Mód. 2, Cap. 1 - Questões de 1ª Guerra Mundial - Aula de 18/08


MÓDULO 2  –  CAPÍTULO 01
AULA DE 18 DE AGOSTO

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
PÁGINAS 07 A 15


Questão 01 – UERJ 2016 – A imagem abaixo retrata a luta das mulheres pelo sufrágio universal nas décadas iniciais do século XX, nas sociedades norte-americana e europeia.
Naquele momento, a negação desse direito indicava o seguinte problema social:
( A ) exclusão da mão de obra feminina do mercado de trabalho.
( B)  monopólio masculino sobre o acesso ao sistema escolar.
( C ) restrição ao exercício da cidadania política.
( D ) manutenção das tradições aristocráticas.

Questão 02 – UERJ 2015 – O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros. (Romain Gary)
A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:
( A ) difusão do domínio soviético.
( B ) expansão do ideal pangermânico.
( C ) agravamento das crises balcânicas.
( D ) crescimento das ações antissemitas.

Questão 03 – CEDERJ 2012.2 – A Primeira Guerra Mundial, também conhecida com o nome de Grande Guerra, mobilizou países e consagrou a crença na superioridade de um país em relação a outros. Em nome do nacionalismo, homens – jovens e velhos – foram para os campos de batalha e sofreram os resultados funestos de um cruel embate entre as Nações. Sobre a Grande Guerra, assinale a alternativa correta.
( A ) A chamada política de alianças é, sem dúvida, um dos fatores que deu origem à guerra, por consagrar acordos políticos militares entre os países, estimulando a concorrência entre as potências.
( B ) No início do século XX, a concorrência entre os países foi um catalisador positivo entre as nações. Por conta disso, a guerra foi o resultado do nacionalismo exacerbado da Alemanha, sem relação direta com as disputas comerciais entre as potências.
( C ) A euforia da chamada “Belle époque” implicou a crença na desvalorização do homem e no papel do progresso. Nesse sentido, o período é marcado por intensas transformações, apoiadas no pessimismo.
( D ) As disputas entre Itália e Alemanha tiveram relação direta com os resultados da Conferência de Berlim, quando a Alemanha conseguiu assegurar grandes extensões territoriais na África, em detrimento das pretensões italianas.

Questão 04 – CEDERJ 2011.2 – Ainda estou atolado nesta trincheira (...) Não me lavei, nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a média de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia. Não creio que já tenhamos começado a rastejar como animais, mas não acredito que me tivesse dado conta se já houvesse começado, é uma questão de somenos.
Sobre a primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
( A ) Para Lenin, líder da Revolução de 1917 na Rússia e responsável pela Nova Política Econômica – NEP, a Primeira Guerra Mundial foi, antes de tudo, uma Guerra Imperialista.
( B ) A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcado por uma tecnologia ainda bastante atrasada, em especial a dos países como a Alemanha e França, sociedades fundamentalmente agrícolas.
( C ) O projeto de Paz do Presidente Wilson dos Estados Unidos da América, conhecido pelo nome de Quatorze Pontos, é identificado como responsável pelo acirramento do conflito, já que condenava publicamente a Alemanha pela eclosão da Guerra.
( D ) A Primeira Guerra Mundial foi a responsável pela criação da Nova Política Econômica da Rússia em 1914 e pela eclosão da Revolução bolchevique.

Questão 05 – PUC RIO 2017 – O cartaz abaixo mostra Lord Kitchener, Secretário de Estado da Guerra do governo britânico, entre 1914 e 1916, conclamando a população a se alistar nas forças armadas britânicas por ocasião da Primeira Guerra Mundial.
O cartaz põe em destaque:
( A ) o igualitarismo.
( B ) o nacionalismo.
( C ) o eurocentrismo.
( D ) o regionalismo.
( E ) a xenofobia.
  
