Mód. 1, Cap. 9 - Questões ENEM, CEDERJ e UERJ - Aula de 28/07
MÓDULO 1 – CAPÍTULO 09
QUESTÕES ENEM, CEDERJ E UERJ
AULA DE 28 DE JULHO
CONJURAÇÕES MINEIRA (1789) E
BAIANA (1798), PERÍODO JOANINO (1808 – 1821), REVOLUÇÃO LIBERAL DO PORTO (1820)
E INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL (1822)
(PGS. 102 A 105)
Questão
01 – ENEM 2016 – Quando a Corte
chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão
populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez
vezes.
A
alteração demográfica destacada no período teve como causa a atividade:
( A
) cafeeira, com a atração da imigração europeia.
( B
) industrial, com a intensificação do êxodo rural.
( C
) mineradora, com a ampliação do tráfico negreiro.
( D
) canavieira, com o aumento do apresamento indígena.
( E
) manufatureira, com a incorporação do trabalho assalariado.
Questão
02 – ENEM 2011 – No clima das
ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos
para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve
impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos
conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social
estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de
brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais.
O
temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças
populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial
brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da
Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de:
( A
) instalar um partido nacional, sob sua liderança, garantindo participação
controlada dos afrobrasileiros e inibindo novas rebeliões de negros.
( B
) atender aos clamores apresentados no movimento baiano, de modo a inviabilizar
novas rebeliões, garantindo o controle da situação.
( C
) firmar alianças com as lideranças escravas, permitindo a promoção de mudanças
exigidas pelo povo sem a profundidade proposta inicialmente.
( D
) impedir que o povo conferisse ao movimento um teor libertário, o que
terminaria por prejudicar seus interesses e seu projeto de nação.
( E
) rebelar-se contra as representações metropolitanas, isolando politicamente o
Príncipe Regente, instalando um governo conservador para controlar o povo.
Questão
03 – ENEM 2016 – O que ocorreu na
Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na
América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente na
condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império
luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789), a sedição
avançou sobre a sua decorrência.
A
diferença entre as sedições (conjurações) abordadas no texto encontrava-se na
pretensão de:
( A
) eliminar a hierarquia militar.
( B
) abolir a escravidão africana.
( C
) anular o domínio metropolitano.
( D
) suprimir a propriedade fundiária.
( E
) extinguir o absolutismo monárquico.
Questão
04 – UERJ 2010 – Ao mesmo tempo em
que se desenvolvia, em Portugal, uma política de reforma do Absolutismo,
surgiram conspirações na colônia. Elas estavam ligadas às novas ideias e
acontecimentos ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, mas também à realidade
local. A ideia de uma nação brasileira foi se definindo à medida que setores da
sociedade da colônia passaram a ter interesses distintos da Metrópole ou a
identificar nela a fonte de seus problemas. Uma dessas conspirações foi a
Inconfidência Mineira. Sobre o grupo que organizou esse movimento, é correto
afirmar que:
( A
) era um pequeno grupo de mineradores, preocupados unicamente em não pagar mais
impostos à Metrópole, pois a extração do ouro tinha diminuído, embora a Coroa
continuasse a cobrar a taxa do quinto.
( B
) era heterogêneo, de origem social variada, com ideias diferentes sobre as
transformações sociais que o movimento deveria provocar.
( C
) em relação à origem social, era um movimento homogêneo, inspirados nas ideias
do Iluminismo e no liberalismo da Revolução Americana.
( D
) eram todos jovens, filhos da elite colonial, que tinham ido estudar na
Europa.
Questão
05 – CEDERJ 2012.1 – O processo da transferência da Corte para o Rio de
Janeiro, em 1808, foi marcado por intensas negociações e conflitos. De todo
modo, essa transferência representou uma ruptura decisiva na relação entre o
Brasil e a metrópole portuguesa. Assinale a alternativa correta.
( A )
A abertura dos Portos em 1808 representou um retrocesso econômico da América
Portuguesa, já que os preços das mercadorias exportadas eram calculados a
partir dos interesses metropolitanos.
