Mód. 1, Cap. 7/8 - Questões ENEM e CEDERJ - Aula de 07/07
MÓDULO
1 – CAPÍTULO 7 / 8
QUESTÕES
ENEM E CEDERJ
AULA DE 7 DE
JULHO
A)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – PGS.
75 A 77
B)
MOVIMENTOS OPERÁRIOS – PGS.
86 A 87
C)
NOVAS IDEOLOGIAS – PGS.
87 A 89
Questão 01 – ENEM
2009 – A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção
do início do século XX, nos Estados Unidos da América, que se espalhou por
diversos países e setores da economia e teve como resultado:
( A ) a
subordinação do trabalhador à máquina, levando o homem a desenvolver um
trabalho repetitivo.
( B ) a ampliação
da capacidade criativa e da polivalência funcional para cada homem em seu posto
de trabalho.
( C ) a
organização do trabalho que possibilitou ao trabalhador o controle sobre a
mecanização do processo de produção.
( D ) o rápido
declínio do absenteísmo, o grande aumento da produção conjugado com a
diminuição das áreas de estoque.
( E ) as novas
técnicas de produção que provocaram ganhos de produtividade, repassados aos
trabalhadores como forma de eliminar as greves.
Questão 02 – ENEM
2011 – Charles
Chaplin, com seu filme Tempos Modernos (1936), evidencia, de forma
satírica, as consequências da elação capital versus trabalho no sistema
capitalista industrial. A cena apresentada é, nesse sentido, emblemática: o
trabalhador é “engolido” pela máquina e passa a agir como parte dela.
Considerando o
sistema capitalista, assinale o conceito que seja representativo da cena.
( A ) mais-valia.
( B ) alienação.
( C ) exército
reserva de mão de obra.
( D ) produção em
série.
( E ) exploração
do trabalho.
Questão 03 – ENEM
2016 – A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte
consequência para a mão de obra nela inserida:
( A ) Ampliação da
jornada diária.
( B ) Melhoria da
qualidade do trabalho.
( C )
Instabilidade nos cargos ocupados.
( D ) Eficiência
na preservação de acidentes.
( E )
Desconhecimento das etapas produtivas.
Questão
04 – ENEM 2012 – Na imagem do início do século XX,
identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se
na:
(
A ) autonomia do produtor direto.
(
B ) adoção da divisão sexual do trabalho.
(
C ) exploração do trabalho repetitivo.
(
D ) utilização de empregados qualificados.
(
E ) incentivo à criatividade dos funcionários.
Questão 05 – ENEM
2010 – Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos
mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que
vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo
esses parasitas ingratos que exploram vosso suor – ah, que bebem vosso sangue?
A análise do
trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792–1822) registrou
uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora
inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada:
( A ) na pobreza
dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
( B ) no salário
dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
( C ) na
burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
( D ) no trabalho,
que era considerado uma garantia de liberdade.
( E ) na riqueza,
que não era usufruída por aqueles que a produziam.
Questão
06 – ENEM 2014 – Considerando-se a dinâmica entre
tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum abaixo,
intitulado “Engraxate”, é caracterizada pelo pessimismo em relação à:
(
A ) ideia de progresso.
(
B ) concentração do capital.
(
C ) noção de sustentabilidade.
(
D ) organização dos sindicatos.
(
E ) obsolescência dos equipamentos.
Questão 07 – ENEM
2016 – Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais
do que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo
historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e
cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado
pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente
doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira,
atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada
em unidades fixas: horas, minutos, segundos.
Durante o século
XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada, sobretudo, no espaço urbano,
traz indícios de uma cultura marcada pela:
( A ) organização
do tempo de modo orgânico e pessoal.
( B ) recusa ao
controle do tempo exercido pelos relógios.
( C )
democratização nos usos e apropriações do tempo cotidiano.
( D ) necessidade
de uma maior matematização do tempo cotidiano.
( E ) utilização do relógio como
experiência natural de elaboração do tempo.
Questão 08 – ENEM 2016 – O
mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco,
certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam de fora do seu alcance.
Agora são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais
nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).
No
texto, é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do
seguinte sistema socioeconômico:
( A ) Socialismo.
( B ) Feudalismo.
( C ) Capitalismo.
( D ) Anarquismo.
( E ) Comunitarismo.
Questão 09 – ENEM
2016
TEXTO I – Cidadão
Tá vendo aquele
edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de
aflição
Eram quatro
condução
Duas pra ir, duas
pra voltar
Hoje depois dele
pronto
Olho para cima e
fico tonto
Mas me vem um
cidadão
E me diz
desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo
roubar?”
Meu domingo tá
perdido
Vou pra casa
entristecido
Dá vontade de
beber
E pra aumentar meu
tédio
Eu nem posso olhar
pro prédio
Que eu ajudei a
fazer.
(ZÉ RAMALHO. 20
Super Sucessos)
TEXTO II - O trabalhador
fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força
e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida
que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido
pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma
força independente do produtor. (KARL MARX)
Com base nos
textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é:
( A ) baseada na
desvalorização do trabalho especializado e no aumento da demanda social por
novos postos de emprego.
