Mód. 1, Cap. 6 - Questões ENEM, UERJ e CEDERJ - Aula de 02/06
MÓDULO
1 – CAPÍTULOS 6
QUESTÕES
ENEM, UERJ E CEDERJ
AMÉRICA
PORTUGUESA
ADMINISTRAÇÃO
POLÍTICA E ECONÔMICA
Questão 01 – ENEM 2012 – Leia a letra abaixo da canção famosa
do Legião Urbana:
Quem me dera, ao menos uma vez,
Ter de volta todo ouro que entreguei
A quem conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu
não tinha
Quem me dera, ao menos uma vez,
Esquecer que acreditei que era por
brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura sede. (...)
O Mercantilismo, desenvolvido por Portugal no Antigo Regime,
caracteriza-se pelo:
( A ) Metalismo, que se preocupa em estabelecer metas a serem
cumpridas na relação da colônia com a metrópole.
( B ) Cameralismo, que se preocupa em fortalecer internamente
o estado, limitando a ação mercantilista no Antigo Regime.
( C ) Comercialismo, que se preocupa em adquirir produtos a
serem revendidos por preços mais elevados no mercado livre.
( D ) Colbertismo, que se preocupa fundamentalmente com o
desenvolvimento manufatureiro.
( E ) Bulionismo (Metalismo), que se preocupa fundamentalmente com o
entesouramento de metais preciosos, sobretudo através da aplicação do pacto
colonial ou exclusivo comercial na relação metrópole-colônia.
Questão 02 – CEDERJ 2010.1 – Os portugueses chegaram ao
território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só
foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,
( A ) Os índios ferozes trucidavam os portugueses que se
aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de
povoamento.
( B ) A Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia
a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.
( C ) As forças e atenções dos portugueses convergiam para o
Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas com
as especiarias.
( D ) A população de Portugal era pouco numerosa,
impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.
Questão 03 – UERJ 2008 – A descoberta do Brasil não alterou
os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que
explica as características dos primeiros anos da colonização brasileira, entre
as quais se inclui o(a):
( A ) Caráter militar da ocupação, visando à defesa das rotas
atlânticas.
( B ) Escambo com os indígenas, garantindo o baixo custo da
exploração.
( C ) Migração imediata de expressivos contingentes de
europeus e africanos para a ocupação do território.
( D ) Exploração sistemática do interior do continente em
busca de metais preciosos.
Questão 04 – CEDERJ 2015.1 – Prática recorrente nos primeiros
séculos da colonização do Brasil, o escambo consistia na troca ou permuta de
mercadorias, ou mesmo na troca de mercadorias por trabalho. Assinale a
alternativa que melhor caracteriza essa relação no contexto colonial.
( A ) A prática de escambo fortaleceu um ideário de
salvaguarda dos índios, o que impediu que eles fossem reduzidos à condição de
cativos, tal como aconteceria com os negros, vindos da África.
( B ) Nos primeiros séculos da colonização, a prática de
escambo permitiu que os portugueses obtivessem boa parte dos produtos para sua
subsistência, como milho e farinhas, produzidos pelos índios.
( C ) Os colonizadores ofereciam graciosamente espelhos e
armas aos índios, como forma de fortalecer a paz entre as várias etnias.
( D ) No século XVI, os processos de visitação do Santo
Ofício do Nordeste não encontraram evidências de que o escambo também tivesse
sido utilizado para o aprisionamento de índios, transformados em cativos.
Questão 05 – ENEM 2014 – Áreas em estabelecimento de
atividades econômicas sempre se colocaram como grande chamariz. Foi assim no
litoral nordestino, no início da colonização, com o pau-brasil, a
cana-de-açúcar, o fumo, as produções de alimentos e o comércio. O
enriquecimento rápido exacerbou o espírito de aventura do homem moderno.
O processo descrito no texto trouxe como efeito o(a):
( A ) acumulação de capitais na Colônia, propiciando a
criação de um ambiente intelectual efervescente.
( B ) surgimento de grandes cidades coloniais, voltadas para
o comércio e com grande concentração monetária.
