Mód. 1, Cap. 4 e 5 - Questões ENEM, UERJ e CEDERJ - Aulas de 05/05, 12/05 e 19/05
MÓDULO 1 – CAPÍTULOS 4 e 5 – QUESTÕES ENEM, UERJ E CEDERJ
AULA DE 05/05/2018 - EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL PORTUGUESA (CAP. 4)
AULA DE 12/05/2018 - AMÉRICA ESPANHOLA (CAP. 5 - PGS. 48 A 52)
AULA DE 19/05/2018 - AMÉRICAS FRANCESA E INGLESA (CAP. 5 - PGS. 52 A 56)
I)
Temática
da expansão marítima e comercial portuguesa:
Questão
01 – ENEM 2010 – Todo
homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um
milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em
sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente
podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los
todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens" (DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente:
1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009).
Esse relato, associado ao
imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:
( A )
gosto pela aventura.
( B )
fascínio pelo fantástico.
( C )
temor do desconhecido.
( D )
interesse pela natureza.
( E )
purgação dos pecados.
Questão 02 – ENEM 2010 – Para
distinguir sua posição geográfica, os marinheiros acompanhavam a Estrela Polar
durante a noite, o Sol durante o dia e a bússola durante o mau tempo. Segundo o
chinês Shen Gua (1034 – 1091), os mágicos atritavam a ponta de uma agulha com
um ímã natural; ela era, então, capaz de indicar o Sul (...). De origem
chinesa, a bússola foi provavelmente transmitida aos europeus pelos árabes, na
Idade Média, como ocorreu com o astrolábio.
As
informações acima, referentes às técnicas usadas em época anterior às Grandes
Navegações, atesta que:
( A ) a astronomia não era uma ciência
avançada à época, o que impedia que ela colaborasse para que os navegantes se
localizassem em alto mar.
( B ) os navegadores à época ainda
utilizavam-se de técnicas místicas, baseadas em crenças religiosas para poderem
guiar suas embarcações.
( C ) a bússola, de origem chinesa, foi
fundamental para que se substituíssem, já no século XIII, os métodos de
navegação antiquados, baseados na observação celeste.
( D ) conhecimentos de astronomia e a
disponibilidade de instrumentos de localização e de medição foram cruciais para
o desenvolvimento das Grandes Navegações, no início da Idade Moderna.
( E ) os europeus foram exclusivamente
responsáveis pelos desenvolvimentos técnicos que, posteriormente, seriam de
grande importância para as Grandes Navegações.
Questão 03
– ENEM 2007 – A identidade negra não surge da tomada de
consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre
populações negras e brancas e (ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo
processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente
africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse
que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico
negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus
povos.
Com
relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:
( A ) a
colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse
continente.
( B ) a
existência de lucrativa comércio na África levou os portugueses a desenvolverem
esse continente.
( C ) o
surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
( D ) a
exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia no início da
Idade Moderna.
( E ) a
colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e
a Europa.
Questão 04
– CEDERJ 2008.2 – O significado da África no expansionismo europeu
dos séculos XV e XVI é frequentemente subestimado. Existe a tendência para o
encarar como simples prelúdio à descoberta pelos Portugueses duma rota marítima
direta para o Oriente e da primeira travessia do Atlântico para o Ocidente.
A
experiência expansionista no litoral ocidental africano foi importante porque
os portugueses:
( A )
encontraram no continente uma sociedade etnicamente homogênea, o que
facilitaria a conquista do território;
( B )
viabilizaram a introdução da escravidão no continente africano, o que
significou uma experiência inédita para o colonizador;
( C )
encontraram reinos africanos cristãos na região, o que facilitou o intercâmbio
com as populações locais;
( D )
conheceram uma economia mercantil complexa, o que facilitou a integração aos
circuitos mercantis portugueses;
( E )
instalaram feitorias nas costas africanas, o que contribuiu para explorar
comercialmente a região.
II)
Temática do
encontro/choque de culturas (europeia e
indígenas):
Questão 05
– CEDERJ 2009.1 – Achamos toda a terra
habitada por gente nua, tanto os homens como as mulheres, sem cobrir suas
vergonhas. (...) Não têm nem lei nem fé alguma. Vivem segundo a natureza. Não
conhecem a imortalidade da alma. Não possuem entre si bens próprios, porque
tudo é comum. (...) não têm rei, nem obedecem a ninguém: cada um é senhor de
si.
Este é um trecho da carta que o navegante Américo Vespúcio escreveu ao
visitar o litoral brasileiro em 1502. Nesse trecho, ele se referia aos
indígenas brasileiros. Sua maneira de descrever o modo de vida dos nativos
revela:
( A ) uma profunda compreensão sobre os hábitos locais;
( B ) o interesse econômico sobre as riquezas da terra;
( C ) seu estranhamento frente aos costumes dos índios;
( D ) sua piedade cristã face aos pecados dos nativos;
( E ) uma atitude em defesa da conversão dos índios.
