Mód. 1, Cap. 4 e 5 - Questões ENEM, UERJ e CEDERJ - Aulas de 05/05, 12/05 e 19/05

MÓDULO 1  –  CAPÍTULOS 4 e 5  –  QUESTÕES ENEM, UERJ E CEDERJ


AULA DE 05/05/2018  -  EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL PORTUGUESA  (CAP. 4)

AULA DE 12/05/2018  -  AMÉRICA ESPANHOLA (CAP. 5 - PGS. 48 A 52)


AULA DE 19/05/2018  -  AMÉRICAS FRANCESA E INGLESA   (CAP. 5 - PGS. 52 A 56)


I)             Temática da expansão marítima e comercial portuguesa:

Questão 01 – ENEM 2010 – Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens" (DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009).
Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:
( A ) gosto pela aventura.
( B ) fascínio pelo fantástico.
( C ) temor do desconhecido.
( D ) interesse pela natureza.
( E ) purgação dos pecados.

Questão 02 – ENEM 2010 – Para distinguir sua posição geográfica, os marinheiros acompanhavam a Estrela Polar durante a noite, o Sol durante o dia e a bússola durante o mau tempo. Segundo o chinês Shen Gua (1034 – 1091), os mágicos atritavam a ponta de uma agulha com um ímã natural; ela era, então, capaz de indicar o Sul (...). De origem chinesa, a bússola foi provavelmente transmitida aos europeus pelos árabes, na Idade Média, como ocorreu com o astrolábio.
As informações acima, referentes às técnicas usadas em época anterior às Grandes Navegações, atesta que:
( A ) a astronomia não era uma ciência avançada à época, o que impedia que ela colaborasse para que os navegantes se localizassem em alto mar.
( B ) os navegadores à época ainda utilizavam-se de técnicas místicas, baseadas em crenças religiosas para poderem guiar suas embarcações.
( C ) a bússola, de origem chinesa, foi fundamental para que se substituíssem, já no século XIII, os métodos de navegação antiquados, baseados na observação celeste.
( D ) conhecimentos de astronomia e a disponibilidade de instrumentos de localização e de medição foram cruciais para o desenvolvimento das Grandes Navegações, no início da Idade Moderna.
( E ) os europeus foram exclusivamente responsáveis pelos desenvolvimentos técnicos que, posteriormente, seriam de grande importância para as Grandes Navegações.

Questão 03 – ENEM 2007 – A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e (ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:
( A ) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
( B ) a existência de lucrativa comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
( C ) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
( D ) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia no início da Idade Moderna.
( E ) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

Questão 04 – CEDERJ 2008.2 – O significado da África no expansionismo europeu dos séculos XV e XVI é frequentemente subestimado. Existe a tendência para o encarar como simples prelúdio à descoberta pelos Portugueses duma rota marítima direta para o Oriente e da primeira travessia do Atlântico para o Ocidente.
A experiência expansionista no litoral ocidental africano foi importante porque os portugueses:
( A ) encontraram no continente uma sociedade etnicamente homogênea, o que facilitaria a conquista do território;
( B ) viabilizaram a introdução da escravidão no continente africano, o que significou uma experiência inédita para o colonizador;
( C ) encontraram reinos africanos cristãos na região, o que facilitou o intercâmbio com as populações locais;
( D ) conheceram uma economia mercantil complexa, o que facilitou a integração aos circuitos mercantis portugueses;
( E ) instalaram feitorias nas costas africanas, o que contribuiu para explorar comercialmente a região.


II)            Temática do encontro/choque de culturas  (europeia e indígenas):

Questão 05 – CEDERJ 2009.1 – Achamos toda a terra habitada por gente nua, tanto os homens como as mulheres, sem cobrir suas vergonhas. (...) Não têm nem lei nem fé alguma. Vivem segundo a natureza. Não conhecem a imortalidade da alma. Não possuem entre si bens próprios, porque tudo é comum. (...) não têm rei, nem obedecem a ninguém: cada um é senhor de si.
Este é um trecho da carta que o navegante Américo Vespúcio escreveu ao visitar o litoral brasileiro em 1502. Nesse trecho, ele se referia aos indígenas brasileiros. Sua maneira de descrever o modo de vida dos nativos revela:
( A ) uma profunda compreensão sobre os hábitos locais;
( B ) o interesse econômico sobre as riquezas da terra;
( C ) seu estranhamento frente aos costumes dos índios;
( D ) sua piedade cristã face aos pecados dos nativos;
( E ) uma atitude em defesa da conversão dos índios.

