Mód. 1, Cap. 6 - Questões ENEM, UERJ e CEDERJ - Aula de 02/06

MÓDULO 1  –  CAPÍTULOS 6
QUESTÕES ENEM, UERJ E CEDERJ

AMÉRICA PORTUGUESA
ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA


Questão 01 – ENEM 2012 – Leia a letra abaixo da canção famosa do Legião Urbana:
Quem me dera, ao menos uma vez,
Ter de volta todo ouro que entreguei
A quem conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha
Quem me dera, ao menos uma vez,
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura sede. (...)
O Mercantilismo, desenvolvido por Portugal no Antigo Regime, caracteriza-se pelo:
( A ) Metalismo, que se preocupa em estabelecer metas a serem cumpridas na relação da colônia com a metrópole.
( B ) Cameralismo, que se preocupa em fortalecer internamente o estado, limitando a ação mercantilista no Antigo Regime.
( C ) Comercialismo, que se preocupa em adquirir produtos a serem revendidos por preços mais elevados no mercado livre.
( D ) Colbertismo, que se preocupa fundamentalmente com o desenvolvimento manufatureiro.
( E ) Bulionismo (Metalismo), que se preocupa fundamentalmente com o entesouramento de metais preciosos, sobretudo através da aplicação do pacto colonial ou exclusivo comercial na relação metrópole-colônia.

Questão 02 – CEDERJ 2010.1 – Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,
( A ) Os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.
( B ) A Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.
( C ) As forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas com as especiarias.
( D ) A população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

Questão 03 – UERJ 2008 – A descoberta do Brasil não alterou os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que explica as características dos primeiros anos da colonização brasileira, entre as quais se inclui o(a):
( A ) Caráter militar da ocupação, visando à defesa das rotas atlânticas.
( B ) Escambo com os indígenas, garantindo o baixo custo da exploração.
( C ) Migração imediata de expressivos contingentes de europeus e africanos para a ocupação do território.
( D ) Exploração sistemática do interior do continente em busca de metais preciosos.

Questão 04 – CEDERJ 2015.1 – Prática recorrente nos primeiros séculos da colonização do Brasil, o escambo consistia na troca ou permuta de mercadorias, ou mesmo na troca de mercadorias por trabalho. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa relação no contexto colonial.
( A ) A prática de escambo fortaleceu um ideário de salvaguarda dos índios, o que impediu que eles fossem reduzidos à condição de cativos, tal como aconteceria com os negros, vindos da África.
( B ) Nos primeiros séculos da colonização, a prática de escambo permitiu que os portugueses obtivessem boa parte dos produtos para sua subsistência, como milho e farinhas, produzidos pelos índios.
( C ) Os colonizadores ofereciam graciosamente espelhos e armas aos índios, como forma de fortalecer a paz entre as várias etnias.
( D ) No século XVI, os processos de visitação do Santo Ofício do Nordeste não encontraram evidências de que o escambo também tivesse sido utilizado para o aprisionamento de índios, transformados em cativos.

Questão 05 – ENEM 2014 – Áreas em estabelecimento de atividades econômicas sempre se colocaram como grande chamariz. Foi assim no litoral nordestino, no início da colonização, com o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o fumo, as produções de alimentos e o comércio. O enriquecimento rápido exacerbou o espírito de aventura do homem moderno.
O processo descrito no texto trouxe como efeito o(a):
( A ) acumulação de capitais na Colônia, propiciando a criação de um ambiente intelectual efervescente.
( B ) surgimento de grandes cidades coloniais, voltadas para o comércio e com grande concentração monetária.
( C ) concentração da população na região litorânea, pela facilidade de escoamento da produção.
( D ) favorecimento dos naturais da Colônia na concessão de títulos de nobreza e fidalguia pela Monarquia.
( E ) construção de relações de trabalho menos desiguais que as da Metrópole, inspiradas pelo empreendedorismo.

Questão 06 – CEDERJ 2015.2 – “É certo, senhor, que as comarcas nesses estados e jurisdições se conservam indivisas e, por isso, derivado da boa razão que o costume introduziu, havendo um descoberto, fica este pertencendo àquela jurisdição que primeiro nele exerceu atos possessórios” (Ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, 1749).
O processo de regularização da ocupação de terras na América Portuguesa:
( A ) é o resultado de uma política da Coroa Portuguesa, idealizada a partir do modelo francês.
( B ) é fortemente inspirado na experiência de ocupação do Oeste Norte Americano.
( C ) está assentado no instituto jurídico das sesmarias, criado em Portugal no século XIV.
( D ) está marcado pela ausência de qualquer política de controle sobre a ocupação territorial.

Questão 07 – ENEM 2010 – (...) os pobres que não podem ter títulos estabelecem-se nos terrenos que sabem não ter dono. Plantam, constroem pequenas casas, criam galinhas e quando menos esperam aparece-lhes um homem rico, com o título que recebeu na véspera, expulsa-os e aproveita o fruto do seu trabalho
Podemos afirmar, a partir do relato anterior, que o regime de sesmarias:
( A ) favoreceu uma elite agrária que se beneficiou do acesso à terra e aos cativos e consolidou uma sociedade hierarquizada.
( B ) beneficiou o agricultor pobre, uma vez que valorizou os empreendimentos dos colonos.
( C ) estimulou a produtividade agrícola na colônia, desenvolvendo a produção para o mercado interior.
( D ) esteve amparado por uma legislação que garantia ao camponês acesso à terra, ampliando sua posse às futuras gerações.
( E ) esteve regulado por medidas que garantiam ao agricultor estabelecer unidades produtivas independentes de qualquer risco.

Questão 08 – ENEM 2011 – O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
( A ) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
( B ) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
( C ) a mão de obra necessário para o cultivo ser insuficiente.
( D ) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
( E ) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Questão 09 – ENEM 2014 – Os holandeses desembarcaram em Pernambuco no ano de 1630, em nome da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), e foram aos poucos ocupando a costa que ia da foz do Rio São Francisco ao Maranhão, no atual Nordeste brasileiro. Eles chegaram ao ponto de destruir Olinda, antiga sede da capitania de Duarte Coelho, para erguer no Recife uma pequena Amsterdã. Do ponto de vista econômico, as razões que levaram os holandeses a invadirem o nordeste da Colônia decorriam do fato de que essa região:
( A ) era a mais importante área produtora de açúcar na América portuguesa.
( B ) possuía as mais ricas matas de pau-brasil no litoral das Américas.
( C ) contava com o porto mais estratégico para a navegação no Atlântico Sul.
( D ) representava o principal entreposto de escravos africanos para as Américas.
( E ) constituía um reduto de ricos comerciantes de açúcar de origem judaica.

Questão 10 – CEDERJ 2011.1 – O período colonial no Brasil, em geral, pode ser caracterizado por uma das combinações abaixo.
( A ) escravidão, latifúndio e monocultura.
( B ) trabalho livre, grande propriedade e policultura.
( C ) boias frias, pequena propriedade e multicultura.
( D ) campesinato, média propriedade e pluricultura.

Comentários

  1. GABARITO:



    Questão 01 – E
    Questão 02 – C
    Questão 03 – B
    Questão 04 – B
    Questão 05 – C
    Questão 06 – C
    Questão 07 – A
    Questão 08 – A
    Questão 09 – A
    Questão 10 – A

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