Mód. 1, Cap. 7/8 - Questões ENEM e CEDERJ - Aula de 07/07


MÓDULO 1  –  CAPÍTULO 7 / 8
QUESTÕES ENEM E CEDERJ
AULA DE 7 DE JULHO

A)  REVOLUÇÃO INDUSTRIAL    PGS. 75 A 77
B)  MOVIMENTOS OPERÁRIOS    PGS. 86 A 87
C)  NOVAS IDEOLOGIAS    PGS. 87 A 89


Questão 01 – ENEM 2009 – A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção do início do século XX, nos Estados Unidos da América, que se espalhou por diversos países e setores da economia e teve como resultado:
( A ) a subordinação do trabalhador à máquina, levando o homem a desenvolver um trabalho repetitivo.
( B ) a ampliação da capacidade criativa e da polivalência funcional para cada homem em seu posto de trabalho.
( C ) a organização do trabalho que possibilitou ao trabalhador o controle sobre a mecanização do processo de produção.
( D ) o rápido declínio do absenteísmo, o grande aumento da produção conjugado com a diminuição das áreas de estoque.
( E ) as novas técnicas de produção que provocaram ganhos de produtividade, repassados aos trabalhadores como forma de eliminar as greves.

Questão 02 – ENEM 2011 – Charles Chaplin, com seu filme Tempos Modernos (1936), evidencia, de forma satírica, as consequências da elação capital versus trabalho no sistema capitalista industrial. A cena apresentada é, nesse sentido, emblemática: o trabalhador é “engolido” pela máquina e passa a agir como parte dela.
Considerando o sistema capitalista, assinale o conceito que seja representativo da cena.
( A ) mais-valia.
( B ) alienação.
( C ) exército reserva de mão de obra.
( D ) produção em série.
( E ) exploração do trabalho.

Questão 03 – ENEM 2016 – A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
( A ) Ampliação da jornada diária.
( B ) Melhoria da qualidade do trabalho.
( C ) Instabilidade nos cargos ocupados.
( D ) Eficiência na preservação de acidentes.
( E ) Desconhecimento das etapas produtivas.

Questão 04ENEM 2012 – Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na:
( A ) autonomia do produtor direto.
( B ) adoção da divisão sexual do trabalho.
( C ) exploração do trabalho repetitivo.
( D ) utilização de empregados qualificados.
( E ) incentivo à criatividade dos funcionários.

Questão 05 – ENEM 2010 – Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor – ah, que bebem vosso sangue?
A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792–1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada:
( A ) na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
( B ) no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
( C ) na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
( D ) no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.
( E ) na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Questão 06ENEM 2014 – Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum abaixo, intitulado “Engraxate”, é caracterizada pelo pessimismo em relação à:
( A ) ideia de progresso.
( B ) concentração do capital.
( C ) noção de sustentabilidade.
( D ) organização dos sindicatos.
( E ) obsolescência dos equipamentos.

Questão 07 – ENEM 2016 – Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais do que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.
Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada, sobretudo, no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela:
( A ) organização do tempo de modo orgânico e pessoal.
( B ) recusa ao controle do tempo exercido pelos relógios.
( C ) democratização nos usos e apropriações do tempo cotidiano.
( D ) necessidade de uma maior matematização do tempo cotidiano.
( E ) utilização do relógio como experiência natural de elaboração do tempo.

Questão 08ENEM 2016 – O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam de fora do seu alcance. Agora são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).
No texto, é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:
( A ) Socialismo.
( B ) Feudalismo.
( C ) Capitalismo.
( D ) Anarquismo.
( E ) Comunitarismo.

Questão 09 – ENEM 2016
TEXTO I – Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho para cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
(ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos)

TEXTO II - O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor. (KARL MARX)

Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é:
( A ) baseada na desvalorização do trabalho especializado e no aumento da demanda social por novos postos de emprego.
( B ) fundada no crescimento proporcional entre o número de trabalhadores e o aumento da produção de bens e serviços.
( C ) estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata.
( D ) instaurada a partir do fortalecimento da luta de classes e da criação da economia solidária.
( E ) derivada do aumento da riqueza e da ampliação da exploração do trabalhador.

Questão 10 – ENEM 2010 – A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.
Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?
( A ) A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
( B ) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
( C ) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
( D ) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
( E ) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

Questão 11 – ENEM 2009 A Revolução Industrial, ocorrida no final do século XVIII, transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início desse século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionados com:
( A ) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
( B ) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
( C ) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
( D ) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
( E ) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais europeias.

