Intensivo - Mód.1, Cap.9 e 10 - ENEM e CEDERJ

EXERCÍCIOS  –  TURMA INTENSIVA  –  MÓDULO 1, CAPÍTULO 9  (PG. 102 A 105) e CAPÍTULO 10 (PG. 108 A 114)


I – TEMA DAS CONJURAÇÕES:

01 – ENEM 2016              
“O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência”.
A diferença entre as sedições (conjurações) abordadas no texto encontrava-se na pretensão de:
( A ) eliminar a hierarquia militar.
( B ) abolir a escravidão africana.
( C ) anular o domínio metropolitano.
( D ) suprimir a propriedade fundiária.
( E ) extinguir o absolutismo monárquico.


II – TEMA DA TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL:

02 – ENEM 2016                              
“Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez vezes”.
A alteração demográfica destacada no período teve como causa a atividade:
( A ) cafeeira, com a atração da imigração europeia.
( B ) industrial, com a intensificação do êxodo rural.
( C ) mineradora, com a ampliação do tráfico negreiro.
( D ) canavieira, com o aumento do apresamento indígena.
( E ) manufatureira, com a incorporação do trabalho assalariado.

03 – CEDERJ 2012.1
O processo da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808, foi marcado por intensas negociações e conflitos. De todo modo, essa transferência representou uma ruptura decisiva na relação entre o Brasil e a metrópole portuguesa. Assinale a alternativa correta.
(A) A abertura dos Portos em 1808 representou um retrocesso econômico da América Portuguesa, já que os preços das mercadorias exportadas eram calculados a partir dos interesses metropolitanos.
(B) O processo que culminou com a transferência da Corte teve início com a pretensão da Inglaterra de invadir o território português, para conter o avanço das forças espanholas.
(C) A transferência da Corte é um acontecimento de múltiplos significados. Entre as transformações inauguradas pela Corte instalada no Rio de Janeiro está a criação do primeiro Banco do Brasil.
(D) A ascensão de Napoleão na França assegurou a independência política dos países do continente europeu ao consagrar a autonomia dos povos e das nações.

04 – ENEM 2014              
“A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808”.
Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem:
( A ) incentivado o clamor popular por liberdade.
( B ) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
( C ) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
( D ) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
( E ) provocado os movimentos separatistas das províncias.


III – TEMA DA INDEPENDÊNCIA:

05 – ENEM 2011                              
“No clima das ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais”.
O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de:
( A ) instalar um partido nacional, sob sua liderança, garantindo participação controlada dos afrobrasileiros e inibindo novas rebeliões de negros.
( B ) atender aos clamores apresentados no movimento baiano, de modo a inviabilizar novas rebeliões, garantindo o controle da situação.
( C ) firmar alianças com as lideranças escravas, permitindo a promoção de mudanças exigidas pelo povo sem a profundidade proposta inicialmente.
( D ) impedir que o povo conferisse ao movimento um teor libertário, o que terminaria por prejudicar seus interesses e seu projeto de nação.
( E ) rebelar-se contra as representações metropolitanas, isolando politicamente o Príncipe Regente, instalando um governo conservador para controlar o povo.


IV – TEMA DO PRIMEIRO REINADO:

06 – ENEM 2011
A Constituição de 1824 regulamentou o direito de voto dos “cidadãos brasileiros” com o objetivo de garantir:
( A ) o fim da inspiração liberal sobre a estrutura política brasileira.
( B ) a ampliação do direito de voto para maioria dos brasileiros nascidos livres.
( C ) a concentração de poderes na região produtora de café, o Sudeste brasileiro.
( D ) o controle do poder político nas mãos dos grandes proprietários e comerciantes.
( E ) a diminuição da interferência da Igreja Católica nas decisões político-administrativas.

07 – ENEM 2015
“É simplesmente espantoso que esses núcleos tão desiguais e tão diferentes se tenham mantido aglutinados numa só nação. Durante o período colonial, cada um deles teve relação direta com a metrópole. Ocorreu o extraordinário, fizemos um povo-nação, englobando todas aquelas províncias ecológicas numa só entidade cívica e política”.
Após a conquista da autonomia, a questão primordial do Brasil residia em como garantir sua unidade político-territorial diante das características e práticas herdadas da colonização. Relacionando o projeto de independência à construção do Estado nacional brasileiro, a sua particularidade decorreu da:
( A ) ordenação de um pacto que reconheceu os direitos políticos aos homens, independentemente de cor, sexo ou religião.
( B ) estruturação de uma sociedade que adotou os privilégios de nascimento como critério de hierarquização social.
( C ) realização de acordos entre as elites regionais, que evitou confrontos armados contrários ao projeto luso-brasileiro.
( D ) concessão da autonomia política regional, que atendeu aos interesses socioeconômicos dos grandes proprietários.
( E ) afirmação de um regime constitucional monárquico, que garantiu a ordem associada à permanência da escravidão.

