Intensivo - Mód.2, Cap.5 - ENEM, UERJ e CEDERJ
MÓDULO 2
– CAPÍTULO 5
A DITADURA
CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964 – 1985)
I – TEMA DA DITADURA
CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985):
1 – CEDERJ 2016.1
Sobre a Ditadura
Militar Brasileira, é correto afirmar que:
( A ) Castelo Branco foi o presidente que mais reprimiu a
população.
( B ) O governo Médici minimizou a repressão à luta armada.
( C ) As greves operárias foram reprimidas ao longo da
Ditadura.
( D ) A abertura foi o resultado de um acordo restrito entre
militares e burgueses.
2 – CEDERJ 2015.1
Segundo o historiador Carlos
Fico, “a abordagem propriamente histórica
da ditadura militar é recente. Poderíamos dizer que se trata de uma espécie de
movimento de incorporação, pelos historiadores, de temáticas outrora teorizadas
quase exclusivamente por cientistas políticos e sociólogos e narradas pelos
próprios partícipes”
Apesar das distintas interpretações, os historiadores e demais
cientistas sociais são unânimes em afirmar que a ditatura militar:
( A ) suspendeu direitos civis
conquistados na redemocratização de 1945.
( B ) ampliou os direitos civis,
incorporando o direito ao voto dos analfabetos.
( C ) respeitou o livre exercício
das atividades acadêmicas dos intelectuais.
( D ) intensificou uma política pacífica
de apoio às populações indígenas.
( A ) priorização da segurança nacional.
( B ) captação de recursos estrangeiros
( C ) execução de cortes nos gastos públicos.
( D ) nacionalização de empresas
multinacionais.
( E ) promoção de políticas de
distribuição de renda.
4 – ENEM 2013
( A ) extinção dos partidos
nanicos.
( B ) retomada dos partidos
estaduais.
( C ) adoção do bipartidarismo
regulado.
( D ) superação do fisiologismo
tradicional.
( E ) valorização da
representação parlamentar.
5 – CEDERJ
2011.1
A década de 1980, no Brasil, foi
marcada por eventos que mostraram o esvaziamento dos controles políticos e
sociais dos governos militares. Dentre
esses eventos podem-se assinalar:
( A ) o movimento Queremista e a violência urbana.
( B ) o movimento dos Caras Pintadas e a redemocratização.
( C ) o movimento Tenentista e a passeada dos cem mil.
( D ) o movimento das Diretas Já e a abertura política.
6 - ENEM 2016
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser
traduzida como:
( A ) a campanha popular que
confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
( B ) a manifestação de milhares
de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
( C ) as passeatas realizadas em
prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
( D ) os comícios e as
manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
( E ) o movimento que exigia o
direito à igualdade de voto para homens e mulheres.
O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s):
( A ) reinserção do país na
economia globalizada.
( B ) transformações políticas na
vigência do Estado Novo.
( C ) alterações em áreas
estratégicas para o desenvolvimento do país.
( D ) suspensão das eleições
legislativas durante o período da Ditadura Militar.
( E ) volta da democracia após um
período sem eleições diretas para o Executivo Federal.
II – TEMA DA NOVA
REPÚBLICA BRASILEIRA (1985 – DIAS ATUAIS):
8 – ENEM 2011
Um certo movimento, do início dos
anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude, movida por esse forte sentimento cívico:
Nesse contexto, a juventude, movida por esse forte sentimento cívico:
( A ) aliou-se aos partidos de
oposição e organizou a campanha Diretas Já.
( B ) manifestou-se contra a
corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
( C ) engajou-se nos protestos
relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
( D ) espelhou-se no movimento
estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
( E ) tornou-se porta-voz da
sociedade e influenciou no processo de impeachment
do então presidente Collor.
9 – CEDERJ 2015.2
O Movimento conhecido
como Caras Pintadas teve entre seus
principais objetivos:
( A ) a saída do presidente Collor e sua expulsão do país.
( B ) a retirada de Collor da Presidência e a instauração do
Parlamentarismo.
( C ) o impeachment de Collor e o combate à corrupção.
( D ) a continuidade do Governo Collor e a redistribuição de
renda.
10 – ENEM 2015
( A ) divulgação de denúncias de
corrupção envolvendo o presidente da República.
( B ) criminalização dos
movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
( C ) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
( D ) compra de apoio político
promovida pelo Poder Executivo.
( E ) violência da repressão
estatal atribuída às Forças Armadas.
11 – CEDERJ 2016.2
A figura abaixo mostra uma das
mais importantes manifestações populares do século XX, o movimento dos Caras
Pintadas, que defendeu o impeachment do então presidente Fernando Collor de
Melo. Sobre essa manifestação popular, é
correto afirmar:
( A ) Foi um movimento exclusivo
dos setores médios e, em particular, dos representantes do grande capital.
( B ) Significou a manipulação
dos setores midiáticos, em especial os jornais cariocas e paulistas.
( C ) Expressou a atuação dos
parlamentares brasileiros para pôr fim à corrupção no país.
( D ) Teve a presença decisiva
dos jovens, muitos filiados à União Nacional dos Estudantes e a União
Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
III – TEMA DOS
PROBLEMAS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL:
12 – ENEM 2015
“Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos
diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi
no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata
apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim
do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a
cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela
redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam
diretamente com a população e com o Estado.”
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais
contribuíram para:
( A ) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
( A ) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
( B ) tornar a democracia um
valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.
( C ) difundir a democracia
representativa como objetivo fundamental da luta política.
( D ) ampliar as disputas pela
hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.
( E ) fragmentar as lutas
políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.
13 – ENEM 2013
“Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos
sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os
movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e
1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a
campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente
denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.”
Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais
nas últimas três décadas é a:
( A ) fragilidade das redes
globais comunicacionais, como internet e telefonia.
( B ) garantia dos direitos
sociais constitucionais, como educação e previdência.
( C ) crise das organizações
representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.
( D ) instabilidade das
instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.
( E ) consolidação das
corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.
14 – ENEM 2010
“A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas
voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu
inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos
Estados Unidos da América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de
expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público
estudantil e tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos
socialmente discriminados.”
O texto do jornal Época (2010) trata
de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino
para atender a esse público, pretende-se:
( A ) contribuir para a invisibilidade do preconceito do
grupo LGBT.
( B ) copiar os modelos educacionais dos Estados Unidos da
América e da Europa.
( C ) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico.
( D ) criar uma estratégia de proteção e isolamento desse
grupo.
( E ) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de
ensino.
( A ) vinculado à mudança na paisagem.
( B ) garantido de forma equitativa aos cidadãos.
( C ) priorizado para resolver as desigualdades.
( D ) relacionado a uma ação
redentora na vida social.
( E ) dissociado de revoluções na
realidade socio- espacial.
( A ) participação política e
formação profissional diferenciada.
( B ) exercício da cidadania e
políticas de transferência de renda.
( C ) modernização das leis e
ampliação do mercado de trabalho.
( D ) universalização de direitos
e reconhecimento das diferenças.
( E ) crescimento econômico e
flexibilização dos processos seletivos.
GABARITO:
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16 - D