Mód.2, Cap.2 - ENEM, UERJ e CEDERJ
MÓDULO 2
– CAPÍTULO 2
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL
DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 – 1945):
I – TEMA DA
PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 – 1930):
1 – CEDERJ 2017.1
No contexto eleitoral, a ação de votar, de acordo com a Constituição de
1891, era:
( A ) reservada às eleitoras.
( B ) restrita aos coronéis.
( C ) privativa dos eleitores
mais ricos.
( D ) exclusiva dos alfabetizados.
2 – ENEM 2014
“O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização
de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau
suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu
claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por
cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A
política dos estados é a política nacional”.”
Nessa citação, o presidente do Brasil no período
expressa uma estratégia política no sentido de:
( A ) governar com a adesão popular.
( B ) atrair o apoio das oligarquias estaduais.
( C ) conferir maior autonomia às prefeituras.
( D ) democratizar o poder do governo central.
( E ) ampliar a influência do capital no cenário nacional.
3 – ENEM 2016
“O coronelismo era fruto de alteração na redação de forças entre os
proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do
Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é,
então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os
coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de
polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo
na forma de voto.”
No contexto da Primeira República no Brasil, as
relações políticas descritas baseavam-se na:
( A ) coação das milícias locais.
( B ) estagnação da dinâmica urbana.
( C ) valorização do proselitismo partidário.
( D ) disseminação de práticas clientelistas.
( E ) centralização de decisões administrativas.
4 – ENEM 2010
“Para os amigos, pão; para os inimigos, pau. Aos amigos se faz justiça;
aos inimigos aplica-se a lei.” (LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto.
São Paulo: Alfa Omega, 1978)
Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado
por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada:
( A ) pela força política dos
burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas
para controlar e dominar o poder nos municípios.
( B ) pelo controle político dos
proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais
eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira.
( C ) pelo mandonismo das
oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos
assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos.
( D ) pelo domínio político de
grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço
de ascensão política na nascente república.
( E ) pela aliança política
firmada entre as oligarquias do Norte e do Nordeste do Brasil, que garantiria
uma alternância do poder federal de presidentes originários dessas regiões.
5 – ENEM 2011
“Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo
jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador
rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No
plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de
cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.”
(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978).
O coronelismo, fenômeno político
da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais
características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da
cidadania. Nesse período, esta prática
do coronelismo estava vinculada a uma estrutura social:
( A ) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição
da renda.
( B ) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
( C ) tradicional, com a manutenção da escravidão nos
engenhos como forma produtiva típica.
( D ) ditatorial, perturbada por um constante clima de
opressão mantido pelo exército e polícia.
( E ) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder
político local e regional.
6 – UERJ 2012
“Veja você, meu amigo, te resta apenas um meio para não ser explorado,
nem oprimido: demonstrar coragem. Se os trabalhadores que são tão numerosos se
opuserem com todas as suas forças aos patrões e a quaisquer formas de governo,
estaremos bem próximos dos homens verdadeiramente livres.”
Durante a Primeira República (1889-1930), em cidades como o
Rio de Janeiro e São Paulo, o movimento operário tornou-se um dos principais
críticos às exclusões da sociedade brasileira. Considerando as propostas defendidas na fala citada do personagem, uma
das ideologias que se fez presente no movimento operário brasileiro, naquele
momento, foi:
( A ) socialismo.
( B ) anarquismo.
( C ) liberalismo.
( D ) cooperativismo.
7 – ENEM 2014
“Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro
passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no
Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do
prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase
célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e
esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares
do centro da cidade.”
O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que
se expressava no(a):
( A ) substituição de vielas por
amplas avenidas.
( B ) impossibilidade de se
combaterem as doenças tropicais.
( C ) ideal de civilização
acompanhado de marginalização.
( D ) sobreposição de padrões
arquitetônicos incompatíveis.
( E ) projeto de cidade
incompatível com a rugosidade do relevo.
8 – ENEM 2011
As ruas da cidade do Rio de Janeiro foram
tomadas por manifestações durante a Revolta da Vacina. Considerando o contexto
político-social, essa revolta revela:
( A ) a
insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana
autoritária.
( B ) a
consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a
erradicação das epidemias.
( C ) a
garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa
da liberdade de expressão da população.
( D ) o
planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população
em geral.
( E ) o apoio ao governo
republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a
elite.
9 – ENEM 2010
Na história brasileira, a
chamada Revolta da Chibata, liderada por João Cândido, e descrita na música
acima, foi:
( A ) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrido na
Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro.
