Mód. 2, Cap. 1 - Questões de Nazifascismo e 2ª Guerra Mundial - Aula de 01/09
MÓDULO
2 – CAPÍTULO 01
AULA DE 01
DE SETEMBRO
NAZIFASCISMO
E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945) è PGS 20 A 31
Questão 01 – UERJ
2015 – Meu romance, 1984, foi concebido
como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente
ou podem realizar. George Orwell.
O romance “1984”,
de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito
e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico
direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
( A ) socialismo.
( B )
capitalismo.
( C ) anarquismo.
( D )
totalitarismo.
Questão 02 – UERJ
2014 – A
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é
apresentada no filme “A fita branca” e está associada ao que o diretor
denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de
1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte
processo histórico:
(
A ) expansão do comunismo.
( B )
difusão do etnocentrismo.
(
C ) ascensão do totalitarismo.
(
D ) renascimento do liberalismo.
Questão 03 – CEDERJ
2010.1 – O
período compreendido entre a primeira e a segunda guerra mundial foi marcado
pela explosão de movimentos nacionalistas que criticavam o liberalismo por não
ter conseguido resolver os problemas da Europa no início do século XX e os
movimentos de esquerda, comunistas e socialistas, que reivindicavam o poder
para o proletariado. Dois desses
movimentos foram:
(
A ) o integralismo brasileiro, liderado por Plínio Salgado e o New Deal,
desenvolvido por Roosevelt nos Estados Unidos.
(
B ) o nacionalismo corporativo húngaro, representado por Manoelesco e a Cruz de
Ferro da Polônia.
(
C ) o fascismo italiano, liderado por Mussolini e o nacional-socialismo alemão,
dirigido por Hitler.
(
D ) o salazarismo português, organizado em torno da esquerda anarquista e a
Ação Francesa, dirigida por De Gaulle.
(
E ) o franquismo espanhol, liderado pelos representantes da Quarta
Internacional e o vitorianismo, forma de conservadorismo inglês.
Questão 04 – ENEM
2011 – Os três tipos de poder representam
três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência
é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da
obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei;
no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser
identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a
obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
( A ) República
Federalista Norte-Americana.
( B ) República
Fascista Italiana no século XX.
( C ) Monarquia
Teocrática do Egito Antigo.
( D ) Monarquia
Absoluta Francesa no século XVII.
( E ) Monarquia
Constitucional Brasileira no século XIX.
Questão 05 – UERJ
2015 – Os
mapas constituem uma representação da realidade. Observe, na imagem abaixo,
dois mapas presentes na reportagem intitulada “Um estudo sobre impérios”,
publicada em 1940.
O uso da cartografia nessa reportagem
evidencia uma interpretação acerca da Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto
é possível reconhecer que essa representação cartográfica tinha como
finalidade:
( A
) criticar o nacionalismo alemão. (
B ) justificar o expansionismo alemão.
( C
) enfraquecer o colonialismo britânico. (
D ) destacar o multiculturalismo britânico.
Questão 06 – UERJ
2013 – O direito ao solo e à terra pode se
tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado
à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para
se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe
dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios
para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho. (Adolf Hitler.
“Minha luta”, 1925).
As ideias contidas
no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados
pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas ideias,
abordada no texto, está associada ao conceito de:
(
A ) xenofobia.
( B ) espaço
vital.
( C ) purificação
racial.
( D ) revanchismo
militar.
Questão 07 – UERJ
2017 – Durante
a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha
ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da
nação germânica. O cartaz abaixo é um exemplo dessa política.
Um aspecto da
ideologia nazista observado nesse cartaz é:
(
A ) antissemitismo.
(
B ) anticapitalismo.
(
C ) anticomunismo.
(
D ) antiamericanismo.
Questão 08 – ENEM
2016 – A eugenia, tal como originalmente
concebida, era a aplicação de “boas práticas de melhoramento” ao aprimoramento
da espécie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor
da reprodução humana controlada, considerando-a produtora do aperfeiçoamento da
espécie
Um resultado da
aplicação dessa teoria, disseminada a partir da 2ª metade do século XIX, foi o
(a):
(
A ) aprovação de medidas de inclusão social.