Questão 06
– CEDERJ 2009.2 – Leia com atenção os primeiros relatos sobre as terras descobertas:
TEXTO I – É certo que a beleza destas ilhas, com seus montes e suas serras, suas
águas e seus vales regados por rios caudalosos, é um espetáculo tal que nenhuma
outra terra sob o Sol pode parecer melhor ou mais magnífica (Diário de Colombo, 1492).
TEXTO II – A feição deles é
serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.
Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem caso de encobrir ou deixar de
encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de uma
inocência (...) (Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500).
Assinale a opção que melhor revela o imaginário que se construiu na
Europa sobre as terras descobertas:
( A ) apesar dos primeiros encontros terem sido amistosos, a exploração
da terra era inviável em razão de sua pobreza natural;
( B ) o ambiente natural era inóspito ao colonizador, o que tornava a
terra descoberta comparável a um inferno terrestre;
( C ) as terras eram atrativas, uma vez que os primeiros contatos
mostravam uma sociedade com costumes muito semelhantes aos dos colonizadores;
( D ) as populações locais eram violentas e contrárias a qualquer tipo
de aproximação porque viam os colonizadores como invasores;
( E ) a ideia de paraíso estava baseada na ênfase dada às qualidades da
terra descoberta e na docilidade dos povos locais.
Questão 07
– ENEM 2010 – A imagem abaixo, elaborada na Europa
durante a Idade Média, ilustra a imaginação europeia na época pré-descobrimentos
acerca dos seres mágicos e paisagens que habitam as terras para “além da
Europa”.
Essa imaginação
sobre as terras e povos não europeus:
( A ) Atribui uma imagem exclusivamente positiva aos povos e territórios
não europeus
( B ) Em nada se relaciona à religiosidade cristã medieval
( C ) Era marcada por visões sobre a existência de riquezas naturais,
mas também por uma exotização dos povos não europeus
( D ) Transforma-se imediatamente e por completo no primeiro contato com
os povos americanos.
( E ) É consequência das reformas protestantes, sobretudo o luteranismo.
Questão 08
– ENEM 2012 – Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi
nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros
dias (...). Ali, se quiserem, podem mandar extrair à vontade.
O documento “Carta de Colombo aos reis da Espanha” (julho de 1503)
permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a
partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço
americano está indicada na:
( A ) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
( B ) promoção das guerras justas para conquistar o território.
( C ) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
( D ) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
( E ) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.
III)
Temática da
colonização espanhola nas Américas:
Questão 09
– ENEM 2008 – Sobre a conquista
espanhola das Américas, é possível afirmar que:
( A ) se
deu sem grandes dificuldades por parte dos colonizadores espanhóis, dado o
atraso político, cultural e tecnológico dos povos americanos.
( B ) foi
facilitada pelo fato de os espanhóis possuírem armas de ferro e canhões, além
de transportarem em seus corpos vírus para os quais os povos da América não
estavam imunizados.
( C ) os
conquistados aceitaram sem grande resistência o avanço espanhol, sobretudo por
se convencerem de sua superioridade religiosa e técnica.
( D )
levou ao assassinato de praticamente todos os indígenas americanos, de forma
que eles não desempenharam nenhum papel como força de trabalho durante o
período colonial.
( E ) os
espanhóis não fizeram aliança com nenhuma parcela de indígenas americanos,
sobretudo devido ao alto grau de união entre estes em suas lutas contra os
conquistadores.
Questão 10
– ENEM 2013 – Devem
ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o que a gente diz
e creio que depressa se fariam cristãos; me pareceu que não tinham nenhuma
religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por ocasião de minha
partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam a falar. (COLOMBO. Diários da descoberta da
América)
O documento destaca um
aspecto cultural relevante em torno da conquista da América, que se encontra
expresso em:
(
A ) Deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico das tribos
autóctones.
(
B ) Violência militarizada do europeu diante da necessidade de imposição de
regras aos ameríndios.
(
C ) Cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos pelos
parâmetros ocidentais.
(
D ) Comportamento caridoso dos governos europeus diante da receptividade das
comunidades indígenas.
(
E ) Compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de respeitar a
diversidade social dos índios.
