Mód. 2, Cap. 1 - Questões de Nazifascismo e 2ª Guerra Mundial - Aula de 01/09


MÓDULO 2  –  CAPÍTULO 01
AULA DE 01 DE SETEMBRO

NAZIFASCISMO E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)   è   PGS 20 A 31


Questão 01 – UERJ 2015 – Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar. George Orwell.
O romance “1984”, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother. No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
( A ) socialismo.                  
( B ) capitalismo.                 
( C ) anarquismo.              
( D ) totalitarismo.

Questão 02 – UERJ 2014 – A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte processo histórico:
( A ) expansão do comunismo.          
( B ) difusão do etnocentrismo.
( C ) ascensão do totalitarismo.          
( D ) renascimento do liberalismo.

Questão 03 – CEDERJ 2010.1 – O período compreendido entre a primeira e a segunda guerra mundial foi marcado pela explosão de movimentos nacionalistas que criticavam o liberalismo por não ter conseguido resolver os problemas da Europa no início do século XX e os movimentos de esquerda, comunistas e socialistas, que reivindicavam o poder para o proletariado. Dois desses movimentos foram:
( A ) o integralismo brasileiro, liderado por Plínio Salgado e o New Deal, desenvolvido por Roosevelt nos Estados Unidos.
( B ) o nacionalismo corporativo húngaro, representado por Manoelesco e a Cruz de Ferro da Polônia.
( C ) o fascismo italiano, liderado por Mussolini e o nacional-socialismo alemão, dirigido por Hitler.
( D ) o salazarismo português, organizado em torno da esquerda anarquista e a Ação Francesa, dirigida por De Gaulle.
( E ) o franquismo espanhol, liderado pelos representantes da Quarta Internacional e o vitorianismo, forma de conservadorismo inglês.

Questão 04 – ENEM 2011 – Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
( A ) República Federalista Norte-Americana.
( B ) República Fascista Italiana no século XX.
( C ) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
( D ) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
( E ) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Questão 05 – UERJ 2015 – Os mapas constituem uma representação da realidade. Observe, na imagem abaixo, dois mapas presentes na reportagem intitulada “Um estudo sobre impérios”, publicada em 1940. 
O uso da cartografia nessa reportagem evidencia uma interpretação acerca da Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto é possível reconhecer que essa representação cartográfica tinha como finalidade:
( A ) criticar o nacionalismo alemão.                        ( B ) justificar o expansionismo alemão.
( C ) enfraquecer o colonialismo britânico.              ( D ) destacar o multiculturalismo britânico.

Questão 06 – UERJ 2013 – O direito ao solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho. (Adolf Hitler. “Minha luta”, 1925).
As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
( A ) xenofobia.           
( B ) espaço vital.          
( C ) purificação racial.           
( D ) revanchismo militar.


Questão 07 – UERJ 2017 – Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nação germânica. O cartaz abaixo é um exemplo dessa política.
Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz é:
( A ) antissemitismo.
( B ) anticapitalismo.
( C ) anticomunismo.
( D ) antiamericanismo.

Questão 08 – ENEM 2016 – A eugenia, tal como originalmente concebida, era a aplicação de “boas práticas de melhoramento” ao aprimoramento da espécie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor da reprodução humana controlada, considerando-a produtora do aperfeiçoamento da espécie
Um resultado da aplicação dessa teoria, disseminada a partir da 2ª metade do século XIX, foi o (a):
( A ) aprovação de medidas de inclusão social.
( B ) adoção de crianças com diferentes características físicas.
( C ) estabelecimento de legislação que combatia as divisões sociais.
( D ) prisão e esterilização de pessoas com características consideradas inferiores.
( E ) desenvolvimento de próteses que possibilitavam a reabilitação de pessoas deficientes.

Questão 09 – ENEM 2010 – A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico. (PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto)
Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi:
( A ) defender a liberdade religiosa.
( B ) controlar o genocídio racial.
( C ) aprofundar a intolerância étnica.
( D ) legitimar o expansionismo territorial.
( E ) contestar o nacionalismo autoritário.

Questão 10 – DESCOMPLICA – Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de apaziguamento”, que:
( A ) foi um pacote de ajuda econômica destinado a apoiar os países ameaçados pelo nazismo.
( B ) consistia em ceder território do Sudetos à Alemanha a fim de evitar a guerra. 
( C ) objetivava apoiar, financeiramente, o movimento comunista internacional para neutralizar o poder nazista.    
( D ) foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus. 
( E ) foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro. 

Questão 11 – DESCOMPLICA – A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
( A ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
( B ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
( C ) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
( D ) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
( E ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.

Questão 12 – DESCOMPLICA –  A charge abaixo, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que: 
( A ) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia. 
( B ) consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência política alemã no leste europeu. 
( C ) impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na Europa. 
( D ) determinou a nova divisão política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região. 
( E ) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois países.

Questão 13 – ENEM 2012 – Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Führer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
(COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica).
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
( A ) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
( B ) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
( C ) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
( D ) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
( E ) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
  
Questão 14 – UERJ 2018.2 – No decorrer da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), campos de concentração foram criados em vários países europeus, sendo um dos maiores o complexo de Auschwitz, na Polônia. Para lá, eram enviados em massa aqueles considerados inimigos da nação alemã. 
De acordo com a imagem e com o texto, a frase “O trabalho liberta” apontava para a seguinte estratégia do projeto nazista:
( A ) treinamento de capitais humanos.
( B ) controle de recursos de pesquisas.
( C ) exclusão de operários improdutivos.
( D ) exploração da mão de obra dos reclusos.

Questão 15 – ENEM 2017 – Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a):
( A ) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
( B ) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
( C ) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
( D ) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
( E ) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

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  1. GABARITO:


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