Questão 12CEDERJ 2008.2 – Os sindicatos foram uma das formas de organização dos trabalhadores pobres na era do liberalismo triunfante. No que se refere ao contexto de surgimento do sindicalismo na Europa do século XIX é correto afirmar que:
( A ) remonta aos movimentos rurais de contestação política e social aos proprietários feudais;
( B ) surge do desenvolvimento da indústria capitalista que concentra a classe operária em unidades de produção mecanizadas;
( C ) desponta no período de crise e declínio da produção industrial capitalista na segunda metade do século XIX;
( D ) surge da contestação da Igreja Católica ao capitalismo em expansão e aos valores do individualismo burguês;
( E ) emerge dos movimentos políticos de contestação da nobreza ao capitalismo em expansão.

Questão 13 – UERJ 2008 – A carta do povo era mais um meio do que um fim. Foi tanto questão política, como uma questão de “estômago”.
Sobre o Cartismo, é correto afirmar que seus líderes tinham por objetivo:
( A ) a quebra das máquinas, porque elas eram responsáveis pelo desemprego e pelo alto custo de vida.
( B ) abolição da exigência de propriedade para os membros do Parlamento, a fim de que os candidatos da classe trabalhadora tivessem oportunidade de serem eleitos.
( C ) a união da classe operária das cidades e dos campos em uma Associação de Trabalhadores de Londres, que pregava o protecionismo, a paz universal e a liberdade de religião.
( D ) a formação de um partido operário, sob a inspiração do socialismo utópico, que beneficiasse a vasta massa da população.

Questão 14 – CEDERJ 2011.2 – Conhecemos os sentimentos de desconfiança e cólera provocados, entre os operários, pelo aparecimento do maquinismo. Sua luta contra as máquinas e, em geral, contra as inovações técnicas, é o episódio mais conhecido de toda essa história.
Em relação a esse movimento, conhecido pelo nome de ludismo, pode-se afirmar que:
( A ) o movimento era caracterizado por um tom anárquico, marcado também pela ignorância de sua liderança.
( B ) o ludismo significava a destruição de máquinas pelos trabalhadores ingleses, expressando uma revolta contra o processo de industrialização então em curso.
( C ) o ludismo foi um movimento exclusivamente alemão, liderado por Ned Ludd.
( D ) o movimento ludista é identificado pelos historiadores como a expressão da cultura francesa de resistência, legada pelos acontecimentos da Revolução Francesa de 1789.

Questão 15 – ENEM 2011 – O movimento retratado na ilustração, de 1812, denominado Ludismo, ocorreu nos primórdios da Revolução Industrial e foi decorrente das condições precárias de trabalho a que eram submetidos os operários naquela época. Revoltados com as mudanças impostas pelo novo sistema, os trabalhadores quebraram as máquinas, pois acreditavam que estas eram as responsáveis pelas mudanças ocorridas em suas vidas e na sociedade em geral. Rapidamente o movimento foi reprimido e as máquinas quebradas foram consertadas ou repostas.
Apesar de não ter obtido sucesso, o Ludismo é considerado importante do ponto de vista histórico, pois:
( A ) atrasou a produção industrial, provocando prejuízos irreparáveis aos capitalistas.
( B ) foi capaz de conter trabalhadores que tinham ideias contrárias ao sistema, fortalecendo o capitalismo.
( C ) significou o início da mobilização de trabalhadores pela defesa de direitos relacionados ao mundo do trabalho.
( D ) deixou claro aos capitalistas que somente relações autoritárias organizariam o sistema produtivo.
( E ) mostrou que os trabalhadores preferiam realizar trabalhos manuais àqueles realizados com a ajuda da tecnologia.

Questão 16 – ENEM 2008 – O “Manifesto Comunista”, escrito em 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels, é considerado um tratado de grande influência política. Fundadores do socialismo científico, os autores defendem no Manifesto a tomada de poder por parte do proletariado como meio para a superação do capitalismo e implantação do socialismo. No mesmo documento, fazem a crítica ao sistema capitalista, explicitando a principal contradição inerente ao sistema, ou seja, a luta de classes. O “Manifesto Comunista” termina com a frase que se transformou em ícone do pensamento marxista: “Proletários de todo o mundo: uni-vos”.
Dentre os objetivos de superação do capitalismo contidos no “Manifesto Comunista”, podemos identificar:
( A ) a cooperação do sistema capitalista para a superação em direção ao socialismo.
( B ) a transformação pacífica das contradições de classe por meio de mudanças na legislação.
( C ) o aprimoramento da legislação trabalhista, garantindo maiores e melhores direitos aos trabalhadores.
( D ) o processo revolucionário armado como única forma de enfrentamento das contradições capitalistas.
( E ) a conscientização da burguesia como etapa necessária e esperada para a superação do sistema.