( B ) fundada no
crescimento proporcional entre o número de trabalhadores e o aumento da
produção de bens e serviços.
( C ) estruturada
na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e
tecnocrata.
( D ) instaurada a
partir do fortalecimento da luta de classes e da criação da economia solidária.
( E ) derivada do
aumento da riqueza e da ampliação da exploração do trabalhador.
Questão 10 – ENEM
2010 – A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se
transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas
lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância
lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos
eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.
Qual relação é
estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da
Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no
início do século XIX?
( A ) A facilidade
em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços
privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade
capitalista.
( B ) O
desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do
trabalho industrial.
( C ) A construção
de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento
dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
( D ) A
grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços
da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais
de experimentação estética e artística.
( E ) O alto nível
de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de
aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e
higiene.
Questão 11 – ENEM
2009 –
A Revolução Industrial, ocorrida no final do século XVIII, transformou as
relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar e
as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes
portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da
área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das
vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente
ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas
diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que
as conquistas no início desse século, decorrentes da legislação trabalhista,
estão relacionados com:
( A ) a expansão
do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
( B ) a expressiva
diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores
especializados.
( C ) a capacidade
de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
( D ) o
crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos
parlamentos.
( E ) a vitória
dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais europeias.
Questão
12 – CEDERJ 2008.2 – Os sindicatos foram uma das formas de
organização dos trabalhadores pobres na era do liberalismo triunfante. No que
se refere ao contexto de surgimento do sindicalismo na Europa do século XIX é
correto afirmar que:
(
A ) remonta aos movimentos rurais de contestação política e social aos
proprietários feudais;
(
B ) surge do desenvolvimento da indústria capitalista que concentra a classe
operária em unidades de produção mecanizadas;
(
C ) desponta no período de crise e declínio da produção industrial capitalista
na segunda metade do século XIX;
(
D ) surge da contestação da Igreja Católica ao capitalismo em expansão e aos
valores do individualismo burguês;
(
E ) emerge dos movimentos políticos de contestação da nobreza ao capitalismo em
expansão.
Questão 13 – UERJ
2008 – A carta do povo era mais um meio do que um fim. Foi tanto
questão política, como uma questão de “estômago”.
Sobre o Cartismo,
é correto afirmar que seus líderes tinham por objetivo:
( A ) a quebra das
máquinas, porque elas eram responsáveis pelo desemprego e pelo alto custo de
vida.
( B ) abolição da
exigência de propriedade para os membros do Parlamento, a fim de que os candidatos
da classe trabalhadora tivessem oportunidade de serem eleitos.
( C ) a união da
classe operária das cidades e dos campos em uma Associação de Trabalhadores de
Londres, que pregava o protecionismo, a paz universal e a liberdade de
religião.
( D ) a formação
de um partido operário, sob a inspiração do socialismo utópico, que
beneficiasse a vasta massa da população.
Questão 14 –
CEDERJ 2011.2 – Conhecemos os sentimentos de desconfiança e cólera
provocados, entre os operários, pelo aparecimento do maquinismo. Sua luta
contra as máquinas e, em geral, contra as inovações técnicas, é o episódio mais
conhecido de toda essa história.
Em relação a esse
movimento, conhecido pelo nome de ludismo, pode-se afirmar que:
( A ) o movimento
era caracterizado por um tom anárquico, marcado também pela ignorância de sua
liderança.
( B ) o ludismo
significava a destruição de máquinas pelos trabalhadores ingleses, expressando
uma revolta contra o processo de industrialização então em curso.
( C ) o ludismo
foi um movimento exclusivamente alemão, liderado por Ned Ludd.
( D ) o movimento
ludista é identificado pelos historiadores como a expressão da cultura francesa
de resistência, legada pelos acontecimentos da Revolução Francesa de 1789.
Questão 15 – ENEM
2011 – O movimento retratado na ilustração, de 1812, denominado
Ludismo, ocorreu nos primórdios da Revolução Industrial e foi decorrente das
condições precárias de trabalho a que eram submetidos os operários naquela
época. Revoltados com as mudanças impostas pelo novo sistema, os trabalhadores
quebraram as máquinas, pois acreditavam que estas eram as responsáveis pelas
mudanças ocorridas em suas vidas e na sociedade em geral. Rapidamente o
movimento foi reprimido e as máquinas quebradas foram consertadas ou repostas.
Apesar de não ter
obtido sucesso, o Ludismo é considerado importante do ponto de vista histórico,
pois:
( A ) atrasou a
produção industrial, provocando prejuízos irreparáveis aos capitalistas.
( B ) foi capaz de
conter trabalhadores que tinham ideias contrárias ao sistema, fortalecendo o
capitalismo.
( C ) significou o
início da mobilização de trabalhadores pela defesa de direitos relacionados ao
mundo do trabalho.
( D ) deixou claro
aos capitalistas que somente relações autoritárias organizariam o sistema
produtivo.
( E ) mostrou que
os trabalhadores preferiam realizar trabalhos manuais àqueles realizados com a
ajuda da tecnologia.