Questão 06 – CEDERJ 2009.2 – Leia com atenção os primeiros relatos sobre as terras descobertas: 
TEXTO I – É certo que a beleza destas ilhas, com seus montes e suas serras, suas águas e seus vales regados por rios caudalosos, é um espetáculo tal que nenhuma outra terra sob o Sol pode parecer melhor ou mais magnífica (Diário de Colombo, 1492).
TEXTO II –  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de uma inocência (...) (Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500).
Assinale a opção que melhor revela o imaginário que se construiu na Europa sobre as terras descobertas:
( A ) apesar dos primeiros encontros terem sido amistosos, a exploração da terra era inviável em razão de sua pobreza natural;
( B ) o ambiente natural era inóspito ao colonizador, o que tornava a terra descoberta comparável a um inferno terrestre;
( C ) as terras eram atrativas, uma vez que os primeiros contatos mostravam uma sociedade com costumes muito semelhantes aos dos colonizadores;
( D ) as populações locais eram violentas e contrárias a qualquer tipo de aproximação porque viam os colonizadores como invasores;
( E ) a ideia de paraíso estava baseada na ênfase dada às qualidades da terra descoberta e na docilidade dos povos locais.

Questão 07 – ENEM 2010 – A imagem abaixo, elaborada na Europa durante a Idade Média, ilustra a imaginação europeia na época pré-descobrimentos acerca dos seres mágicos e paisagens que habitam as terras para “além da Europa”.
                          

Essa imaginação sobre as terras e povos não europeus:
( A ) Atribui uma imagem exclusivamente positiva aos povos e territórios não europeus
( B ) Em nada se relaciona à religiosidade cristã medieval
( C ) Era marcada por visões sobre a existência de riquezas naturais, mas também por uma exotização dos povos não europeus
( D ) Transforma-se imediatamente e por completo no primeiro contato com os povos americanos.
( E ) É consequência das reformas protestantes, sobretudo o luteranismo.

Questão 08 – ENEM 2012 – Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias (...). Ali, se quiserem, podem mandar extrair à vontade.
O documento “Carta de Colombo aos reis da Espanha” (julho de 1503) permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na:
( A ) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
( B ) promoção das guerras justas para conquistar o território.
( C ) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
( D ) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
( E ) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.


III)           Temática da colonização espanhola nas Américas:

Questão 09 –  ENEM 2008 – Sobre a conquista espanhola das Américas, é possível afirmar que:
( A ) se deu sem grandes dificuldades por parte dos colonizadores espanhóis, dado o atraso político, cultural e tecnológico dos povos americanos.
( B ) foi facilitada pelo fato de os espanhóis possuírem armas de ferro e canhões, além de transportarem em seus corpos vírus para os quais os povos da América não estavam imunizados.
( C ) os conquistados aceitaram sem grande resistência o avanço espanhol, sobretudo por se convencerem de sua superioridade religiosa e técnica.
( D ) levou ao assassinato de praticamente todos os indígenas americanos, de forma que eles não desempenharam nenhum papel como força de trabalho durante o período colonial.
( E ) os espanhóis não fizeram aliança com nenhuma parcela de indígenas americanos, sobretudo devido ao alto grau de união entre estes em suas lutas contra os conquistadores.

Questão 10 –  ENEM 2013 – Devem ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o que a gente diz e creio que depressa se fariam cristãos; me pareceu que não tinham nenhuma religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por ocasião de minha partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam a falar. (COLOMBO. Diários da descoberta da América)
O documento destaca um aspecto cultural relevante em torno da conquista da América, que se encontra expresso em:
( A ) Deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico das tribos autóctones.
( B ) Violência militarizada do europeu diante da necessidade de imposição de regras aos ameríndios.
( C ) Cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos pelos parâmetros ocidentais.
( D ) Comportamento caridoso dos governos europeus diante da receptividade das comunidades indígenas.
( E ) Compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de respeitar a diversidade social dos índios.

