Mód. 1, Cap. 6 - Questões ENEM e CEDERJ - Aula de 16/06
MÓDULO 1 – CAPÍTULO 6
QUESTÕES ENEM, UERJ E CEDERJ
AMÉRICA PORTUGUESA
BANDEIRANTES, MINERAÇÃO E ESCRAVIZAÇÃO
Questão
01 – CEDERJ 2012.2 – A
descoberta do ouro em Minas Gerais, em fins do século XVII, tem sido objeto de
intensas discussões dos historiadores. Alguns ressaltam o seu papel no
desenvolvimento econômico da metrópole; outros destacam o aumento da pobreza na
região, resultado da migração de pessoas em busca de riquezas.
Dentre
as alternativas abaixo, destaque a que melhor define esse período.
(
A ) As incursões pelo interior do país foram feitas pelos bandeirantes,
ansiosos por encontrar ouro e, também, grupos de índios, transformados em
cativos para as fazendas.
(
B ) As expedições pelo interior no Brasil em busca do ouro representaram um
longo período de pacificação dos índios, beneficiados – ainda que indiretamente
– com os frutos da riqueza de suas terras.
(
C ) As chamadas “entradas” para o interior tinham o objetivo de abrir estradas
para a circulação de riquezas, com o auxílio financeiro da metrópole,
interessada em estimular o desenvolvimento da colônia.
(
D ) As expedições em busca do ouro estimularam o desenvolvimento de Minas
Gerais e democratizaram o acesso à riqueza, encontrada nos solos das cidades
mineiras e seu entorno.
Questão
02 – ENEM 2010 – A
sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a
meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente
se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os
que assistem nelas nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas,
dizem que mais de tinta mil almas se ocupam, umas em catar e outras em mandar
catar nos ribeiros do ouro, e outras em negociar, vendendo e comprando o que se
há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar.
O
relato de André João Antonil informa ainda que a atividade mineradora:
(
A ) foi uma aventura capaz de enriquecer todos que se dedicavam a ela.
(
B ) impulsou o comércio e o rápido povoamento da região das Minas.
(
C ) desestimulou os aventureiros devido às dificuldades dos caminhos.
(
D ) promoveu uma sociedade muito democrática.
Questão
03 – ENEM 2013 – É
preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas Gerais era a
mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A
região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita
gente circulava.
As
regiões da América Portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma
explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada
na:
(
A ) apropriação cultural diante das influências externas.
(
B ) produção manufatureira diante do exclusivo comercial.
(
C ) insubordinação religiosa diante da hierarquia eclesiástica.
(
D ) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
(
E ) autonomia administrativa diante das instituições metropolitanas.
Questão
04 – ENEM 2013 – De
ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chá e muito formosa. Pelo sertão nos
pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver
senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não
pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem
lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares (...). Porém, o melhor
fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
A
carta de Pero Vaz de Caminha permite compreender o projeto colonizador para a
nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
(
A ) valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
(
B ) descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
(
C ) transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico
existente.
(
D ) realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade
europeia.
(
E ) criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de
trabalho
Questão
05 – ENEM 2012 – Desde sua chegada ao Brasil, em 1549, com Manuel da Nóbrega, a
presença da Companhia de Jesus, entre outras ordens religiosas, foi marcante em
nossa história. Sobre esse tema é correto afirmar que:
(
A ) a catequização dos indígenas e a conversão da população do novo território
era o principal objetivo da colonização portuguesa. Por esta razão, a Coroa
concedia grandes poderes à Companhia de Jesus para expandir suas atividades na
América.
(
B ) as missões jesuítas na América Latina, apesar de permitidas, inicialmente
apoiadas pelas Metrópoles, passaram a ser vistas como interferência na ação dos
governantes e, portanto, indesejadas. Isso se deu, entre outras razões, pela
oposição dos jesuítas à escravidão indígena em muitas ocasiões.
(
C ) os jesuítas pretendiam expandir a fé católica na América Latina. Por essa
razão, apoiaram largamente o aprisionamento e a escravização dos indígenas, uma
vez que esta era a forma mais fácil de conseguir fiéis nas novas terras.
(
D ) as missões jesuítas, pouco presentes no Brasil colônia, não foram
importantes para o processo de colonização implantado pela Coroa portuguesa.