( B ) a revolta, no porto de
Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
( C ) o protesto, ocorrido no
Exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na
Guerra do Paraguai.
( D ) a rebelião dos marinheiros,
negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na
Marinha de Guerra.
( E ) o protesto popular contra o
aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas,
pela polícia.
10 – UERJ 2011
“Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, mandamos esta
honrada mensagem para que Vossa Excelência faça aos marinheiros brasileiros
possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilitam. Tem
Vossa Excelência 12 horas para mandar-nos a resposta satisfatória, sob pena de
ver a Pátria aniquilada.”
Os participantes da Revolta da
Chibata (1910 - 1911) exigiam direitos de cidadania garantidos pela
Constituição da época.
As limitações ao pleno exercício desses direitos, na Primeira
República, foram causadas pela permanência de:
( A ) hierarquias sociais
herdadas do escravismo.
( B ) privilégios econômicos
mantidos pelo Exército.
( C ) dissidências políticas
relacionadas ao federalismo.
( D ) preconceitos étnicos
justificados pelas teorias científicas.
II – TEMA DO
PRIMEIRO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930 – 1945):
11 – CEDERJ 2010.2
A Revolução de 1930 no Brasil é
um marco no processo de modernização.
Assinale a opção que contém elementos e personagens que se relacionam
diretamente a esta revolução como instrumento de mudanças.
( A ) fim da política café com
leite / deposição de Washington Luís / Getúlio Vargas / tenentismo / avanço
social das camadas médias urbanas.
( B ) manutenção dos privilégios
da República Velha / coronelismo / Júlio Prestes / Aliança Liberal / agrarismo.
( C ) industrialização /
urbanização / Coluna Prestes / Canudos / Góes Monteiro.
( D ) aliança entre Minas Gerais,
Paraíba e Rio Grande do Sul / Estado Novo / Coronelismo / Intentona Comunista /
Luís Carlos Prestes.
12 – ENEM 2013
“O trabalho de recomposição que nos espera não admite medidas
contemporizadoras. Implica o reajustamento social e econômico de todos os rumos
até aqui seguidos. Comecemos por desmontar a máquina do favoritismo
parasitário, com toda sua descendência espúria.” (Discurso de posse de
Getúlio Vargas como chefe do governo provisório, pronunciado em 03/11/1930)
Em seu discurso de
posse, como forma de legitimar o regime político implantado em 1930, Getúlio
Vargas estabelece uma crítica ao:
( A ) funcionamento regular dos partidos políticos.
( B ) controle político exercido pelas oligarquias
estaduais.
( C ) centralismo presente na Constituição então em vigor.
( D ) mecanismo jurídico que impedia as fraudes eleitorais.
( E ) imobilismo popular nos processos político-eleitorais.
13 – ENEM 2014
“Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da da economia
cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos
níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a
expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria
alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das
grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter
crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado
internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do
governo desaparecera com a evaporação das reservas.”
Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi
o(a):
( A ) atração de empresas
estrangeiras.
( B ) reformulação do sistema
fundiário.
( C ) incremento da mão de obra
imigrante.
( D ) desenvolvimento de política
industrial.
( E ) financiamento de pequenos
agricultores.
14 – ENEM 2015
“A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma
no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um
grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um
órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.”
Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve
o seguinte papel:
( A ) Implementou o voto direto
para presidente.
( B ) Combateu as fraudes
sistemáticas nas apurações.
( C ) Alterou as regras para as
candidaturas na ditadura.
( D ) Impulsionou as denúncias de
corrupção administrativa.
( E ) Expandiu a participação com
o fim do critério censitário.
15 – CEDERJ 2017.2
Após a Revolução de 1930, o
Brasil se envolve com questões internacionais de forma mais contundente e, com
isso, se moderniza. Essa modernização termina por fazer do Brasil uma ditadura
no Estado Novo. Um dos itens de desenvolvimento da política do Estado Novo era
a valorização da mão-de-obra nas indústrias. Essa política é definida como sendo:
( A ) um projeto de terceirização do emprego.
( B ) uma proposta de intervenção dos latifundiários.
( C ) um conjunto de regras de proteção ao trabalhador.
( D ) um agrupamento de normas para os camponeses.
16 – UERJ 2018
“O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a
aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A
essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não
divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando
interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que
impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar
economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões
inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça
social. A ampliação e o reforço das leis de previdência são, para nós, uma preocupação
constante. Este sentido de aperfeiçoamento se patenteia nas seguintes leis
recentemente elaboradas e sujeitas agora à revisão final para promulgação: “Consolidação
das leis do trabalho”, “Lei orgânica de previdência social” e “Salário
adicional para a indústria.”
