Mód. 1, Cap. 3 - Questões ENEM e CEDERJ - Renascimento cultural e Reformas religiosas
MÓDULO 1 – CAPÍTULO 3
QUESTÕES ENEM E CEDERJ
RENASCIMENTO CULTURAL E REFORMAS RELIGIOSAS
Questão 01 – CEDERJ 2016.1 – O século XVI é o primeiro polo do espírito moderno. A primeira
afirmação, ainda presa à herança, dum clima mental e social que revoluciona as
ordens do ser, pensar e crer. O Renascimento afirma-se como uma ousadia moderna
em nascimento, uma grande revolução ainda a brotar, uma idade de transição que
é a bússola de origem da modernidade.
A principal característica do Renascimento é:
( A ) A concepção antropocêntrica e a valorização
das potencialidades humanas.
( B ) O testemunho do protagonismo da burguesia,
liberta dos entraves da era moderna.
( C ) A repulsa à cultura greco-romana,
identificada como exemplo de uma arte sem valor.
( D ) A declaração de uma nova concepção artística
e o desprezo ao conhecimento científico.
Questão 02 – ENEM 2010 – Não há
um Renascimento, há múltiplos. O mais característico desse fenômeno histórico
é, pois, a rica variedade das suas manifestações, assemelhadas algumas práticas
e produções entre si, contrastantes outras, convergentes ainda algumas e
contraditórias inúmeras
Com relação ao trecho acima e tendo em vista o período em
questão, pode-se afirmar que:
( A ) o que unifica o
Renascimento é a quebra absoluta com as instituições e temáticas cristãs que
marcavam a arte e a cultura medievais.
( B ) o humanismo
medieval não é de todo substituído pelo novo teocentrismo renascentista.
( C ) entre os traços
do Renascimento estão a ascensão do humanismo aliada à manutenção de fortes
laços de artistas com autoridades religiosas e ao uso de temáticas bíblicas.
( D ) o Renascimento é
um fenômeno puramente relacionado às artes, uma vez que pouco se alteram as
concepções filosóficas e científicas durante o período.
( E ) as propostas
científicas e artísticas do Renascimento, por serem nitidamente superiores às
anteriores, enfrentam pouca resistência da sociedade e da Igreja.
Questão 03 – CEDERJ 2008.2 – Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam
a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente. Assinale a
alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.
( A ) Dar continuidade
ao pensamento medieval, em particular aos preceitos da Escolástica que
apregoava a conciliação da fé cristã com a razão fundada na tradição grega de
Platão e Aristóteles.
( B ) Tomar como
fundamento exclusivamente as Escrituras Sagradas – o Antigo e o Novo Testamento
– na medida em que as formas culturais deveriam estar a serviço da religião.
( C ) Inspirar-se na
arte e na cultura da civilização greco-romana que teria sido desvalorizada pelo
pensamento medieval, o qual limitava a liberdade do indivíduo.
( D ) Imitar fielmente
as atitudes dos homens da antiguidade, em seu modo de escrever, falar,
esculpir, pintar, construir, se vestir, entre outras. Assim, sentiam-se
alcançando as glórias do passado.
( E ) Reagir ao
movimento que defendia a autoridade do presente em relação ao Antigo e exigia
uma ruptura total com o passado.
Questão 04 – ENEM 2008 – A
escultura Davi, de Michelangelo, representa o herói bíblico do Velho Testamento.
As referências artísticas que inspiraram Michelangelo:
( A ) remetem à arte
medieval e às tradições cristãs, o que era adequado dado o caráter bíblico da
figura representada.
( B ) permitem que ele
represente uma figura humana marcada por grande fraqueza frente aos poderes
divinos, como era próprio do Renascimento.
( C ) remetem ao
Período Clássico, sobretudo grego, o que permite que o artista incorpore
classicismo e humanismo a essa temática cristã.
( D ) remetem,
sobretudo, à arte oriental, bastante valorizada na Europa do Renascimento.
( E ) destoam daquelas
que orientam artistas como Leonardo da Vinci e Rafael, muito mais próximos da
arte barroca.
Questão 05 – ENEM 2010 – Durante toda a Idade Média e início da Idade Moderna, a
Igreja Católica impedia a tradução da Bíblia. Esta era lida e estudada em
latim, sobretudo por membros do clero católico. A primeira tradução da Bíblia
foi para a língua alemã, realizada por Martinho Lutero, em 1534 – uma das
principais realizações das chamadas Reformas protestantes. Essa tradução para a
língua comumente usada pela população possibilitou a difusão da doutrina cristã
na sociedade, rompendo o monopólio da Bíblia em latim, de conhecimento quase
exclusivo da Igreja e dos estudiosos. Após essa primeira tradução, vieram
outras em diversas línguas, favorecendo a expansão do protestantismo na Europa
e a alfabetização nos territórios protestantes.