Questão 11
– ENEM 2011 – Somente
devido ao tempo louco, pelos loucos sacerdotes, foi que entrou em nós a
tristeza, que entrou em nós o cristianismo. Porque os mui cristãos chegaram
aqui com o verdadeiro Deus, mas isso foi o princípio da nossa miséria, o
princípio do tributo, o princípio da esmola, a causa da discórdia oculta, o
princípio das lutas com armas de fogo, o princípio do desprezo, o princípio dos
despojos de tudo, o princípio da escravidão por dívidas, o princípio das
dívidas coladas nas costas, o princípio do padecimento. Foi o princípio da obra
dos espanhóis e dos padres, o princípio dos caciques, o princípio dos
professores de escolas e dos fiscais
No texto
citado, já estão presentes indícios das principais relações de trabalho
adotadas por toda a América espanhola. Sobre elas, podemos afirmar que:
( A )
A encomienda era um sistema através do qual os interessados no
trabalho nativo deveriam pagar um salário pelo tempo em que usassem o serviço.
( B )
Bartolomeu de las Casas, encomiendero de indígenas no começo
do século XVI e posterior frei dominicano, defendia a tese de que a guerra de
conquista conduzida na América era justa e que os indígenas eram escravos por
natureza, devido à sua inferioridade racial.
( C )
Os encomienderos não tinham obrigação de doutrinar os
indígenas e manter armas para defender o reino, pois essas eram funções
exclusivas da Igreja católica e da Coroa espanhola.
( D )
O encomiendero – titular de uma encomienda –
era beneficiário do trabalho forçado dos indígenas. Apesar de não ter direito à
terra, o encomiendero recebia dos indígenas, que lhes tinham
sido entregues, um tributo, assim como um serviço pessoal.
( E )
Isabel, a Católica, rainha de Castela de 1474 a 1504, considerava os indígenas
súditos livres e isentos da escravidão. Por essa razão, nem mesmo os grupos que
resistiam à dominação espanhola podiam ser reduzidos à escravidão, sob o
pretexto de que tinham sido capturados em uma “guerra justa”.
Questão
12 – CEDERJ 2009.2 – Sobre a estrutura econômica da América Espanhola, podemos
afirmar que:
( A ) os criollos formaram uma
aristocracia econômica local, sendo donos de propriedades rurais e de minas.
( B ) os chapetones eram mestiços que
monopolizavam as funções administrativas e religiosas nos vice-reinados.
( C ) os indígenas estavam protegidos
por uma rigorosa legislação real que proibia que trabalhassem para a elite
colonizadora.
( D ) o trabalho através da mita incidia
sobre as populações negras escravas das grandes fazendas de gado.
( E ) a encomienda era uma espécie de
trabalho compulsório exercido nas minas da América Espanhola.
IV)
Temática
da colonização inglesa das Américas:
Questão 13 – UERJ 2010 – A vitória de Barack Obama nas eleições
presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos
resultados finais do último pleito nacional norte-americano revela que a
história do país continua afetando a sua geografia eleitoral.
É
possível associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado
em 2008 ao seguinte aspecto da história dos Estados Unidos:
( A ) utilização da mão-de-obra escrava.
( B ) proibição da entrada de
imigrantes.
( C ) implantação das primeiras unidades
industriais.
( D ) consolidação das principais
organizações sindicais
Questão 14
– Seleção de Tutores do PVS 2017 – No século XVII, quando a América Espanhola já
apresentava universidade, bispados, produções literárias e artísticas de várias
gerações, a costa inglesa da América do Norte era um amontoado de pequenas
aldeias atacadas por índios e rondadas pela fome. (...) Decorridos cem anos do
início da colonização, caso comparássemos as duas Américas, constataríamos que
a ibérica tornou-se muito mais urbana e possuía mais comércio, maior população
e produções culturais e artísticas mais “desenvolvidas” que a inglesa.
Sobre o
empreendimento colonial inglês e ibérico, assinale a alternativa correta:
( A ) a
produção artística e cultural na América inglesa deveu-se ao fato de esta ter
uma população maior e um comércio mais lucrativo.
( B ) a
Igreja oficial inglesa definiu a unidade religiosa nas treze colônias, sendo
todas as diversidades consideradas crime e heresia punidas pela Inquisição.
( C ) na
América ibérica, ocorreu a integração do índio ao universo cristão, ainda que
de forma subordinada, ao contrário do que ocorreu na América anglo-saxônica.
( D ) os
colonos ingleses eram altamente instruídos e com capitais abundantes, enquanto
a América ibérica foi povoada por aventureiros e degredados.
( E ) o
ideal protestante de vida contemplativa e de felicidade após a morte, próprio
da América inglesa, definiu uma concepção negativa de trabalho braçal.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – C
Questão 02 – D
Questão 03 – D
Questão 04 – E
Questão 05 – C
Questão 06 – E
Questão 07 – C
Questão 08 – E
Questão 09 – B
Questão 10 – C
Questão 11 – D
Questão 12 – A
Questão 13 – A
Questão 14 – C