, já que distraía os cativos das árduas tarefas
diárias.
( D ) A capoeira era um ofício, exercido por homens
livres e negros, sem qualquer vinculação com a sociedade escravocrata do Rio de
Janeiro.
GABARITO:
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2 – C
3 – C
4 – B
5 – D
6 – D
7 – E
8 – B
9 – E
10 – C
11 – A
12 – D
13 – E
14 – B
15 – E
16 – A
17 – D
18 – B
19 – D
20 – C
21 – D
22 – B
23 – A
24 – C
25 – A
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