(Discurso de Getúlio
Vargas pronunciado no dia 1º de maio de 1943)
O governo de Getúlio Vargas
(1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no
dia 1º de maio. O trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativo
a essas comemorações, possibilita compreender alguns dos objetivos centrais da
política trabalhista estabelecida. Esses
objetivos viabilizaram os seguintes resultados:
( A ) controle dos lucros
empresariais e redistribuição de renda.
( B ) garantia da regularidade da
remuneração e erradicação da informalidade laboral.
( C ) universalização da
assistência hospitalar e promoção do acesso à educação pública.
( D ) regulação estatal dos
sindicatos e concessão de benefícios para o operariado urbano.
17 – ENEM 2014
“As relações do Estado brasileiro com o
movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as
questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são
temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos.
São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado
varguista.”
Durante o governo Vargas, foram
desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a:
( A )
disseminação de organizações paramilitares inspiradas nos regimes fascistas
europeus.
( B )
aprovação de normas que buscavam garantir a posse das terras aos pequenos
agricultores.
( C ) criação
de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações
sindicais.
( D ) implementação de um sistema
de previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.
( E ) implantação de associações
civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.
18 – UERJ 2013
“A carteira profissional! Por menos que pareça e por mais trabalho que
dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável à
proteção do trabalhador. Elemento de qualificação civil e de habilitação
profissional, a carteira representa também título originário para a colocação,
para a inscrição sindical e, ainda, um instrumento prático do contrato individual
de trabalho. A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura a história de
uma vida. Quem a examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou
versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não encontrou a própria
vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha, ou permaneceu no
mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de
honra. Pode ser uma advertência.” (ALEXANDRE MARCONDES FILHO Texto
impresso nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social)
Alexandre Marcondes Filho foi
ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu
texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas
referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de
emprego / liberdade de associação.
(B) previsão de assistência
médica / intensificação do controle sindical.
(C) proibição do trabalho
infantil / regulamentação do direito de greve.
(D) concessão de férias
remuneradas / qualificação do trabalhador rural.
19 – ENEM 2012
“Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um
instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se
limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a
luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.” (Boletim do
Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio).
Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937- 1945), é
apresentada uma concepção de organização sindical que:
( A ) elimina os conflitos no ambiente das fábricas.
( B ) limita os direitos associativos do segmento patronal.
( C ) orienta a busca do consenso entre trabalhadores e
patrões.
( D ) proíbe o registro de estrangeiros nas entidades
profissionais do país.
( E ) desobriga o Estado quanto aos direitos e deveres da
classe trabalhadora.
20 – ENEM 2015
“Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o
território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras
flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em
torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a
discórdia volte novamente a dividi-lo! Discurso do Ministro da Justiça
Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937.”
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais
eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto
pelo Estado Novo, que se associa à
( A ) supressão das diferenças
socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais
carentes.
( B ) orientação do regime quanto
ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana.
( C ) adoção de práticas
políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais
dispersivos.
( D ) propagação de uma cultura
política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira.
( E ) defesa da unidade do
território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários à política
varguista.
21 – ENEM 2012
Em 1943, Getúlio Vargas criou o
Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça,
esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e
do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de
massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração
direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão. (CAPELATO, M. H. Propaganda
política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999).
No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve
como finalidade o(a):
( A ) desativação de um sistema
tradicional de comunicação voltado para a educação.
( B ) controle do conteúdo da
informação por meio de uma orientação política e ideológica.
( C ) subordinação do Ministério
da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.
( D ) ampliação do raio de
atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.
( E ) demonstração de força
política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.
22 – ENEM 2016 è Aquarela do Brasil è
“Brasil! Meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus
versos O Brasil, samba que dá Bamboleio que faz gingar O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim! Ah! Abre a cortina do
passado Tira a mãe preta do Cerrado Bota o rei congo no congado Brasil! Pra
mim! Deixa cantar de novo o trovador A merencória luz da lua Toda canção do meu
amor Quero ver a sá dona caminhando Pelos salões arrastando O seu vestido
rendado Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!”
Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um
exemplo típico de:
( A ) música de sátira.
( B ) samba exaltação.
( C ) hino revolucionário.
( D ) propaganda eleitoral.
( E ) marchinha de protesto.
GABARITO:
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