Intensivo - Mód.2, Cap.5 - ENEM, UERJ e CEDERJ

MÓDULO 2  –  CAPÍTULO 5

A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964 – 1985)

I – TEMA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985):

1 – CEDERJ 2016.1                       
Sobre a Ditadura Militar Brasileira, é correto afirmar que:
( A ) Castelo Branco foi o presidente que mais reprimiu a população.
( B ) O governo Médici minimizou a repressão à luta armada.
( C ) As greves operárias foram reprimidas ao longo da Ditadura.
( D ) A abertura foi o resultado de um acordo restrito entre militares e burgueses.

2 – CEDERJ 2015.1
Segundo o historiador Carlos Fico, “a abordagem propriamente histórica da ditadura militar é recente. Poderíamos dizer que se trata de uma espécie de movimento de incorporação, pelos historiadores, de temáticas outrora teorizadas quase exclusivamente por cientistas políticos e sociólogos e narradas pelos próprios partícipes
Apesar das distintas interpretações, os historiadores e demais cientistas sociais são unânimes em afirmar que a ditatura militar:
( A ) suspendeu direitos civis conquistados na redemocratização de 1945.
( B ) ampliou os direitos civis, incorporando o direito ao voto dos analfabetos.
( C ) respeitou o livre exercício das atividades acadêmicas dos intelectuais.
( D ) intensificou uma política pacífica de apoio às populações indígenas.


3 – ENEM 2015
No Regime Militar (1964 – 1985), a estratégia, abordada na charge de Ziraldo, foi a:
( A ) priorização da segurança nacional.
( B ) captação de recursos estrangeiros
( C ) execução de cortes nos gastos públicos.
( D ) nacionalização de empresas multinacionais.
( E ) promoção de políticas de distribuição de renda.
  
4 – ENEM 2013
A imagem, foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a:
( A ) extinção dos partidos nanicos.
( B ) retomada dos partidos estaduais.
( C ) adoção do bipartidarismo regulado.
( D ) superação do fisiologismo tradicional.
( E ) valorização da representação parlamentar.

5 – CEDERJ 2011.1   
A década de 1980, no Brasil, foi marcada por eventos que mostraram o esvaziamento dos controles políticos e sociais dos governos militares. Dentre esses eventos podem-se assinalar:
( A ) o movimento Queremista e a violência urbana.
( B ) o movimento dos Caras Pintadas e a redemocratização.
( C ) o movimento Tenentista e a passeada dos cem mil.
( D ) o movimento das Diretas Já e a abertura política.

6 - ENEM 2016
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como:
( A ) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
( B ) a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
( C ) as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
( D ) os comícios e as manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
( E ) o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.
  
7 – ENEM 2015
O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s):
( A ) reinserção do país na economia globalizada.
( B ) transformações políticas na vigência do Estado Novo.
( C ) alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
( D ) suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar.
( E ) volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.

II – TEMA DA NOVA REPÚBLICA BRASILEIRA (1985 – DIAS ATUAIS):

8 – ENEM 2011
Um certo movimento, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude, movida por esse forte sentimento cívico:
( A ) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
( B ) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
( C ) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
( D ) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
( E ) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

9 – CEDERJ 2015.2
O Movimento conhecido como Caras Pintadas teve entre seus principais objetivos:
( A ) a saída do presidente Collor e sua expulsão do país.
( B ) a retirada de Collor da Presidência e a instauração do Parlamentarismo.
( C ) o impeachment de Collor e o combate à corrupção.
( D ) a continuidade do Governo Collor e a redistribuição de renda.

10 – ENEM 2015
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela:
( A ) divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
( B ) criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
( C ) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
( D ) compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
( E ) violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.

11 – CEDERJ 2016.2
A figura abaixo mostra uma das mais importantes manifestações populares do século XX, o movimento dos Caras Pintadas, que defendeu o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo. Sobre essa manifestação popular, é correto afirmar:
( A ) Foi um movimento exclusivo dos setores médios e, em particular, dos representantes do grande capital.
( B ) Significou a manipulação dos setores midiáticos, em especial os jornais cariocas e paulistas.
( C ) Expressou a atuação dos parlamentares brasileiros para pôr fim à corrupção no país.
( D ) Teve a presença decisiva dos jovens, muitos filiados à União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

III – TEMA DOS PROBLEMAS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL:

12 – ENEM 2015
Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.”
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para:
( A ) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
( B ) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.
( C ) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.
( D ) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.
( E ) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.

13 – ENEM 2013
Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.
Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a:
( A ) fragilidade das redes globais comunicacionais, como internet e telefonia.
( B ) garantia dos direitos sociais constitucionais, como educação e previdência.
( C ) crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.
( D ) instabilidade das instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.
( E ) consolidação das corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.

14 – ENEM 2010
A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantil e tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados.
O texto do jornal Época (2010) trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino para atender a esse público, pretende-se:
( A ) contribuir para a invisibilidade do preconceito do grupo LGBT.
( B ) copiar os modelos educacionais dos Estados Unidos da América e da Europa.
( C ) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico.
( D ) criar uma estratégia de proteção e isolamento desse grupo.
( E ) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.

15 – ENEM 2015

As novas tecnologias foram massificadas, alcançando e impactando de diferentes formas os lugares. A ironia proposta pela charge indica que o acesso à tecnologia está:
( A ) vinculado à mudança na paisagem.
( B ) garantido de forma equitativa aos cidadãos.
( C ) priorizado para resolver as desigualdades.
( D ) relacionado a uma ação redentora na vida social.
( E ) dissociado de revoluções na realidade socio- espacial.

16 – ENEM 2015
O cartum evidencia um desafio que o tema da inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre:
( A ) participação política e formação profissional diferenciada.
( B ) exercício da cidadania e políticas de transferência de renda.
( C ) modernização das leis e ampliação do mercado de trabalho.
( D ) universalização de direitos e reconhecimento das diferenças.
( E ) crescimento econômico e flexibilização dos processos seletivos.

Comentários

  1. GABARITO:


    01 - C
    02 - A
    03 - B
    04 - C
    05 - D
    06 - A
    07 - E
    08 - E
    09 - C
    10 - A
    11 - D
    12 - B
    13 - C
    14 - E
    15 - E
    16 - D

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