Mód. 2, Cap. 1 - Questões de Rev. Russa e Crise de 1929 - Aula de 25/08

MÓDULO 2  –  CAPÍTULO 01
AULA DE 25 DE AGOSTO

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) E CRISE CAPITALISTA DE 1929
PÁGINAS 15A 20


Questão 01 – UERJ 2010 – No gráfico, é possível observar uma alteração na dinâmica demográfica russa, a partir do final dos anos 1980.

Essa alteração pode ser associada ao seguinte contexto:
( A ) fim da economia planificada.
( B ) implantação de regime ditatorial.
( C ) planejamento do controle migratório.
( D ) eliminação do sistema previdenciário.

Questão 02 – UERJ 2007 – Em outubro deste ano, a Revolução Russa de 1917 comemorou seus 90 anos, continuando a ser alvo de intensas discussões que polarizaram as opiniões: de um lado, uma etapa decisiva na libertação da sociedade russa; de outro, uma conjuntura denunciada como um período de crimes e de desastre. Vista por qualquer um dos prismas, a Revolução de 1917 teve significado mundial, embora as suas raízes devam ser buscadas em condições especificamente russas. Dentre essas condições que desencadearam o processo da Revolução Russa, pode-se destacar:
( A ) a autocracia czarista, que convivia com uma economia rural estagnada e um campesinato faminto.
( B ) o fim da servidão, que possibilitou o progresso agrícola e o acesso à terra de grande parcela do campesinato.
( C ) a mobilidade das classes sociais, que garantiu a ascensão de inúmeros trabalhadores fabris e pequenos proprietários.
( D ) o papel fundamental de uma burguesia industrial e financeira, que estimulou o desenvolvimento de uma indústria de base.

Questão 03 – CEDERJ 2015.1 – Considerado o último Czar da Rússia (a despeito do curto período em que seu irmão assumiu o poder), Nicolau II (foto) tem seu nome associado à incapacidade de negociação de seu governo em relação aos movimentos sociais russos das duas primeiras décadas do século XX. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o conturbado período de 1905 a 1917.
( A ) O período foi marcado por uma série de conflitos, que envolveram muitos dos partidos que lutaram contra a autocracia do Czar Nicolau II.
( B ) Apesar de sua perda de prestígio, o Czar Nicolau II realizou, nesse período, intensas reformas no país, em especial no atendimento às reivindicações dos trabalhadores.
( C ) O chamado Domingo Sangrento simboliza a atuação dos bolchevistas contra o governo de Nicolau II, no ano de 1917.
( D ) O lema “terra, paz e pão” sintetiza as reivindicações das lideranças liberais, em oposição aos temas dos bolcheviques.

Questão 04 – Cesgranrio-RJ Em março de 1921, Lênin afirma: É necessário abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores econômicos, na direção de um capitalismo de Estado. Tendo em vista as etapas da Revolução Russa, podemos interpretar essa declaração no sentido de:
( A ) representar o abandono do comunismo de guerra e o início da Guerra Civil.
( B ) traduzir o insucesso dos planos quinquenais e o retorno a uma economia capitalista.
( C ) indicar a impossibilidade do socialismo num só país, daí a volta ao capitalismo monopolista.
( D ) introduzir a Nova Política Econômica, caracterizada por algumas concessões ao capitalismo, a fim de possibilitar o avanço do socialismo.
( E ) aceitar a introdução de métodos capitalistas na produção e o retorno à iniciativa privada.

Questão 05 – FGV – Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores, tenho o prazer de congratulá-los pela vitória da revolução russa, saudá-los como a vanguarda do exército proletário internacional [...] A guerra do banditismo imperialista é o começo da guerra civil na Europa. [...]. Na Alemanha, tudo já está fermentando! Não hoje, mas amanhã, qualquer dia, pode ocorrer o colapso geral do capitalismo europeu. A revolução russa que vocês realizaram deu o golpe inicial e inaugurou uma nova era. [...]. Viva a Revolução Social Internacional! (Discurso de Lênin em 16 de abril de 1917, citado em Wilson, E. Rumo à estação Finlândia. São Paulo: Cia. Das Letras, 1986. pg. 441)
Assinale a alternativa que melhor apresenta a temática central do discurso de Lênin:
( A ) O apelo à manutenção da ordem interna em meio ao processo revolucionário bolchevique.
( B ) A defesa da união de russos e alemães contra os imperialistas, na Primeira Guerra Mundial.
( C ) A defesa da permanência russa na Primeira Guerra Mundial como fator necessário à desestabilização do capitalismo internacional.
( D ) O triunfo da revolução menchevique na Rússia como o primeiro passo para a revolução socialista mundial.
( E ) A comemoração por conta da derrocada do sistema capitalista internacional, com o fim da Primeira Guerra Mundial.

Questão 06 – ENEM 2017 – O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno — o único que é importante —, pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos lavradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.
Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam
( A ) flexibilizar as regras do mercado financeiro.
( B ) fortalecer o sistema de tributação regressiva.
( C ) introduzir os dispositivos de contenção creditícia.
( D ) racionalizar os custos da automação industrial mediante negociação sindical.
( E ) recompor os mecanismos de acumulação econômica por meio da intervenção estatal.

