Intensivo - Mód.2, Cap.3 - ENEM, UERJ e CEDERJ

MÓDULO 2,   CAPÍTULO 3O MUNDO APÓS 1945: GUERRA FRIA, REVOLUÇÃO E O MUNDO ATUAL”
(P. 57 A 84)
I – TEMA DA GUERRA FRIA (1947 – 1991):

01 – ENEM 2013
Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria.” (HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991) ).
O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a):
( A ) formação do mundo bipolar.
( B ) aceleração da integração regional.
( C ) eliminação dos regimes autoritários.
( D ) difusão do fundamentalismo islâmico.
( E ) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas.

02 – ENEM 2012
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se:
( A ) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
( B ) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
( C ) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
( D ) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
( E ) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

03 – UERJ 2013
Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com:
( A ) unificação das leis estaduais.
( B ) expansão da igualdade social.
( C ) regulação de causas trabalhistas.
( D ) universalização dos direitos civis.

04 – ENEM 2012
“Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.” (KING JR., Martin Luther)
O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam:
( A ) a conquista de direitos civis para a população negra.
( B ) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
( C ) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
( D ) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
( E ) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

05 – ENEM 2014

Nos quadrinhos, faz-se referência a um evento que correspondia a um dos grandes medos da população mundial no período da Guerra Fria. Durante esse período, a possibilidade de ocorrência desse evento era grande em função do(a):
( A ) acirramento da rivalidade Norte-Sul.
( B ) intensificação da corrida armamentista.
( C ) ocorrência de crises econômicas globais.
( D ) emergência de novas potências mundiais.
( E ) aprofundamento de desigualdades sociais.

06 – CEDERJ 2015.1
Em 1947, foi colocado em ação o chamado Plano Marshall, nome do então secretário de estado do governo norte-americano George Marshall. Assinale a alternativa que melhor explica o objetivo desse plano norte-americano.
( A ) Assegurar a influência dos Estados Unidos na América Latina, apoiando financeira-
mente os países do continente.
( B ) Recuperar economicamente os Estados Unidos da América, debilitados em razão dos custos da II Guerra Mundial.
( C ) Salvaguardar os interesses dos alemães, mais atentos ao papel dos Estados Unidos na Europa.
( D ) Apoiar financeiramente os países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial, fortalecendo o papel dos Estados Unidos.

07 – ENEM 2013
“O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) alterou-se desde sua origem em 1949. A OTAN é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a OTAN declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.”
Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente: ( A ) Financiar a indústria bélica – garantir atuação global.
( B ) Conter a expansão socialista – realizar ataques preventivos.
( C ) Combater a ameaça soviética – promover auxílio humanitário.
( D ) Minimizar a influência estadunidense – apoiar organismos multilaterais.
( E ) Reconstruir o continente devastado – assegurar estabilidade geopolítica.

08 – UERJ 2014                  
Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.
O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:
( A ) mundialização do acesso a fontes de energia.
( B ) bipolaridade das relações políticas internacionais.
( C ) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.
( D ) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.


09 – UERJ 2014
Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”.
Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre:
( A ) presença soviética na China.
( B ) intervenção militar no Vietnã.
( C ) dominação europeia na África do Sul.
( D ) exploração econômica no Oriente
Médio.

10 - CEDERJ 2010.2                      
A queda do Muro de Berlim, em 1989, deu início a profundas mudanças na política mundial. Essa queda representou:
( A ) a perde de hegemonia da URSS e a crise do liberalismo.
( B ) o início do processo de globalização e o fim da hegemonia americana.
( C ) o fim da Guerra Fria e do Socialismo Real.
( D ) a abertura da URSS e o início da Revolução Cultural na China.
II – TEMA DA DESCOLONIZAÇÃO AFROASIÁTICA:

11 – UERJ 2015


Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de:
( A ) Incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
( B ) reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.
( C ) descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.
( D ) solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.
( E ) conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

12 – UERJ 2011       
“Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.”
Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:
( A ) luta pela descolonização.
( B ) expansão do comunismo.
( C ) bipolaridade da Guerra Fria.
( D ) política da Coexistência Pacífica.


13 – ENEM 2012

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando:
( A ) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.
( B ) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
( C ) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
( D ) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
( E ) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

14 – ENEM 2013
Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página — não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.” (Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul).
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado:
( A ) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
( B ) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
( C ) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
( D ) estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
( E ) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

15 – ENEM 2016
O regime do Apartheid, adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a):

( A ) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.
( B ) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada.
( C ) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado
( D ) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.
( E ) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo.

Comentários

  1. GABARITO:


    1 – A
    2 – C
    3 – D
    4 – A
    5 – B
    6 – D
    7 – B
    8 – B
    9 – B
    10 – C
    11 – E
    12 – C
    13 – D
    14 – C
    15 – D

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