( C ) concentração da população na região litorânea, pela
facilidade de escoamento da produção.
( D ) favorecimento dos naturais da Colônia na concessão de
títulos de nobreza e fidalguia pela Monarquia.
( E ) construção de relações de trabalho menos desiguais que
as da Metrópole, inspiradas pelo empreendedorismo.
Questão 06 – CEDERJ 2015.2 – “É certo, senhor, que as comarcas
nesses estados e jurisdições se conservam indivisas e, por isso, derivado da
boa razão que o costume introduziu, havendo um descoberto, fica este
pertencendo àquela jurisdição que primeiro nele exerceu atos possessórios” (Ouvidor da Comarca do Rio das
Mortes, 1749).
O processo de regularização da ocupação de terras na América
Portuguesa:
( A ) é o resultado de uma política da Coroa Portuguesa,
idealizada a partir do modelo francês.
( B ) é fortemente inspirado na experiência de ocupação do
Oeste Norte Americano.
( C ) está assentado no instituto jurídico das sesmarias,
criado em Portugal no século XIV.
( D ) está marcado pela ausência de qualquer política de
controle sobre a ocupação territorial.
Questão 07 – ENEM 2010 – (...) os pobres que não podem ter
títulos estabelecem-se nos terrenos que sabem não ter dono. Plantam, constroem
pequenas casas, criam galinhas e quando menos esperam aparece-lhes um homem
rico, com o título que recebeu na véspera, expulsa-os e aproveita o fruto do
seu trabalho
Podemos afirmar, a partir do relato anterior, que o regime de
sesmarias:
( A ) favoreceu uma elite agrária que se beneficiou do acesso
à terra e aos cativos e consolidou uma sociedade hierarquizada.
( B ) beneficiou o agricultor pobre, uma vez que valorizou os
empreendimentos dos colonos.
( C ) estimulou a produtividade agrícola na colônia,
desenvolvendo a produção para o mercado interior.
( D ) esteve amparado por uma legislação que garantia ao
camponês acesso à terra, ampliando sua posse às futuras gerações.
( E ) esteve regulado por medidas que garantiam ao agricultor
estabelecer unidades produtivas independentes de qualquer risco.
Questão 08 – ENEM 2011 – O açúcar e suas técnicas de produção
foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas
foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura
foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido
em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo,
extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar
foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira,
em virtude de:
( A ) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
( B ) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
( C ) a mão de obra necessário para o cultivo ser
insuficiente.
( D ) as feitorias africanas facilitarem a comercialização
desse produto.
( E ) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo
semelhante.
Questão 09 – ENEM 2014 – Os holandeses desembarcaram em Pernambuco no ano de
1630, em nome da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), e foram aos poucos
ocupando a costa que ia da foz do Rio São Francisco ao Maranhão, no atual
Nordeste brasileiro. Eles chegaram ao ponto de destruir Olinda, antiga sede da
capitania de Duarte Coelho, para erguer no Recife uma pequena Amsterdã. Do
ponto de vista econômico, as razões que levaram os holandeses a invadirem o
nordeste da Colônia decorriam do fato de que essa região:
( A ) era a mais importante área produtora de açúcar na
América portuguesa.
( B ) possuía as mais ricas matas de pau-brasil no litoral
das Américas.
( C ) contava com o porto mais estratégico para a navegação
no Atlântico Sul.
( D ) representava o principal entreposto de escravos
africanos para as Américas.
( E ) constituía um reduto de ricos comerciantes de açúcar de
origem judaica.
Questão 10 – CEDERJ 2011.1 – O período colonial no Brasil, em
geral, pode ser caracterizado por uma das combinações abaixo.
( A ) escravidão, latifúndio e monocultura.
( B ) trabalho livre, grande propriedade e policultura.
( C ) boias frias, pequena propriedade e multicultura.
( D ) campesinato, média propriedade e pluricultura.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – E
Questão 02 – C
Questão 03 – B
Questão 04 – B
Questão 05 – C
Questão 06 – C
Questão 07 – A
Questão 08 – A
Questão 09 – A
Questão 10 – A