Com base nas informações, é possível
afirmar que:
( A ) A Igreja Católica no início da
Idade Moderna incentivou a disseminação e a livre interpretação do conteúdo das
Sagradas Escrituras.
( B ) A tradução da Bíblia para
outras línguas a partir do latim se deu de forma pacífica, sem maiores disputas
políticas ou doutrinárias.
( C ) As Reformas protestantes não
apresentaram nenhuma ameaça ao poder do clero católico, sendo um movimento
puramente de caráter religioso.
( D ) As decisões da Igreja Católica em nada
influenciaram as dinâmicas sociais e políticas na Europa durante as Idades
Média e Moderna, tendo sua atuação restrita às questões de fé.
( E ) O uso exclusivo do latim configurava um
recurso de poder ao clero católico, que passou a ser ameaçado frente à
disseminação da leitura e da interpretação do texto bíblico.
Questão 06 – ENEM 2011 – A Inquisição medieval foi instituída no
século XIII para reprimir a heresia. Em 1229, o Concílio Francês decretou que
cada paróquia deveria contar com um tribunal eclesiástico, formado por um
sacerdote e dois leigos. Em 1235, esses tribunais foram substituídos pela
Inquisição papal, confiada aos frades dominicanos. Gregório IX enviou seus
juízes (inquisidores) a várias partes da Europa para julgar os casos de
heresia. Os inquisidores eram nomeados pela Santa Fé, mas trabalhavam com a
cooperação do bispo de cada cidade. A sentença recebida pelo herege, após o
julgamento, caso se arrependesse, ou na pena de morte, caso insistisse em suas
convicções diante do tribunal Se condenado à morte, o herege era entregue às
autoridades civis porque o clero não podia matar com as próprias mãos.
Sobre a Inquisição medieval e o papel
da Igreja:
( A ) As pessoas que, diante de um
Tribunal da Inquisição, mantinham convicções divergentes daquelas defendidas
pela Igreja eram condenadas à morte e executadas pelo Clero.
( B ) A inquisição mostrava o poder
que a Igreja Católica tinha na Idade Média, inclusive com a capacidade de
aplicar a justiça.
( C ) A nobreza europeia medieval, ao
instituir a Inquisição, deu uma clara demonstração de seu poder frente à Igreja
Católica.
( D ) Na Idade Média, a aplicação da
justiça era um atributo específico de quem se opunha às doutrinas do
catolicismo.
( E ) Os hereges estavam isentos de
serem julgados pela Inquisição, pois mantinham estreita relação com o clero
católico, além de não se oporem aos dogmas da Igreja.
Questão 07 – ENEM 2009 – O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu
papel (...). A cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem
ser levados em conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é
indubitável – a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de
satisfazer (...) os pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio
político para atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse
necessário para consolidar os resultados alcançados pelo ataque inicial dos
profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento
espiritual com uma mensagem religiosa.
Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a Europa
no século XVI, é incorreto afirmar que: ( A ) Lutero, apesar de não ter sido o
primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à Igreja, apresentava como
um dos pontos centrais de seus questionamentos a condenação da prática,
coordenada pelos próprios membros do clero católico, da venda de indulgências,
de relíquias e de cargos religiosos.
( B ) as reformas
religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que,
apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente
religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das
camadas menos favorecidas da população.
( C ) o anglicanismo
surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo um religioso
fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar, alguns dogmas
como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa discordância teve como
consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
( D ) a contrarreforma
foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas frentes de ação: por
um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus membros, alvos
recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro reafirmou os dogmas que
foram condenados pelas novas religiões.
( E ) o calvinismo
pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles
que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os
homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu
destino seria a danação no inferno.
Questão 08 – CEDERJ 2011.2 – Criado no século XIII, o Santo Ofício foi a instituição responsável pela Inquisição, utilizada para reprimir os movimentos religiosos que questionavam a autoridade da Igreja Católica e dos reis. Em relação ao período conhecido como Reforma e Contrarreforma, pode-se afirmar que:
( A ) a Contrarreforma é conhecida
também como reforma calvinista, por ter sido liderada por Calvino.
( B ) o Concílio de Trento sintetizou
a proposta de Lutero na Alemanha, contrapondo-se aos princípios religiosos da
Igreja Católica.
( C ) nesse mesmo período foi
produzido um Index, com a relação das publicações condenadas pela Igreja
Católica.
( D ) os anabatistas eram um
movimento religioso que pregava os princípios da Igreja Católica, reafirmando
indiscutivelmente o poder da Igreja.