Questão 11 –  ENEM 2011 – Somente devido ao tempo louco, pelos loucos sacerdotes, foi que entrou em nós a tristeza, que entrou em nós o cristianismo. Porque os mui cristãos chegaram aqui com o verdadeiro Deus, mas isso foi o princípio da nossa miséria, o princípio do tributo, o princípio da esmola, a causa da discórdia oculta, o princípio das lutas com armas de fogo, o princípio do desprezo, o princípio dos despojos de tudo, o princípio da escravidão por dívidas, o princípio das dívidas coladas nas costas, o princípio do padecimento. Foi o princípio da obra dos espanhóis e dos padres, o princípio dos caciques, o princípio dos professores de escolas e dos fiscais
No texto citado, já estão presentes indícios das principais relações de trabalho adotadas por toda a América espanhola. Sobre elas, podemos afirmar que:
( A ) A encomienda era um sistema através do qual os interessados no trabalho nativo deveriam pagar um salário pelo tempo em que usassem o serviço.
( B ) Bartolomeu de las Casas, encomiendero de indígenas no começo do século XVI e posterior frei dominicano, defendia a tese de que a guerra de conquista conduzida na América era justa e que os indígenas eram escravos por natureza, devido à sua inferioridade racial.
( C ) Os encomienderos não tinham obrigação de doutrinar os indígenas e manter armas para defender o reino, pois essas eram funções exclusivas da Igreja católica e da Coroa espanhola.
( D ) O encomiendero – titular de uma encomienda – era beneficiário do trabalho forçado dos indígenas. Apesar de não ter direito à terra, o encomiendero recebia dos indígenas, que lhes tinham sido entregues, um tributo, assim como um serviço pessoal.
( E ) Isabel, a Católica, rainha de Castela de 1474 a 1504, considerava os indígenas súditos livres e isentos da escravidão. Por essa razão, nem mesmo os grupos que resistiam à dominação espanhola podiam ser reduzidos à escravidão, sob o pretexto de que tinham sido capturados em uma “guerra justa”.

Questão 12 – CEDERJ 2009.2 – Sobre a estrutura econômica da América Espanhola, podemos afirmar que:
( A ) os criollos formaram uma aristocracia econômica local, sendo donos de propriedades rurais e de minas.
( B ) os chapetones eram mestiços que monopolizavam as funções administrativas e religiosas nos vice-reinados.
( C ) os indígenas estavam protegidos por uma rigorosa legislação real que proibia que trabalhassem para a elite colonizadora.
( D ) o trabalho através da mita incidia sobre as populações negras escravas das grandes fazendas de gado.
( E ) a encomienda era uma espécie de trabalho compulsório exercido nas minas da América Espanhola.


IV)          Temática da colonização inglesa das Américas:

Questão 13 – UERJ 2010 – A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos resultados finais do último pleito nacional norte-americano revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral.

É possível associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado em 2008 ao seguinte aspecto da história dos Estados Unidos:
( A ) utilização da mão-de-obra escrava.
( B ) proibição da entrada de imigrantes.
( C ) implantação das primeiras unidades industriais.
( D ) consolidação das principais organizações sindicais

Questão 14 – Seleção de Tutores do PVS 2017 – No século XVII, quando a América Espanhola já apresentava universidade, bispados, produções literárias e artísticas de várias gerações, a costa inglesa da América do Norte era um amontoado de pequenas aldeias atacadas por índios e rondadas pela fome. (...) Decorridos cem anos do início da colonização, caso comparássemos as duas Américas, constataríamos que a ibérica tornou-se muito mais urbana e possuía mais comércio, maior população e produções culturais e artísticas mais “desenvolvidas” que a inglesa.
Sobre o empreendimento colonial inglês e ibérico, assinale a alternativa correta:
( A ) a produção artística e cultural na América inglesa deveu-se ao fato de esta ter uma população maior e um comércio mais lucrativo.
( B ) a Igreja oficial inglesa definiu a unidade religiosa nas treze colônias, sendo todas as diversidades consideradas crime e heresia punidas pela Inquisição.
( C ) na América ibérica, ocorreu a integração do índio ao universo cristão, ainda que de forma subordinada, ao contrário do que ocorreu na América anglo-saxônica.
( D ) os colonos ingleses eram altamente instruídos e com capitais abundantes, enquanto a América ibérica foi povoada por aventureiros e degredados.
( E ) o ideal protestante de vida contemplativa e de felicidade após a morte, próprio da América inglesa, definiu uma concepção negativa de trabalho braçal.

Comentários

  1. GABARITO:


    Questão 01 – C
    Questão 02 – D
    Questão 03 – D
    Questão 04 – E
    Questão 05 – C
    Questão 06 – E
    Questão 07 – C
    Questão 08 – E
    Questão 09 – B
    Questão 10 – C
    Questão 11 – D
    Questão 12 – A
    Questão 13 – A
    Questão 14 – C

    ResponderExcluir

Postar um comentário