Mód. 1, Cap. 2 - Questões recentes do CEDERJ e ENEM
MÓDULO 1 – CAPÍTULO 2
SOCIEDADES INDÍGENAS AMERICANAS, AFRICANAS E ASIÁTICAS ENTRE OS SÉCULOS XIV E XV:
CEDERJ 2008
O continente americano, quando da chegada de Colombo, em 1492, possuía
uma população estimada em 80 e 100 milhões de habitantes.
Sobre essa
população, são corretas as alternativas abaixo, com exceção de:
( A ) a grande diversidade linguística e cultural encontrada entre as
sociedades nativas;
( B ) a concentração da maioria da população em uma pequena porcentagem
da superfície do continente;
( C ) a pluralidade de formas de organização político-sociais encontradas
entre as sociedades;
( D ) a variedade de formas de organização da economia existentes;
( E ) o baixo desenvolvimento cultural desses povos em relação aos
conquistadores europeus
ENEM 2011
Descobertas arqueológicas indicam que o homem está
presente na América há pelo menos 20 mil anos. Contudo, são três as principais
civilizações ameríndias conhecidas. A mais antiga, maia, surge na península de
Yucatán, na América Central, por volta de 2.600 aC, e ocupa a região
mesoamericana. Quando os espanhóis iniciam a colonização da América, esse povo
já se encontra em declínio. Bem mais recente, o império asteca inicia-se em
1376 e vai até 1521, quando Tenochtitlán, a capital do Império, é conquistada e
destruída pelos espanhóis, que edificam, sobre ela, a atual Cidade do México. A
terceira maior civilização pré-colombiana, a inca, se desenvolve nos Andes, na
América do Sul, nas regiões atuais do Peru, Bolívia, Equador, expandindo-se a
partes da Colômbia, Chile e Argentina. Nota-se que esses três povos coexistem
ou são precedidos e influenciados por culturas importantes, como aimará,
chavín, mixteca, moche, nasca, olmeca, tolteca, Teotihuacán, zapoteca e outras.
Com base no texto,
é correto afirmar que:
( A ) a conquista
espanhola das terras americanas foi facilitada pela grande similaridade
cultural entre os povos do continente, o que permitiu que os espanhóis
utilizassem as mesmas estratégias contra cada um deles.
( B ) os povos da
América pré-colombiana apresentam grande diversidade cultural e não se
restringem às três grandes civilizações comumente lembradas.
( C ) por se
encontrarem em declínio, as civilizações americanas não apresentaram nenhuma
resistência à conquista espanhola.
( D ) a
superioridade técnica dos povos americanos com relação aos espanhóis não foi
suficiente em seus enfrentamentos com os colonizadores, uma vez que eram
culturalmente menos desenvolvidos que os espanhóis.
( E ) a
homogeneidade cultural do continente americana pré-colonização é notável, algo
que hoje pode ser evidenciado também pelas descobertas arqueológicas quanto
pelas heranças culturais ainda presentes em muitas regiões.
ENEM 2016
TEXTO I – Documentos do século XVI algumas vezes se
referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e,
ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as
referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares.
Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais
frequência do que qualquer outro.
TEXTO II – Índio é um
conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus.
Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para
com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses
e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares
quanto os tupinambás e os astecas.
Ao comparar os textos, as formas de
designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são
reveladoras da:
( A )
concepção idealizada do território, entendido como geograficamente
indiferenciado
( B )
percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
( C )
compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
( D )
transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval.
( E )
visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
ENEM 2013 - A África também já serviu como ponto de partida para
comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como “Um príncipe em Nova York” e
“Ace Ventura: um maluco na África”. Em ambas, a África parece um lugar cheio de
tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação Rei Leão, da Disney, o
mais bem-sucedido filme americano na África, não chegava a contar com elenco de
seres humanos. {Filmes de Hollywood sofre África ficam no clichê}
A produção cinematográfica referida no texto contribui
para a construção de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória
enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente
africano:
( A ) a
história e a natureza.
( B ) o
exotismo e as culturas.
( C ) a
sociedade e a economia.
( D ) o
comércio e o ambiente.
( E ) a
diversidade e a política.
G
ResponderExcluirA
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