Questão 06 – Uftm 2012 – Leia o trecho, escrito por uma operária inglesa, que trabalhou durante a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, em uma fábrica de munição, e observe o cartaz produzido nos EUA por J. Howard Miller, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945:
Não sei dizer quanto as outras ganhavam na fábrica de bombas, mas sei que eles pagavam apenas 25 centavos por semana a cada moça para enchê-las, o que não era muito. Aliás, não dava para viver com esse dinheiro, pois precisávamos comer e não ganhávamos refeições. Mas, quando elas entraram em greve, o salário aumentou uns 5 ou 6 centavos por semana, e foi criado um sistema de bonificação. (Mary Brough-Robertson apud Max de Arthur. Vozes esquecidas da 1.ª Guerra Mundial, 2011.)
Os documentos permitem afirmar:
( A ) graças ao feminismo, que se tornou uma força social, as mulheres conquistaram igualdade de direitos no mercado de trabalho.
( B ) as guerras mundiais travadas na primeira metade do século XX exigiram a mobilização de toda a sociedade no esforço para vencer os inimigos.
( C ) as tentativas de se valer do trabalho feminino foram improdutivas, pois as mulheres não se adaptaram ao rigor do ritmo fabril.
( D ) os modernos armamentos industriais, graças a sua precisão, protegem a população civil dos enfrentamentos bélicos.
( E ) a produção industrial do período era pouco especializada, uma vez que ainda comportava o trabalho feminino.
  
Questão 07 – Espcex (Aman) 2012 – A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito é correto afirmar que:
( A ) a disputa por regiões coloniais acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim grandes alianças, como é o caso do desmantelamento da Tríplice Entente.
( B ) a chamada “paz armada” foi imposta ao final do conflito, quando os países europeus já encontravam-se desgastados com a guerra, com o objetivo de cessar os combates e evitar novos conflitos.
( C ) a entrada dos Estados Unidos, com seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a derrota da Tríplice Aliança.
( D ) o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, levou o Império austríaco, juntamente com a Rússia, a declarar guerra à Sérvia, dando início ao conflito.
( E ) ao final do conflito, a Alemanha impôs à França a devolução dos territórios da Alsácia-Lorena, ricos em minério de ferro e carvão.

Questão 08 – DESCOMPLICA – Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
( A ) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
( B ) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
( C ) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquistas das colônias da África e da Ásia.
( D ) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustou a Inglaterra e a França que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
( E ) O desequilíbrio entre produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens-de-produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

Questão 09 – Ibmecrj 2010 – Podemos considerar como consequências importantes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), exceto:
( A ) a criação da Liga das Nações, objetivando preservar a paz mundial.
( B ) a ascensão dos Estados Unidos como potência mundial.
( C ) uma sensível modificação no mapa europeu, com o surgimento de novos países como Iugoslávia e Tchecoslováquia.
( D ) a imposição aos alemães do Tratado de Versalhes, considerado extremamente duro e um dos fatores impulsionadores do nazismo.
( E ) a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação.

Questão 10 – DESCOMPLICA – A Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de:
( A ) Promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização.
( B ) Unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial.
( C ) Executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança.
( D ) Promover o neocolonialismo na África, Ásia e Oceania, condição fundamental para a expansão mundial do capitalismo monopolista.
( E ) Intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra.

Questão 11 – DESCOMPLICA – Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que:
( A ) A Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
( B ) Os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
( C ) Os russos brancos, estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil.
( D ) A Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar, financiada pela França, a marcha sobre Roma.
( E ) Estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

Questão 12 – DESCOMPLICA – Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:
( A ) Apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
( B ) Liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
( C ) Fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências europeias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
( D ) Apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
( E) Se manteve afastado do conflito direto com as potências europeias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.

Comentários

  1. GABARITO:


    Questão 01 – C
    Questão 02 – C
    Questão 03 – A
    Questão 04 – A
    Questão 05 – B
    Questão 06 – B
    Questão 07 – C
    Questão 08 – B
    Questão 09 – E
    Questão 10 – E
    Questão 11 – A
    Questão 12 – C

    ResponderExcluir

Postar um comentário