08 – CEDERJ 2009.1
“(...) do Rio nada, não queremos nada.” Com essa frase, Frei Caneca encerrou um artigo-manifesto no jornal Tífis Pernambucano em 1824, dentro do movimento que ficou conhecido como a “Confederação do Equador”. Nesse texto, expôs suas críticas ao governo do Imperador Pedro I, cuja sede estava na cidade do Rio de Janeiro. Assinale a afirmativa que apresenta uma das razões para as críticas feitas no artigo-manifesto:
( A ) a elite carioca insistia em ajudar os flagelados do Nordeste.
( B ) havia uma excessiva centralização de poder nas mãos do Imperador.
( C ) o Brasil ainda se encontrava sob o domínio dos reis de Portugal.
( D ) D. Pedro não permitia a realização de cultos não católicos;
( E ) Pernambuco perdera o seu lugar de capital da Corte Imperial.

09 – ENEM 2012
“Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os “brasileiros” apagavam as fogueiras “portuguesas” e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas”.
Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela:
( A ) estímulos ao racismo.
( B ) apoio ao xenofobismo.
( C ) críticas ao federalismo.
( D ) repúdio ao republicanismo.
( E ) questionamentos ao autoritarismo


V – TEMA DO PERÍODO REGENCIAL:

10 – CEDERJ 2012.2                                       
A palavra “regência” denomina um período em que o governo é dirigido por representantes do monarca, e não diretamente por ele. Em geral, isso se dá em decorrência da juventude do rei, ainda incapaz de herdar as responsabilidades de gerir um Estado. Em relação aos anos da regência no Império Brasileiro (1831-1840), pode-se afirmar:
( A ) A regência foi iniciada com o golpe da Maioridade do Imperador e o fim do Conselho de Estado.
( B ) O Ato Adicional, consagrado naqueles anos, centralizou o poder dos regentes.
( C ) Foi um período marcado por revoltas em várias províncias, como a Cabanagem, no Pará.
( D ) No ano de 1831, suprimiu-se a Guarda Nacional, responsável pelas revoltas regenciais.

11 – CEDERJ 2015.2                        
A Revolta da Cabanagem é um tema recorrente nos estudos amazônicos sobre a História do Brasil. Este conflito:
( A ) foi um embate de enormes proporções, incluindo a morte de milhares de pessoas e a destruição da cidade de Belém.
( B ) restringiu-se às disputas entre os setores pobres e o governo local, sendo reprimida rapidamente.
( C ) identificou-se, desde o início, com os interesses das classes médias.
( D ) foi uma contenda circunscrita aos interesses dos índios no Pará.

12 – CEDERJ 2011.2
Assinale a alternativa que melhor identifica a chamada Guerra Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845 no sul do Brasil.
( A ) A derrota das tropas legais representou a consagração dos interesses gaúchos e uma maior autonomia regional. Por essa razão, a economia riograndense liberou a importação da carne salgada proveniente da Argentina.
( B ) A importância do sul do país do ponto de vista estratégico permitiu a consolidação de uma elite latifundiária e militarizada extremamente fiel à política da Corte Portuguesa, instalada no Rio de Janeiro.
( C ) Os farroupilhas desejavam proclamar uma República em todo território brasileiro, tendo a cidade de Porto Alegre como capital.
( D ) Os interesses particulares dos gaúchos implicavam a busca de uma maior autonomia política, contrapondo-se à política centralizadora do Império.


V – TEMA DO SEGUNDO REINADO:

13 – ENEM 2016

“Com seu manto real em verde e amarelo, as cores da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam também os tons da natureza do “Novo Mundo”, cravejado de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente, com o cabeção de penas de papo de tucano em volta do pescoço, D. Pedro II foi coroado imperador do Brasil. O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos de café e tabaco, coroado como um César em meio a coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em sinônimo da nacionalidade”.
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias. A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de tal estratégia era:
( A ) exaltar o modelo absolutista e despótico.
( B ) valorizar a mestiçagem africana e nativa.
( C ) reduzir a participação democrática e popular.
( D ) mobilizar o sentimento patriótico e antilusitano.
( E ) obscurecer a origem portuguesa e colonizadora.

14 – ENEM 2015   


Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um:
( A ) jovem imaturo que agiria de forma irresponsável.
( B ) imperador adulto que governaria segundo as leis.
( C ) líder guerreiro que comandaria as vitórias militares.
( D ) soberano religioso que acataria a autoridade papal.
( E ) monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.

15 – CEDERJ 2010.1
A base econômica do Império brasileiro estava concentrada nas atividades agrícolas e tinha como principal produto o café e como principais elementos estruturais:
( A ) a grande propriedade e a mão de obra dos colonos.
( B ) o latifúndio e a mão de obra livre de imigrantes italianos.
( C ) a pequena propriedade e o escravismo.
( D ) a urbanização e a mão de obra livre de imigrantes japoneses.
( E ) a grande propriedade e a mão de obra escrava.

16 – ENEM 2009
“No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti: Marinheiros e caiados Todos devem se acabar, Porque só pardos e pretos O país hão de habitar”.
O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:
( A ) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.
( B ) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
( C ) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
( D ) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.
( E ) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.

