Mód. 1, Cap. 9 e 10 - Questões ENEM, CEDERJ e UERJ - Aula de 21/07
MÓDULO 1 – CAPÍTULOS 9 E 10
QUESTÕES ENEM, CEDERJ E UERJ
AULA DE 21 DE JULHO
AMÉRICAS INGLESA, FRANCESA E ESPANHOLA:INDEPENDÊNCIA POLÍTICA (PGS. 98 a 101) E O
PÓS-INDEPENDÊNCIA (PGS. 114 a 119)
PÓS-INDEPENDÊNCIA (PGS. 114 a 119)
Questão
01 – UERJ 2011 – A
tela, de John Gast, chamada de “Progresso americano” (1872) simboliza a difusão
de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer
do século XIX.
Essas
mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram
justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
(
A ) Doutrina Monroe.
(
B ) Política do Big Stick.
( C ) Política da Boa Vizinhança.
( D ) Doutrina do Destino
Manifesto.
Questão 02 – ENEM 2016 – Nos
Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação
entre território e nação foi reconfigurada por uma política que:
( A ) transferiu as populações indígenas para
territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos
migrantes fundadores da nação norte-americana.
(
B ) respondeu às ameaças europeias pelo fim da escravidão, integrando a
população de escravos ao projeto de expansão por meio da doação de terras.
(
C ) assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da
economia desses países após suas independências.
(
D ) projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica,
reformulando fronteiras para o estabelecimento de um país continental.
(
E ) instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão
de obra barata das populações em trânsito.
Questão
03 – UERJ 2017 – As
imagens acima reproduzem a capa de um livreto de 1823 e o cartaz de um filme de
2015 que contam a história de Hugh Glass, caçador e guia que se tornou
referência no contexto da conquista do Oeste norte-americano, no século XIX,
tendo enfrentado diversos perigos, incluindo o ataque de um urso.
A
narrativa dos feitos de Hugh Glass insere-se em uma concepção nacionalista que
promove a valorização do seguinte aspecto:
(
A ) ideal civilizatório.
( B ) progresso material.
( C ) miscigenação étnica.
( D ) ação preservacionista.
Questão 04 – CEDERJ 2018.1 – No ano de 1861, inicia-se a Guerra
Civil nos Estados Unidos da América. Essa guerra, que durou até 1866, dividiu o
estado americano entre aqueles que lutavam pela implantação do regime de
trabalho livre e de desenvolvimento do capitalismo e aqueles que defendiam,
sobretudo, a manutenção do trabalho escravo.
A associação correta entre as
posições dos opositores, na Guerra Civil americana, é, respectivamente:
(
A ) Norte – desenvolvimento industrial; Sul – defesa do escravismo.
(
B ) Norte – defesa do escravismo; Sul – modernização, inovação e
industrialização.
(
C ) Norte – agricultura e exportação de produtos industriais; Sul – defesa do
trabalho livre.
(
D ) Norte – chefia dos exércitos pelo General Lee; Sul – organização de
exércitos de mercenários latinoamericanos.
Questão
05 – UERJ 2010 – A
vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de
grande significado. O mapa dos resultados finais do último pleito nacional
norte-americano revela que a história do país continua afetando a sua geografia
eleitoral.
É
possível associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado
em 2008 ao seguinte aspecto da história dos Estados Unidos:
(
A ) utilização da mão-de-obra escrava.
(
B ) proibição da entrada de imigrantes.
(
C ) implantação das primeiras unidades industriais.
(
D ) consolidação das principais organizações sindicais
Questão
06 – ENEM 2005 – O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um
contexto político-social de lutas internas e interesses estrangeiros, dentre os
quais identificamos corretamente:
(
A ) a participação política dos cabildos e das juntas governativas que,
influenciadas pelo ideário político iluminista, atuaram em prol do fim da
escravidão e da propriedade privada nos territórios da Coroa espanhola.
(
B ) a vitória de diversas rebeliões populares, lideradas por indígenas, que
lutavam contra a opressão das elites espanholas e americanas, criando novos
países livres no continente, tais como o Peru e o Chile.