Questão 16 – ENEM
2008 – O “Manifesto Comunista”, escrito em 1848 por Karl Marx e
Friedrich Engels, é considerado um tratado de grande influência política.
Fundadores do socialismo científico, os autores defendem no Manifesto a tomada
de poder por parte do proletariado como meio para a superação do capitalismo e
implantação do socialismo. No mesmo documento, fazem a crítica ao sistema
capitalista, explicitando a principal contradição inerente ao sistema, ou seja,
a luta de classes. O “Manifesto Comunista” termina com a frase que se
transformou em ícone do pensamento marxista: “Proletários de todo o mundo:
uni-vos”.
Dentre os
objetivos de superação do capitalismo contidos no “Manifesto Comunista”,
podemos identificar:
( A ) a cooperação
do sistema capitalista para a superação em direção ao socialismo.
( B ) a transformação
pacífica das contradições de classe por meio de mudanças na legislação.
( C ) o
aprimoramento da legislação trabalhista, garantindo maiores e melhores direitos
aos trabalhadores.
( D ) o processo
revolucionário armado como única forma de enfrentamento das contradições
capitalistas.
( E ) a
conscientização da burguesia como etapa necessária e esperada para a superação
do sistema.
Questão 17 –
CEDERJ 2015.1 – Considerado um dos maiores intelectuais do anarquismo, o
pensador russo Bakunin, nascido em 1814, defendia que a luta contra o
capitalismo era indissociável da luta contra o Estado capitalista. Sobre o
anarquismo, é correta a seguinte afirmação:
( A ) Seus
partidários pregavam uma aliança com a burguesia nacional.
( B ) É um sistema
político fundamentado na noção da desordem.
( C ) Trata-se de
um movimento político defensor da supressão da autoridade e adepto das ações
coletivas.
( D ) Oriundo da
aristocracia, Bakunin acreditava poder enobrecer o ideal anarquista.
Questão 18 – ENEM
2013 – O triunfo do sr. Marx e dos seus foi completo. Certos de uma
maioria que haviam longamente organizado e preparado com muita habilidade e
cuidado, senão com muito respeito por esses princípios da Moral, da Verdade e
da Justiça que tão frequentemente se encontra em seus discursos e tão raramente
em seus atos, os marxianos tiraram a máscara e (...) sempre em nome dessa
soberania do povo (...) decretaram audaciosamente a escravidão do povo da
internacional. (BAKUNIN. Escritos contra Marx).
No final do século
XIX, anarquistas e comunistas disputavam a hegemonia dentro do movimento
operário internacional. O texto do anarquista Bakunin ilustra essa situação
motivada pela (o):
( A ) diferença de
propósitos entre as duas doutrinas, pois, diferentemente dos comunistas, os
anarquistas defendiam a propriedade privada.
( B ) dissonância
de objetivos, já que os comunistas preconizavam a tomada do Estado e os
anarquistas o fim desse para que fosse possível a construção de uma sociedade
igualitária.
( C ) necessidade
de marcarem diferenças de postura política já que possuíam o mesmo projeto de
poder.
( D ) crescimento
dos adeptos da teoria social da Igreja Católica, expressa na Encíclica Rerum
Novarum, a qual ameaçava a sobrevida tanto dos anarquistas, quanto dos comunistas.
( E ) disputas entre ambas as doutrinas,
buscando a liderança na luta pelo voto universal, então em evidência na Europa.
QUESTÃO DESAFIO – ENEM
Leia, com atenção, os textos abaixo.
Leia, com atenção, os textos abaixo.
Texto I – Defendi por
quarenta anos o mesmo princípio: liberdade em cada coisa, na religião, na
filosofia, na literatura, na indústria, na política; e por liberdade entendo o
triunfo da individualidade, seja sobre a autoridade que gostaria de governar de
forma despótica, seja sobre as massas que reclamam o direito de sujeitar a
minoria à maioria.
Texto II – Detesto a
comunhão, porque é a negação da liberdade e porque não concebo a humanidade sem
liberdade. Não sou comunista, porque o comunismo concentra e engole, em
benefício do Estado, todas as forças da sociedade; porque conduz
inevitavelmente à concepção da propriedade nas mãos do Estado, enquanto eu
proponho (...) a extinção definitiva do princípio mesmo da autoridade e tutela,
próprios do Estado, o qual, com o pretexto de moralizar e civilizar os homens,
conseguiu (...) somente escravizá-los, persegui-los e corrompê-los.
Nos documentos
acima, estão expressas duas visões da realidade social elaboradas no século XIX
representativas das ideias:
( A ) do
liberalismo e do socialismo utópico.
( B ) da doutrina
social da Igreja e do socialismo científico.
( C ) do
socialismo utópico e do anarquismo.
( D ) do
liberalismo e do anarquismo.
( E ) da doutrina
social da Igreja e do socialismo utópico.
GABARITO:
ResponderExcluir1 – A
2 – B
3 – E
4 – C
5 – E
6 – A
7 – D
8 – C
9 – E
10 – E
11 – C
12 – B
13 – B
14 – B
15 – C
16 – D
17 – C
18 – B
QUESTÃO DESAFIO: D