Questão 17 – CEDERJ 2015.1 – Considerado um dos maiores intelectuais do anarquismo, o pensador russo Bakunin, nascido em 1814, defendia que a luta contra o capitalismo era indissociável da luta contra o Estado capitalista. Sobre o anarquismo, é correta a seguinte afirmação:
( A ) Seus partidários pregavam uma aliança com a burguesia nacional.
( B ) É um sistema político fundamentado na noção da desordem.
( C ) Trata-se de um movimento político defensor da supressão da autoridade e adepto das ações coletivas.
( D ) Oriundo da aristocracia, Bakunin acreditava poder enobrecer o ideal anarquista.

Questão 18 – ENEM 2013 – O triunfo do sr. Marx e dos seus foi completo. Certos de uma maioria que haviam longamente organizado e preparado com muita habilidade e cuidado, senão com muito respeito por esses princípios da Moral, da Verdade e da Justiça que tão frequentemente se encontra em seus discursos e tão raramente em seus atos, os marxianos tiraram a máscara e (...) sempre em nome dessa soberania do povo (...) decretaram audaciosamente a escravidão do povo da internacional. (BAKUNIN. Escritos contra Marx).
No final do século XIX, anarquistas e comunistas disputavam a hegemonia dentro do movimento operário internacional. O texto do anarquista Bakunin ilustra essa situação motivada pela (o):
( A ) diferença de propósitos entre as duas doutrinas, pois, diferentemente dos comunistas, os anarquistas defendiam a propriedade privada.
( B ) dissonância de objetivos, já que os comunistas preconizavam a tomada do Estado e os anarquistas o fim desse para que fosse possível a construção de uma sociedade igualitária.
( C ) necessidade de marcarem diferenças de postura política já que possuíam o mesmo projeto de poder.
( D ) crescimento dos adeptos da teoria social da Igreja Católica, expressa na Encíclica Rerum Novarum, a qual ameaçava a sobrevida tanto dos anarquistas, quanto dos comunistas.
( E ) disputas entre ambas as doutrinas, buscando a liderança na luta pelo voto universal, então em evidência na Europa.


QUESTÃO DESAFIO – ENEM 

Leia, com atenção, os textos abaixo.
Texto I – Defendi por quarenta anos o mesmo princípio: liberdade em cada coisa, na religião, na filosofia, na literatura, na indústria, na política; e por liberdade entendo o triunfo da individualidade, seja sobre a autoridade que gostaria de governar de forma despótica, seja sobre as massas que reclamam o direito de sujeitar a minoria à maioria.
Texto II – Detesto a comunhão, porque é a negação da liberdade e porque não concebo a humanidade sem liberdade. Não sou comunista, porque o comunismo concentra e engole, em benefício do Estado, todas as forças da sociedade; porque conduz inevitavelmente à concepção da propriedade nas mãos do Estado, enquanto eu proponho (...) a extinção definitiva do princípio mesmo da autoridade e tutela, próprios do Estado, o qual, com o pretexto de moralizar e civilizar os homens, conseguiu (...) somente escravizá-los, persegui-los e corrompê-los.
Nos documentos acima, estão expressas duas visões da realidade social elaboradas no século XIX representativas das ideias:
( A ) do liberalismo e do socialismo utópico.
( B ) da doutrina social da Igreja e do socialismo científico.
( C ) do socialismo utópico e do anarquismo.
( D ) do liberalismo e do anarquismo.
( E ) da doutrina social da Igreja e do socialismo utópico.

Comentários

  1. GABARITO:


    1 – A
    2 – B
    3 – E
    4 – C
    5 – E
    6 – A
    7 – D
    8 – C
    9 – E
    10 – E
    11 – C
    12 – B
    13 – B
    14 – B
    15 – C
    16 – D
    17 – C
    18 – B

    QUESTÃO DESAFIO: D

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