Questão 09 – UERJ 2011 – Os movimentos
reformistas religiosos que surgiram na Europa Moderna entre os séculos XV e XVI
variaram em seus fundamentos e práticas frente aos dogmas religiosos
instituídos pela Igreja Católica. Marque
a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu
fundamento doutrinário.
( A ) o Calvinismo, em
sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma
doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
( B ) o Luteranismo
condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras
sagradas.
( C ) o Anglicanismo
instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o
poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
( D ) o Concílio de
Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando
o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
Questão 10 – UERJ 2009 – No século XVI, diversos movimentos reformistas
de caráter religioso eclodiram na Europa. Sobre
esses movimentos, é correto afirmar que:
( A ) o Luteranismo difundiu-se rapidamente
entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a
insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o
clero, aliados políticos nessas regiões.
( B ) o Calvinismo
significou um recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois
criticou os valores burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a
juros e do trabalho manual.
( C ) o Anglicanismo
reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra com a promulgação do Ato de
Supremacia, que devolveu os bens e as propriedades do clero católico
confiscados pela nobreza inglesa.
( D ) o Concílio de
Trento marcou a reação da Igreja à difusão do Protestantismo, reafirmando os
dogmas católicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o
Tribunal do Santo Ofício e a criação do Índice de livros proibidos.
Questão 11 – CEDERJ 2017.1 – A Guerra Camponesa, liderada por Thomas
Müntzer, em 1524, tinha como principal objetivo a:
( A ) radicalização das
ideias protestantes, antes propagadas por Lutero.
( B ) afirmação das crenças
religiosas luteranas, tal como proposta por Lutero.
( C ) consagração do
catolicismo em oposição ao luteranismo.
( D ) legitimação
da sublevação com o apoio de Lutero.
Questão 12 – ENEM 2012 – As multidões católicas, é claro, ficavam felizes de
apanham um pastor quando podiam, mas a morte de qualquer herege ajudaria na
causa de limpar a França desses pérfidos semeadores de desordem e desunião
(...). Relatos de observadores mostram que cerca de uma em cada dez pessoas
mortas pelas multidões católicas nas províncias em 1572 era mulher e a
proporção era mais alta em Paris (...). Os católicos não se contentavam em
queimar ou afogar os corpos heréticos. Isto não era uma purificação suficiente.
Os corpos deveriam ser humilhados e ofendidos um pouco mais. Sob um inquietante
coro de pios e assobios, eles eram atirados como cães, como Jezebel, eram
arrastados pelas ruas, tinham seus órgãos genitais e entranhas arrancados –
esses depois eram postos à venda pela cidade em um comércio necrófilo.
O texto refere-se ao massacre de São
Bartolomeu, perpetrado por católicos franceses contra milhares de protestantes,
em 23 de agosto de 1572. Com base no trecho, pode-se dizer
que:
( A ) A reforma protestante foi
assunto apenas de interesse das elites eclesiásticas, não atingindo a
população.
( B ) A reforma protestante não
apenas contrariava os interesses dos Estados e da Igreja, mas também despertava
intolerância religiosa em boa parte da população, levando em alguns casos a
situações trágicas.
( C ) A fé religiosa poucas vezes
forneceu motivos para confrontos violentes entre diferentes setores da
população.
( D ) Ao longo da história, a
população sempre se submeteu às decisões e aos gostos dos governantes, sem
grandes mobilizações contrárias.
( E ) A violência por motivos
religiosos é apenas característica da história recente da humanidade.
Questão 13 – ENEM 2015 –
TEXTO I
Não é possível passar das trevas da
ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo,
as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei
de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos
os dias, a aurora me encontrará entregue ao meu estudo.
TEXTO II
A nossa geração tem arraigado o
defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando
descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outro e
declaro: Foi fulano de tal que o disse, não eu. E para que acreditem totalmente
nas minhas opiniões digo: O inventor foi fulano de tal, não sou eu.
Nos textos são apresentados pontos de
vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente,
com a criação e expansão de universidades a partir do renascimento urbano
europeu. Comparando os textos, os autores discutem o(a):
( A ) tentativa de produção do
conhecimento face à manutenção dos argumentos de autoridade da Igreja.
( B ) caráter dinâmico do pensamento
laico frente à estagnação dos estudos religiosos.
( C ) surgimento do pensamento
científico em oposição à tradição teológica cristã.
( D ) desenvolvimento do racionalismo
crítico ao opor fé e razão.
( E ) construção de um saber
teológico científico.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – A
Questão 02 – C
Questão 03 – C
Questão 04 – C
Questão 05 – E
Questão 06 – B
Questão 07 – C
Questão 08 – C
Questão 09 – A
Questão 10 – D
Questão 11 – A
Questão 12 – B
Questão 13 – A