(
E ) os jesuítas, por apoiarem a escravidão indígena, tinham uma boa relação com
os bandeirantes e também com o Governo-geral instalado na colônia. Eram peça
fundamental para o sucesso das bandeiras.
Questão
06 – ENEM 2014 – Quando
Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos
ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem,
nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na
Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de centro e cinquenta. E, assim,
quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora
quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e
esses surdos ouçam.
No
decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do
problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na:
(
A ) ampliação da violência nas guerras intertribais.
(
B ) desistência da evangelização dos povos nativos.
(
C ) indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.
(
D ) pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil
acesso.
(
E ) sistematização das inúmeras e diferenciadas línguas nativas em uma
estrutura gramatical facilitadora da catequese.
Questão 07 – ENEM 2014 – O índio era o único elemento então disponível para
ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza
tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas
sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em
torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre
jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade,
enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.
Entre os séculos XVI e XVIII, os
jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação
dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela:
( A ) demarcação do território
indígena.
( B ) manutenção da organização
familiar.
( C ) valorização dos líderes
religiosos indígenas.
( D ) preservação do costume das
moradias coletivas.
( E ) comunicação pela língua geral
baseada no tupi.
Questão
08 – ENEM 2017 – A fotografia ao lado, de autoria de Augusto Gomes Leal, datada
de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil ao expressar:
(
A ) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo
uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
(
B ) integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a
família como pilar da sociedade imperial.
(
C ) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa,
associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
(
D ) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o
trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
(
E ) distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre
estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.
Questão
09 – ENEM 2016 – Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para
atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando
e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos
fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por
escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito
diferentes das que preconizava a fé católica. (OLIVEIRA, A. J. Negra devoção).
Posteriormente
ressignificada no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz
religiosa, a prática mencionada no texto esteve desde o século XVII relacionada
a um esforço da Igreja Católica para:
(
A ) reduzir o poder das confrarias.
(
B ) cristianizar a população afro-brasileira.
(
C ) espoliar recursos materiais dos cativos.
(
D ) recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
(
E ) atender a demanda popular por padroeiros locais.
Questão 10 – ENEM 2016 – Os versos fazem parte de um jongo, gênero
poético-musical cantado por escravos e seus descendentes no Brasil no século
XIX, e procuram expressar a:
( B ) bravura
senhorial.
( C ) resistência
cultural.
( D ) violência
escravista.
( E ) ideologia
paternalista.
Questão
11 – ENEM 2017 – Sou
filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina, de nome Luiza
Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era
baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro,
tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida.
Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na
Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de
escravos, que não tiveram efeito.
Nesse
trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as):
(
A ) laços de solidariedade familiar.
(
B ) estratégias de resistência cultural.
(
C ) mecanismos de hierarquização tribal.
(
D ) instrumentos de dominação religiosa.
(
E ) limites da concessão de alforria.
Questão
12 – ENEM 2016 – As
convicções religiosas dos escravos eram, entretanto, colocadas a duras provas
quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados, obrigatoriamente,
“para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de
seus mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com
Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das
águas, foi comparada a Sant´Ana, mãe da Virgem Maria.
O
sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia utilizada pelos
negros escravizados para:
(
A ) compreender o papel do sagrado para a cultura europeia.
(
B ) garantir a aceitação pelas comunidades dos convertidos.
(
C ) preservar as crenças e a sua relação com o sagrado.
(
D ) integrar as distintas culturas no Novo Mundo.
(
E ) possibilitar a adoração de santos católicos.
Questão
13 – ENEM 2008 – Sobre as características da sociedade escravista colonial da
América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, à exceção da
alternativa:
(
A ) O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela
utilização dos índios - denominados “negros da terra” - como mão-de-obra.
(
B ) Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra
escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste
açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir
do século XVIII.
(
C ) A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a
escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América
portuguesa.
(
D ) Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns
de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos
latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de “brecha
camponesa”.
(
E ) Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas
trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos
como “escravos de ganho”.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – A
Questão 02 – B
Questão 03 – D
Questão 04 – A
Questão 05 – B
Questão 06 – E
Questão 07 – E
Questão 08 – A
Questão 09 – B
Questão 10 – C
Questão 11 – B
Questão 12 – C
Questão 13 – C