Mód. 1, Cap. 9 e 10 - Questões ENEM, CEDERJ e UERJ - Aula de 21/07

MÓDULO 1  –  CAPÍTULOS 9 E 10
QUESTÕES ENEM, CEDERJ E UERJ
AULA DE 21 DE JULHO

AMÉRICAS INGLESA, FRANCESA E ESPANHOLA:INDEPENDÊNCIA POLÍTICA (PGS. 98 a 101) E O
PÓS-INDEPENDÊNCIA (PGS. 114 a 119)



Questão 01 – UERJ 2011 – A tela, de John Gast, chamada de “Progresso americano” (1872) simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX.
Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
( A ) Doutrina Monroe.
( B ) Política do Big Stick.
( C ) Política da Boa Vizinhança.
( D ) Doutrina do Destino Manifesto.

Questão 02 – ENEM 2016 – Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por uma política que:
( A ) transferiu as populações indígenas para territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos migrantes fundadores da nação norte-americana.
( B ) respondeu às ameaças europeias pelo fim da escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de expansão por meio da doação de terras.
( C ) assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da economia desses países após suas independências.
( D ) projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o estabelecimento de um país continental.
( E ) instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações em trânsito.

Questão 03 – UERJ 2017 – As imagens acima reproduzem a capa de um livreto de 1823 e o cartaz de um filme de 2015 que contam a história de Hugh Glass, caçador e guia que se tornou referência no contexto da conquista do Oeste norte-americano, no século XIX, tendo enfrentado diversos perigos, incluindo o ataque de um urso.
A narrativa dos feitos de Hugh Glass insere-se em uma concepção nacionalista que promove a valorização do seguinte aspecto:
( A ) ideal civilizatório.
( B ) progresso material.
( C ) miscigenação étnica.
( D ) ação preservacionista.

Questão 04 – CEDERJ 2018.1 – No ano de 1861, inicia-se a Guerra Civil nos Estados Unidos da América. Essa guerra, que durou até 1866, dividiu o estado americano entre aqueles que lutavam pela implantação do regime de trabalho livre e de desenvolvimento do capitalismo e aqueles que defendiam, sobretudo, a manutenção do trabalho escravo.
A associação correta entre as posições dos opositores, na Guerra Civil americana, é, respectivamente:
( A ) Norte – desenvolvimento industrial; Sul – defesa do escravismo.
( B ) Norte – defesa do escravismo; Sul – modernização, inovação e industrialização.
( C ) Norte – agricultura e exportação de produtos industriais; Sul – defesa do trabalho livre.
( D ) Norte – chefia dos exércitos pelo General Lee; Sul – organização de exércitos de mercenários latinoamericanos.

Questão 05 – UERJ 2010 – A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos resultados finais do último pleito nacional norte-americano revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral.
É possível associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado em 2008 ao seguinte aspecto da história dos Estados Unidos:
( A ) utilização da mão-de-obra escrava.
( B ) proibição da entrada de imigrantes.
( C ) implantação das primeiras unidades industriais.
( D ) consolidação das principais organizações sindicais

Questão 06 – ENEM 2005 – O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um contexto político-social de lutas internas e interesses estrangeiros, dentre os quais identificamos corretamente:
( A ) a participação política dos cabildos e das juntas governativas que, influenciadas pelo ideário político iluminista, atuaram em prol do fim da escravidão e da propriedade privada nos territórios da Coroa espanhola.
( B ) a vitória de diversas rebeliões populares, lideradas por indígenas, que lutavam contra a opressão das elites espanholas e americanas, criando novos países livres no continente, tais como o Peru e o Chile.
( C ) a atuação de Simon Bolívar, cuja marcha popular libertadora contra os interesses da Espanha e dos Estados Unidos defendia a formação de um único país monárquico e latino na América do Sul.
( D ) a atuação dos criollos, membros das elites hispano-americanas, que buscavam romper com a política metropolitana monopolista que dificultava suas transações mercantis.
( E ) a derrota de Napoleão Bonaparte na Europa, ocasionando o enfraquecimento das monarquias europeias comprometidas com o centralismo político e o colonialismo mercantilista na América.

Questão 07 – CEDERJ 2013.2 No final do século XVIII, o conteúdo histórico das revoltas de escravos mudou radicalmente de configuração, deixando de lado as tentativas de assegurar a liberdade, para chegar a eliminar a escravidão como sistema social.
Assinale a alternativa que identifica o marco do processo revolucionário para a libertação dos escravos nas Américas.
( A ) A consciência política antiescravista da Inglaterra, que pressionou o Brasil, recém-independente, ao proibir o tráfico negreiro em 1831.
( B ) Os quilombos existentes na capitania de Pernambuco, na América Portuguesa, em especial o de Palmares, apenas desmantelado por volta de 1710.
( C ) A guerra de secessão nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 a 1865, que opôs os estados sulistas e os do Norte, ambos adeptos da abolição.
( D ) A luta pela independência do Haiti entre os anos de 1791 a 1804, que culminou com a libertação dos escravos dessa ex-colônia francesa.

Questão 08 – ENEM 2012 Sobre a revolução de independência do Haiti, em 1804, e suas repercussões, assinale a alternativa incorreta:
( A ) O movimento vitorioso em 1804 resultou na única revolta de escravos bem-sucedida da História − até então uma inédita conquista nas Américas − e no estabelecimento de um Estado independente no Haiti.
( B ) Apesar de o Haiti ser a mais importante colônia francesa da época, a França manteve-se afastada do processo de independência, iniciado em 1791, por estar mergulhada no movimento revolucionário em seu território com repercussões na Europa.
( C ) A base da economia haitiana era o açúcar, mas também eram produzidos café, algodão e índigo; e essa estrutura econômica era sustentada pelo trabalho de escravos que movimentavam um dos maiores mercados para o tráfico negreiro europeu.
( D ) O movimento, que começou como uma revolta de escravos, se converteu em uma guerra civil – de mulatos contra brancos e de plantadores contra as autoridades metropolitanas – e em uma guerra internacional com a participação de Espanha, Inglaterra e França.
( E ) Os proprietários de escravos de todo o mundo atlântico − dos Estados Unidos, do Caribe, da América espanhola e do Brasil − sentiram-se profundamente ameaçados e amedrontados, receosos de que o exemplo haitiano fosse seguido

Questão 09 – No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:

Marinheiros e caiados
Todos devem se acabar,
Porque só pardos e pretos
O país hão de habitar.

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:
( A ) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.
( B ) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
( C ) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
( D ) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.
( E ) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.

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