Questão 07 – ENEM 2017 – Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras.
A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à)
( A ) produção industrial norte-americana, ocasionada por uma perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial.
( B ) vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, sua capacidade de competição econômica com os empresários norte-americanos.
( C ) desencadeamento da Revolução Russa de 1917 e a formação de um novo bloco econômico, capaz de competir com a economia capitalista.
( D ) Guerra Fria, que caracterizou o período de entreguerras, provocando insegurança e crises
econômicas no mundo.
( E ) tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.

Questão 08 – CEDERJ 2015.2 – A crise da economia capitalista em 1929:
( A ) levou a um efeito devastador do sistema financeiro que foi solucionado com a proibição de investimos do Estado em obras públicas.
( B ) é comumente citada como uma crise marcada pelo desemprego, mas cujos efeitos foram muito pontuais.
( C ) tem relação direta com as atividades grevistas dos trabalhadores, responsáveis pela eclosão da crise financeira.
( D ) é conhecida como a “Grande Depressão” e teve como desdobramento a elaboração do programa econômico New Deal.

Questão 09 – UERJ 2012 – O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.
A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:
( A ) implantação dos sistemas de crédito – moderno.
( B ) estruturação dos impérios coloniais – corporativista.
( C ) organização das redes produtivas globais – autocrático.
( D ) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social.

Questão 10 – UERJ 2013 – Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 até os dias atuais foram, respectivamente:
( A ) liberalismo – estatismo.
( B ) estruturalismo – classicismo.
( C ) fisiocratismo – institucionalismo.
( D ) keynesianismo – neoliberalismo.

Questão 11 – UERJ 2008 –
A partir desta edição VEJA passará a grafar a palavra estado com letra minúscula.
Os povos de língua inglesa, generalizando, esperam do estado a distribuição equânime da justiça, o respeito a contratos e à propriedade e a defesa das fronteiras. Mas não consideram uma dádiva do estado o direito à boa vida material sem esforço. Grafam “state”.
Com maiúscula, estado simboliza uma visão de mundo distorcida, de dependência do poder central, de fé cega e irracional na força superior de um ente capaz de conduzir os destinos de cada uma das pessoas.
O modelo de Estado contra o qual o editorial se posiciona e o modelo de Estado que fundamenta a decisão dos editores da revista estão identificados, respectivamente, na seguinte alternativa:
( A ) Mínimo; Comunista.
( B ) Socialista; Capitalista.
( C ) Corporativista; Keynesiano.
( D ) Bem-Estar Social; Neoliberal.

Questão 12 – ENEM 2012
Texto I – A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
Texto II  Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos. Entrevista de George Soros.
A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:
( A ) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
( B ) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
( C ) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
( D ) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
( E ) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Questão 13 – ENEM 2009 – A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933-1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desesmpregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
A partir do texto, conclui-se que:
( A ) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.
( B ) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo.
( C ) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica.
( D ) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista.
( E ) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem-sucedida, apoiando-se em suas necessidades.

Questão 14 – PUC RIO 2013Em relação à crise econômica de 1929, analise as seguintes assertivas:
I) Provocou a elevação das taxas de desemprego e a queda na produção industrial e nos preços dos produtos agrícolas atingindo diversos países no mundo.
II) Foi caracterizada por crises de caráter inflacionário nos países industriais europeus e por aumento contínuo na produção dos países exportadores de produtos agrícolas, como o Brasil.
III) Teve uma dimensão global, afetando tanto os países centrais da economia de mercado capitalista como os países que tinham economias orientadas a partir do modelo socialista.
IV) Uma de suas características foi a superprodução de bens para os quais não havia mercado associada à queda de preços e salários.
Assinale a alternativa que contém as assertivas CORRETAS:
( A ) I e III.
( B ) II e III.
( C ) II e IV.
( D ) I e IV.
( E ) III e IV.

Questão 15 – PUC RIO 2012 – Com relação à crise econômica iniciada com a quebra da Bolsa de Valores americana em 1929, é CORRETO afirmar que:
( A ) a crise econômica foi restrita aos países industrializados tendo pouco efeito entre os países produtores de matérias-primas como, por exemplo, o Brasil.
( B ) a crise econômica, em escala mundial, levou os partidos de extrema-esquerda a liderar revoluções comunistas em diversos países, como, por exemplo, a Rússia.
( C ) a crise econômica foi o fim da economia liberal, e a saída encontrada pelos governos nacionais foi o reforço de uma política internacional de livre-cambismo.
( D ) a crise econômica se manifestou através de uma forte desvalorização do capital das empresas levando milhões de pessoas ao desemprego.
( E ) a crise econômica foi também uma crise política e teve como resultado a ascensão de regimes totalitários fascistas em todos os continentes.

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  1. GABARITO:


    Questão 01 – A
    Questão 02 – A
    Questão 03 – A
    Questão 04 – D
    Questão 05 – D
    Questão 06 – E
    Questão 07 – A
    Questão 08 – D
    Questão 09 – D
    Questão 10 – D
    Questão 11 – D
    Questão 12 – B
    Questão 13 – A
    Questão 14 – D
    Questão 15 – D

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