Mód. 1, Cap. 2 - Questões recentes do CEDERJ e ENEM

MÓDULO 1  –  CAPÍTULO 2

SOCIEDADES INDÍGENAS AMERICANAS, AFRICANAS E ASIÁTICAS ENTRE OS SÉCULOS XIV E XV:


CEDERJ 2008
O continente americano, quando da chegada de Colombo, em 1492, possuía uma população estimada em 80 e 100 milhões de habitantes.
Sobre essa população, são corretas as alternativas abaixo, com exceção de:
( A ) a grande diversidade linguística e cultural encontrada entre as sociedades nativas;
( B ) a concentração da maioria da população em uma pequena porcentagem da superfície do continente;
( C ) a pluralidade de formas de organização político-sociais encontradas entre as sociedades;
( D ) a variedade de formas de organização da economia existentes;
( E ) o baixo desenvolvimento cultural desses povos em relação aos conquistadores europeus

ENEM 2011
Descobertas arqueológicas indicam que o homem está presente na América há pelo menos 20 mil anos. Contudo, são três as principais civilizações ameríndias conhecidas. A mais antiga, maia, surge na península de Yucatán, na América Central, por volta de 2.600 aC, e ocupa a região mesoamericana. Quando os espanhóis iniciam a colonização da América, esse povo já se encontra em declínio. Bem mais recente, o império asteca inicia-se em 1376 e vai até 1521, quando Tenochtitlán, a capital do Império, é conquistada e destruída pelos espanhóis, que edificam, sobre ela, a atual Cidade do México. A terceira maior civilização pré-colombiana, a inca, se desenvolve nos Andes, na América do Sul, nas regiões atuais do Peru, Bolívia, Equador, expandindo-se a partes da Colômbia, Chile e Argentina. Nota-se que esses três povos coexistem ou são precedidos e influenciados por culturas importantes, como aimará, chavín, mixteca, moche, nasca, olmeca, tolteca, Teotihuacán, zapoteca e outras.
Com base no texto, é correto afirmar que:
( A ) a conquista espanhola das terras americanas foi facilitada pela grande similaridade cultural entre os povos do continente, o que permitiu que os espanhóis utilizassem as mesmas estratégias contra cada um deles.
( B ) os povos da América pré-colombiana apresentam grande diversidade cultural e não se restringem às três grandes civilizações comumente lembradas.
( C ) por se encontrarem em declínio, as civilizações americanas não apresentaram nenhuma resistência à conquista espanhola.
( D ) a superioridade técnica dos povos americanos com relação aos espanhóis não foi suficiente em seus enfrentamentos com os colonizadores, uma vez que eram culturalmente menos desenvolvidos que os espanhóis.
( E ) a homogeneidade cultural do continente americana pré-colonização é notável, algo que hoje pode ser evidenciado também pelas descobertas arqueológicas quanto pelas heranças culturais ainda presentes em muitas regiões.

ENEM 2016
TEXTO IDocumentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
TEXTO IIÍndio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.
Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da:
( A ) concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado
( B ) percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
( C ) compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
( D ) transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval.
( E ) visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

ENEM 2013   -   A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como “Um príncipe em Nova York” e “Ace Ventura: um maluco na África”. Em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.   {Filmes de Hollywood sofre África ficam no clichê}
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a construção de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
( A ) a história e a natureza.
( B ) o exotismo e as culturas.
( C ) a sociedade e a economia.
( D ) o comércio e o ambiente.
( E ) a diversidade e a política.

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