Mód. 1, Cap. 6 - Questões ENEM e CEDERJ - Aula de 16/06

MÓDULO 1  –  CAPÍTULO 6
QUESTÕES ENEM, UERJ E CEDERJ

AMÉRICA PORTUGUESA
BANDEIRANTES, MINERAÇÃO E ESCRAVIZAÇÃO

Questão 01 – CEDERJ 2012.2 – A descoberta do ouro em Minas Gerais, em fins do século XVII, tem sido objeto de intensas discussões dos historiadores. Alguns ressaltam o seu papel no desenvolvimento econômico da metrópole; outros destacam o aumento da pobreza na região, resultado da migração de pessoas em busca de riquezas.
Dentre as alternativas abaixo, destaque a que melhor define esse período.
( A ) As incursões pelo interior do país foram feitas pelos bandeirantes, ansiosos por encontrar ouro e, também, grupos de índios, transformados em cativos para as fazendas.
( B ) As expedições pelo interior no Brasil em busca do ouro representaram um longo período de pacificação dos índios, beneficiados – ainda que indiretamente – com os frutos da riqueza de suas terras.
( C ) As chamadas “entradas” para o interior tinham o objetivo de abrir estradas para a circulação de riquezas, com o auxílio financeiro da metrópole, interessada em estimular o desenvolvimento da colônia.
( D ) As expedições em busca do ouro estimularam o desenvolvimento de Minas Gerais e democratizaram o acesso à riqueza, encontrada nos solos das cidades mineiras e seu entorno.

Questão 02 – ENEM 2010 – A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os que assistem nelas nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas, dizem que mais de tinta mil almas se ocupam, umas em catar e outras em mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras em negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar.
O relato de André João Antonil informa ainda que a atividade mineradora:
( A ) foi uma aventura capaz de enriquecer todos que se dedicavam a ela.
( B ) impulsou o comércio e o rápido povoamento da região das Minas.
( C ) desestimulou os aventureiros devido às dificuldades dos caminhos.
( D ) promoveu uma sociedade muito democrática.

Questão 03 – ENEM 2013 – É preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas Gerais era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.
As regiões da América Portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na:
( A ) apropriação cultural diante das influências externas.
( B ) produção manufatureira diante do exclusivo comercial.
( C ) insubordinação religiosa diante da hierarquia eclesiástica.
( D ) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
( E ) autonomia administrativa diante das instituições metropolitanas.

Questão 04 – ENEM 2013 – De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chá e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares (...). Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
A carta de Pero Vaz de Caminha permite compreender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
( A ) valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
( B ) descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
( C ) transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
( D ) realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
( E ) criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho

Questão 05 – ENEM 2012 – Desde sua chegada ao Brasil, em 1549, com Manuel da Nóbrega, a presença da Companhia de Jesus, entre outras ordens religiosas, foi marcante em nossa história. Sobre esse tema é correto afirmar que:
( A ) a catequização dos indígenas e a conversão da população do novo território era o principal objetivo da colonização portuguesa. Por esta razão, a Coroa concedia grandes poderes à Companhia de Jesus para expandir suas atividades na América.
( B ) as missões jesuítas na América Latina, apesar de permitidas, inicialmente apoiadas pelas Metrópoles, passaram a ser vistas como interferência na ação dos governantes e, portanto, indesejadas. Isso se deu, entre outras razões, pela oposição dos jesuítas à escravidão indígena em muitas ocasiões.
( C ) os jesuítas pretendiam expandir a fé católica na América Latina. Por essa razão, apoiaram largamente o aprisionamento e a escravização dos indígenas, uma vez que esta era a forma mais fácil de conseguir fiéis nas novas terras.
( D ) as missões jesuítas, pouco presentes no Brasil colônia, não foram importantes para o processo de colonização implantado pela Coroa portuguesa.
( E ) os jesuítas, por apoiarem a escravidão indígena, tinham uma boa relação com os bandeirantes e também com o Governo-geral instalado na colônia. Eram peça fundamental para o sucesso das bandeiras.

Questão 06 – ENEM 2014 – Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de centro e cinquenta. E, assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam.
No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na:
( A ) ampliação da violência nas guerras intertribais.
( B ) desistência da evangelização dos povos nativos.
( C ) indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.
( D ) pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso.
( E ) sistematização das inúmeras e diferenciadas línguas nativas em uma estrutura gramatical facilitadora da catequese.

Questão 07 – ENEM 2014 – O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.
Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela:
( A ) demarcação do território indígena.
( B ) manutenção da organização familiar.
( C ) valorização dos líderes religiosos indígenas.
( D ) preservação do costume das moradias coletivas.
( E ) comunicação pela língua geral baseada no tupi.

Questão 08 – ENEM 2017 – A fotografia ao lado, de autoria de Augusto Gomes Leal, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil ao expressar: 
( A ) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
( B ) integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.
( C ) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
( D ) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
( E ) distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.

Questão 09 – ENEM 2016 – Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica. (OLIVEIRA, A. J. Negra devoção).
Posteriormente ressignificada no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, a prática mencionada no texto esteve desde o século XVII relacionada a um esforço da Igreja Católica para:
( A ) reduzir o poder das confrarias.
( B ) cristianizar a população afro-brasileira.
( C ) espoliar recursos materiais dos cativos.
( D ) recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
( E ) atender a demanda popular por padroeiros locais.

Questão 10 – ENEM 2016 – Os versos fazem parte de um jongo, gênero poético-musical cantado por escravos e seus descendentes no Brasil no século XIX, e procuram expressar a:
( A ) exploração rural.
( B ) bravura senhorial.
( C ) resistência cultural.
( D ) violência escravista.
( E ) ideologia paternalista.

Questão 11 – ENEM 2017 – Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina, de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito.
Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as):
( A ) laços de solidariedade familiar.
( B ) estratégias de resistência cultural.
( C ) mecanismos de hierarquização tribal.
( D ) instrumentos de dominação religiosa.
( E ) limites da concessão de alforria.

Questão 12 – ENEM 2016 – As convicções religiosas dos escravos eram, entretanto, colocadas a duras provas quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados, obrigatoriamente, “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas, foi comparada a Sant´Ana, mãe da Virgem Maria.
O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia utilizada pelos negros escravizados para:
( A ) compreender o papel do sagrado para a cultura europeia.
( B ) garantir a aceitação pelas comunidades dos convertidos.
( C ) preservar as crenças e a sua relação com o sagrado.
( D ) integrar as distintas culturas no Novo Mundo.
( E ) possibilitar a adoração de santos católicos.

Questão 13 – ENEM 2008 – Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, à exceção da alternativa:
( A ) O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados “negros da terra” - como mão-de-obra.
( B ) Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
( C ) A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
( D ) Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de “brecha camponesa”.
( E ) Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como “escravos de ganho”.

Comentários

  1. GABARITO:


    Questão 01 – A
    Questão 02 – B
    Questão 03 – D
    Questão 04 – A
    Questão 05 – B
    Questão 06 – E
    Questão 07 – E
    Questão 08 – A
    Questão 09 – B
    Questão 10 – C
    Questão 11 – B
    Questão 12 – C
    Questão 13 – C

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