Mód. 1, Cap. 10 - Questões ENEM e CEDERJ - Aula de 11/08

MÓDULO 1  –  CAPÍTULO 10
QUESTÕES ENEM E CEDERJ
AULA DE 11 DE AGOSTO

SEGUNDO REINADO (PGS. 110 A 114)


Questão 01 – ENEM 2016 – Com seu manto real em verde e amarelo, as cores da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam também os tons da natureza do “Novo Mundo”, cravejado de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente, com o cabeção de penas de papo de tucano em volta do pescoço, D. Pedro II foi coroado imperador do Brasil. O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos de café e tabaco, coroado como um César em meio a coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em sinônimo da nacionalidade.
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias. A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de tal estratégia era:
( A ) exaltar o modelo absolutista e despótico.
( B ) valorizar a mestiçagem africana e nativa.
( C ) reduzir a participação democrática e popular.
( D ) mobilizar o sentimento patriótico e antilusitano.
( E ) obscurecer a origem portuguesa e colonizadora.

Questão 02 – ENEM 2015 – Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um:
( A ) jovem imaturo que agiria de forma irresponsável.
( B ) imperador adulto que governaria segundo as leis.
( C ) líder guerreiro que comandaria as vitórias militares.
( D ) soberano religioso que acataria a autoridade papal.
( E ) monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.

Questão 03 – ENEM 2017 – Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.
O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de:
( A ) reforma agrária.
( B ) expansão mercantil.
( C ) concentração fundiária.
( D ) desruralização da elite.
( E ) mecanização da produção.

Questão 04 – CEDERJ 2017.2 – Em meio às tensões resultantes da polêmica em torno do fim do tráfico negreiro frente à Inglaterra, o Brasil criou, em 1850, a sua primeira legislação agrária, chamada Lei de Terras. Seu objetivo principal era:
( A ) discriminar as terras públicas das privadas.
( B ) reforçar a pequena propriedade.
( C ) descentralizar a política agrária do Império.
( D ) salvaguardar as terras dos quilombolas.

Questão 05 – ENEM 2015 – A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queiróz que, em 1850:
( A ) aboliu a escravidão no território brasileiro.
( B ) definiu o tráfico de escravos como pirataria.
( C ) elevou as taxas para importação de escravos.
( D ) libertou os escravos com mais de 65 anos.
( E ) garantiu o direito de alforria aos escravos.

Questão 06 – ENEM 2013 – A cessação do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar numa outra solução para o problema da mão de obra.
Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a):
( A ) valorização dos trabalhadores nacionais livres.
( B ) busca por novas fontes fornecedoras de cativos.
( C ) desenvolvimento de uma economia urbano-industrial.
( D ) incentivo à imigração europeia.
( E ) escravização das populações indígenas.

Questão 07 – ENEM 2017 – O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país.
O movimento social citado teve como seu principal veículo de propagação o(a):
( A ) imprensa escrita.
( B ) oficialato militar.
( C ) corte palaciana.
( D ) clero católico.
( E ) câmara de representantes.

Questão 08 – CEDERJ 2016.1 – É a voz de um partido que se alça para falar ao país. E esse partido não carece demonstrar a sua legitimidade. Desde que a reforma, alteração ou revogação da carta outorgada de 1824, está por ela mesma revista e autorizada, é legítima a aspiração que hoje se manifesta para buscar em melhor origem o fundamento dos inauferíveis direitos da nação. (...) Não reconhecendo nós outra soberania mais do que a soberania do povo, para ela apelamos.
O Manifesto Republicano é, para muitos historiadores, um singular documento político, publicado no Brasil em 1870. Por conseguinte, o Manifesto Republicano:
( A ) advoga em defesa do fim da escravidão.
( B ) expressa os desejos de uma revolução socialista.
( C ) representa a contestação ao governo monárquico.
( D ) apoia os projetos de reforma agrária.

Questão 09 – ENEM 2012 – Para os historiadores, as fontes documentais ampliaram-se, juntamente com a expressão dos meios de comunicação. As várias mídias, utilizadas em diferentes momentos históricos, são fundamentais para a compreensão da dinâmica social do período em que foram difundidas. No século XIX, por exemplo, um importante chargista, de nome Ângelo Agostini, legou-nos diversas produções a respeito do momento político pelo qual passava o país.
LEGENDA è "El Rey, nosso senhor e amo, dorme o sono da... indiferença. Os jornais, que diariamente trazem os desmandos desta situação, parecem produzir em Sua Majestade o efeito de um narcótico. Bem aventurado senhor! Para vós o reino do céu e para o nosso povo... o do inferno!

(Angelo Agostini. Revista Illustrada, ano 12, nº 450, 5 fev. 1887)

Com base na imagem e na leitura da respectiva legenda, assinale a alternativa correta em relação ao contexto político do final do Império brasileiro.
( A ) D. Pedro II governava com serenidade ao final do Império, sem contradições políticas que o desassossegassem.
( B ) A idade avançada de D. Pedro II prenunciava o final do seu mandato, já que estava incapacitado de governar.
( C ) A imagem retrata uma acentuada insatisfação em relação aos rumos políticos do país ao final do império brasileiro.
( D ) D. Pedro II encontra-se em um momento de relaxamento na imagem, o que não significa que o autor criticou sua postura política.
( E ) Não havia conflitos de interesses ao final do Segundo Reinado, o que justifica a postura de D. Pedro II na imagem.

Questão 10 – ENEM 2016 – Segundo a charge, os últimos anos da Monarquia foram marcados por:
( A ) debates promovidos em espaços públicos, contando com a presença da família real.
( B ) atividades intensas realizadas pelo Conde D'Eu, numa tentativa de salvar o regime monárquico.
( C ) revoltas populares em escolas, com o intuito de destituir o monarca do poder e coroar o seu genro.
( D ) críticas oriundas principalmente da imprensa, colocando em dúvida a continuidade do regime político.
( E ) dúvidas em torno da validade das medidas tomadas pelo imperador, fazendo com que o Conde D'Eu assumisse o governo.

Questão 11 – ENEM 2016 – Enfermo a 14 de novembro, na segunda-feira, o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime. Sentou-se e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe: - Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade? O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso: - Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana? – Pedro Banana!, repetiu raivoso o velho Lima. E, sentando-se, pensou com tristeza: - Não dou três anos para que isso seja uma república!
A crônica de Artur Azevedo, retratando os dias imediatos à instauração da República no Brasil, refere-se ao (à):
( A ) ausência de participação popular no processo de queda da Monarquia.
( B ) tensão social envolvida no processo de instauração do novo regime.
( C ) mobilização de setores sociais na restauração do antigo regime.
( D ) temor dos setores burocráticos com o novo regime.
( E ) demora na consolidação do novo regime.

Questão 12 – ENEM 2015 – A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que:
( A ) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
( B ) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
( C ) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
( D ) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
( E ) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

Comentários

  1. GABARITO:


    Questão 01 – E
    Questão 02 – B
    Questão 03 – C
    Questão 04 – A
    Questão 05 – B
    Questão 06 – D
    Questão 07 – A
    Questão 08 – C
    Questão 09 – C
    Questão 10 – D
    Questão 11 – A
    Questão 12 – D

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