( B )
O processo que culminou com a transferência da Corte teve início com a
pretensão da Inglaterra de invadir o território português, para conter o avanço
das forças espanholas.
( C )
A transferência da Corte é um acontecimento de múltiplos significados. Entre as
transformações inauguradas pela Corte instalada no Rio de Janeiro está a
criação do primeiro Banco do Brasil.
( D )
A ascensão de Napoleão na França assegurou a independência política dos países
do continente europeu ao consagrar a autonomia dos povos e das nações.
Questão
06 – ENEM 2011 – Nas primeiras
décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira “redescoberta do Brasil”, como
identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como
as Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo
diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos
grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais.
Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo
diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início do oitocentos, os
estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase
sempre vistos como espiões e agentes de outros países.
O
grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiras ao Brasil está relacionado:
( A
) à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com
o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
( B
) à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse
a entrada de cientistas e artistas no Brasil.
( C
) à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de
Janeiro, modificando o eixo econômico da colônia.
( D
) à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da
Revolução do Porto.
( E
) à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento
geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
Questão
07 – ENEM 2013 – A vinda da
família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia
para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da
Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a
marca do absolutismo acompanharia a alteração.
As
transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da presença
da Corte estavam limitadas à superfície das estruturas sociais porque:
( A
) a pujança do desenvolvimento comercial e industrial retirava da agricultura
de exportação a posição de atividade econômica central na Colônia.
( B
) a expansão das atividades econômicas e o desenvolvimento de novos hábitos
conviviam com a exploração do trabalho escravo.
( C
) a emergência das práticas liberais, com a abertura dos portos, impedia uma
renovação política em prol da formação de uma sociedade menos desigual.
( D
) a integração das elites políticas regionais, sob a liderança do Rio de
Janeiro, ensejava a formação de um projeto político separatista de cunho
republicano.
( E
) a dinamização da economia urbana retardava o letramento de mulatos e
imigrantes, importante para as necessidades do trabalho na cidade.
Questão
08 – ENEM 2014 –
TEXTO
I – O príncipe D. João VI podia
ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria.
A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos,
em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho)
TEXTO
II – Há no Brasil uma insistência
em reforçar o lugar comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela
unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao
longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era
preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou
já no século XVIII. (Evaldo Cabral de
Mello)
Em
2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao
Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam
diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país.
O
legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de
vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:
( A
) Integridade territorial — Centralização da administração régia na Corte.
( B
) Desigualdade social — Concentração da propriedade fundiária no campo.
( C
) Homogeneidade intelectual — Difusão das ideias liberais nas universidades.
( D
) Uniformidade cultural — Manutenção da mentalidade escravista nas fazendas.
( E
) Continuidade espacial — Cooptação dos movimentos separatistas nas províncias.
Questão
09 – ENEM 2014 – A transferência
da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da
Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo
português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando
para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano
de 1808.
Os
fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América
portuguesa por terem:
( A
) incentivado o clamor popular por liberdade.
( B
) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
( C
) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
( D
) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
( E
) provocado os movimentos separatistas das províncias.
Questão
10 – ENEM 2016 – É hoje a nossa
festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império a mais remota e
insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o
tirou dentre as nações dependentes para colocá-lo entre as nações soberanas, e
entregou-lhe os seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo
estranho. (Gazeta de Notícias, 7 set.
1883)
As
festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário
desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa
comemoração está diretamente relacionada com:
( A
) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade
nacional.
( B
) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se
efetivou logo após 1822.
( C
) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a
abolição da escravidão.
( D
) o apoio popular às medidas tomadas pelo governo imperial para a expulsão de
estrangeiros do país.
(
E ) a consciência da população sobre os seus direitos adquiridos posteriormente
à transferência da Corte para o Rio de Janeiro.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – C
Questão 02 – D
Questão 03 – B
Questão 04 – C
Questão 05 – C
Questão 06 – A
Questão 07 – B
Questão 08 – A
Questão 09 – B
Questão 10 – A