17 – CEDERJ 2012.1
“Os governantes trataram com cautela a ‘questão civil’ durante o Império. Antes de 1850, apenas algumas vozes isoladas consideravam o escravismo uma instituição nefasta, responsável pelo atraso existente no país, corruptora da moral e dos costumes e inibidora do progresso e da indústria.”
Assinale a alternativa que melhor identifica as condições da escravidão no Brasil após os anos de 1850.
( A ) A partir de 1870 assiste-se ao enfraquecimento da propaganda abolicionista no Brasil, resultado do fortalecimento dos setores escravocratas.
( B ) O fim da Guerra do Paraguai reforçou a mentalidade escravocrata do exército brasileiro e reatualizou o papel da escravidão no país.
( C ) A manutenção da escravidão em Cuba esteve diretamente relacionada à lei do Ventre Livre no Brasil que reforçou o cativeiro de novas gerações de cativos.
( D ) A abolição da escravidão nos Estados Unidos após a Guerra de Secessão enfraqueceu a posição dos defensores do cativeiro no Brasil.

18 – ENEM 2015  
   
A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queiróz que, em 1850:
( A ) aboliu a escravidão no território brasileiro.
( B ) definiu o tráfico de escravos como pirataria.
( C ) elevou as taxas para importação de escravos.
( D ) libertou os escravos com mais de 65 anos.
( E ) garantiu o direito de alforria aos escravos.

19 – ENEM 2013
“A cessação do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar numa outra solução para o problema da mão de obra”.
Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a):
( A ) valorização dos trabalhadores nacionais livres.
( B ) busca por novas fontes fornecedoras de cativos.
( C ) desenvolvimento de uma economia urbano-industrial.
( D ) incentivo à imigração europeia.
( E ) escravização das populações indígenas.

20 – ENEM 2014
“Passada a festa da abolição, os ex-escravos procuraram distanciar-se do passado de escravidão, negando-se a se comportar como antigos cativos. Em diversos engenhos do Nordeste, negaram-se a receber a ração diária e a trabalhar sem remuneração. Quando decidiram ficar, isso não significou que concordassem em se submeter às mesmas condições de trabalho do regime anterior”.
Segundo o texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como característica o(a):
( A ) caráter organizativo do movimento negro.
( B ) equiparação racial no mercado de trabalho.
( C ) busca pelo reconhecimento do exercício da cidadania.
( D ) estabelecimento do salário mínimo por projeto legislativo.
( E ) entusiasmo com a extinção das péssimas condições de trabalho.

21 – ENEM 2015
“A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos”.
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que:
( A ) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
( B ) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
( C ) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
( D ) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
( E ) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

22 – CEDERJ 2011.1
A Argentina, o Brasil e o Uruguai protagonizaram, juntos, entre 1864 e 1870, um evento que redefiniu a História do Brasil. Assinale a opção que indica corretamente a denominação do evento e sua consequência no Brasil:
( A ) Guerra do Chaco e burocratização do Estado Imperial.
( B ) Guerra do Paraguai e profissionalização do Exército Nacional.
( C ) Guerra das Duas Fronteiras e Proclamação da República.
( D ) Guerra dos Farrapos e Abolição da Escravatura

23 – ENEM 2014 

Na charge, identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na:
( A )  negação da cidadania aos familiares cativos.
( B ) concessão de alforrias aos militares escravos.
( C ) perseguição dos escravistas aos soldados negros.
( D ) punição dos feitores aos recrutados compulsoriamente.
( E ) suspensão das indenizações aos proprietários prejudicados.

24 – CEDERJ 2016.1
“É a voz de um partido que se alça para falar ao país. E esse partido não carece demonstrar a sua legitimidade. Desde que a reforma, alteração ou revogação da carta outorgada de 1824, está por ela mesma revista e autorizada, é legítima a aspiração que hoje se manifesta para buscar em melhor origem o fundamento dos inauferíveis direitos da nação. (...) Não reconhecendo nós outra soberania mais do que a soberania do povo, para ela apelamos”.
O Manifesto Republicano é, para muitos historiadores, um singular documento político, publicado no Brasil em 1870. Por conseguinte, o Manifesto Republicano:
( A ) advoga em defesa do fim da escravidão.
( B ) expressa os desejos de uma revolução socialista.
( C ) representa a contestação ao governo monárquico.
( D ) apoia os projetos de reforma agrária.

25 – CEDERJ 2015.1
Assinale a alternativa que melhor identifica a capoeira no Rio de Janeiro do século XIX.
( A ) Os capoeiristas eram muitas vezes identificados como marginais e criminosos pelos agentes da repressão.
( B ) Era uma luta exercida apenas pelos escravos e tinha apenas um caráter festivo, expressando a identidade e riqueza da cultura negra.
( C ) Era uma dança de origem africana e apoiada pelas autoridades policiais, já que distraía os cativos das árduas tarefas diárias.
( D ) A capoeira era um ofício, exercido por homens livres e negros, sem qualquer vinculação com a sociedade escravocrata do Rio de Janeiro.

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