( C ) a atuação de Simon Bolívar,
cuja marcha popular libertadora contra os interesses da Espanha e dos Estados
Unidos defendia a formação de um único país monárquico e latino na América do
Sul.
( D ) a atuação dos criollos,
membros das elites hispano-americanas, que buscavam romper com a política
metropolitana monopolista que dificultava suas transações mercantis.
( E ) a derrota de Napoleão
Bonaparte na Europa, ocasionando o enfraquecimento das monarquias europeias
comprometidas com o centralismo político e o colonialismo mercantilista na
América.
Questão 07 – CEDERJ 2013.2 – No final do século XVIII, o
conteúdo histórico das revoltas de escravos mudou radicalmente de configuração,
deixando de lado as tentativas de assegurar a liberdade, para chegar a eliminar
a escravidão como sistema social.
Assinale
a alternativa que identifica o marco do processo revolucionário para a
libertação dos escravos nas Américas.
(
A ) A consciência política antiescravista da Inglaterra, que pressionou o
Brasil, recém-independente, ao proibir o tráfico negreiro em 1831.
(
B ) Os quilombos existentes na capitania de Pernambuco, na América Portuguesa,
em especial o de Palmares, apenas desmantelado por volta de 1710.
(
C ) A guerra de secessão nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 a 1865, que
opôs os estados sulistas e os do Norte, ambos adeptos da abolição.
(
D ) A luta pela independência do Haiti entre os anos de 1791 a 1804, que
culminou com a libertação dos escravos dessa ex-colônia francesa.
Questão
08 – ENEM 2012 – Sobre
a revolução de independência do Haiti, em 1804, e suas repercussões, assinale a
alternativa incorreta:
(
A ) O movimento vitorioso em 1804 resultou na única revolta de escravos
bem-sucedida da História − até então uma inédita conquista nas Américas − e no
estabelecimento de um Estado independente no Haiti.
(
B ) Apesar de o Haiti ser a mais importante colônia francesa da época, a França
manteve-se afastada do processo de independência, iniciado em 1791, por estar
mergulhada no movimento revolucionário em seu território com repercussões na
Europa.
(
C ) A base da economia haitiana era o açúcar, mas também eram produzidos café,
algodão e índigo; e essa estrutura econômica era sustentada pelo trabalho de
escravos que movimentavam um dos maiores mercados para o tráfico negreiro
europeu.
(
D ) O movimento, que começou como uma revolta de escravos, se converteu em uma
guerra civil – de mulatos contra brancos e de plantadores contra as autoridades
metropolitanas – e em uma guerra internacional com a participação de Espanha,
Inglaterra e França.
(
E ) Os proprietários de escravos de todo o mundo atlântico − dos Estados
Unidos, do Caribe, da América espanhola e do Brasil − sentiram-se profundamente
ameaçados e amedrontados, receosos de que o exemplo haitiano fosse seguido
Questão 09 – No tempo da
independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que
faziam alusão à revolta escrava do Haiti:
Marinheiros e caiados
Todos devem se acabar,
Porque só pardos e pretos
O país hão de habitar.
O
período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se
depreende:
(
A ) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a
população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por
mudanças.
(
B ) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão
da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
(
C ) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva
de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
(
D ) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os
marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.
( E ) da expulsão de
vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma
república negra, a exemplo do Haiti.
GABARITO
ResponderExcluir1 – D
2 – D
3 – A
4 – A
5 – A
6 – D
7 – D
8 – B
9 – A
tercnadibe Alex Friedrich https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=culvequeaka.Descargar-TRAIN-CREW-Prologue-gratuita-2022
ResponderExcluirmukelasni
Mnurecast-wa Stacy Brown https://www.langstonbar.org/profile/Solution-Manual-Unix-Shell-Programming-Yashwant-Kanetkar-BETTER/profile
ResponderExcluirpenramangcard
sisegZstagn Kaylee Castro link
ResponderExcluirinarimon