(
B ) adoção de crianças com diferentes características físicas.
(
C ) estabelecimento de legislação que combatia as divisões sociais.
(
D ) prisão e esterilização de pessoas com características consideradas
inferiores.
(
E ) desenvolvimento de próteses que possibilitavam a reabilitação de pessoas
deficientes.
Questão 09 – ENEM 2010 – A primeira produção cinematográfica de propaganda
nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck.
Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava
como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias
entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento
e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura
perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico. (PEREIRA, W.
Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do
holocausto)
Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A
partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme
foi:
( A ) defender a
liberdade religiosa.
( B ) controlar o
genocídio racial.
( C ) aprofundar a
intolerância étnica.
( D ) legitimar o
expansionismo territorial.
( E ) contestar o
nacionalismo autoritário.
Questão 10 –
DESCOMPLICA – Durante
a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e
preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de
apaziguamento”, que:
( A ) foi um pacote de ajuda econômica destinado a apoiar
os países ameaçados pelo nazismo.
( B ) consistia em ceder território do Sudetos à Alemanha
a fim de evitar a guerra.
( C ) objetivava apoiar, financeiramente, o movimento
comunista internacional para neutralizar o poder nazista.
( D ) foi um acordo de não agressão pactuado entre
germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus.
( E ) foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia
e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro.
Questão 11 – DESCOMPLICA – A II Guerra Mundial foi o maior
conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento
da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a
mortandade decorrente. Sobre o conflito,
é incorreto afirmar que:
( A ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o
ataque japonês a Pearl Habor.
( B ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e
Japão.
( C ) A guerra iniciou-se após a invasão da
Alemanha no território soviético.
( D ) O evento final da II Guerra Mundial foram as
bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
( E ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.
Questão 12 – DESCOMPLICA – A
charge abaixo, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao
tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que:
( A ) assegurou a aliança militar
entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da
Polônia.
( B ) consagrou o apoio bélico dos
dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência
política alemã no leste europeu.
( C ) impediu a eclosão de guerra
aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na
Europa.
( D ) determinou a nova divisão
política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e
consolidou a hegemonia soviética na região.
( E ) estabeleceu a intensificação dos
laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois países.
Questão 13 – ENEM
2012 – Com sua entrada no universo dos
gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo
militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um
herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Führer só
poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
(COSTA,
C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica).
A
capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra
sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
( A ) a Tríplice Aliança, na Primeira
Guerra Mundial.
( B ) os regimes totalitários, na Segunda
Guerra Mundial.
( C ) o poder soviético, durante a Guerra
Fria.
( D ) o movimento comunista, na Guerra do
Vietnã.
( E ) o terrorismo internacional, após 11
de setembro de 2001.
Questão 14 – UERJ 2018.2 – No decorrer da
Segunda Guerra Mundial (1939-1945), campos de concentração foram criados em
vários países europeus, sendo um dos maiores o complexo de Auschwitz, na
Polônia. Para lá, eram enviados em massa aqueles considerados inimigos da nação
alemã.
De acordo com a imagem e com o texto, a frase “O
trabalho liberta” apontava para a seguinte estratégia do projeto nazista:
( A ) treinamento
de capitais humanos.
( B ) controle de
recursos de pesquisas.
( C ) exclusão de
operários improdutivos.
( D ) exploração
da mão de obra dos reclusos.
Questão 15 – ENEM
2017 – Após a Declaração
Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero
humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a
reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem
branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi
motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a):
( A ) ataque feito
pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
( B )
desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
( C ) morte de
milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
( D ) execução de
judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
( E ) lançamento
de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki
pelas forças norte-americanas.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – D
Questão 02 – C
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Questão 05 – B
Questão 06 – B
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Questão 08 – D
Questão 09 – C
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Questão 11 – C
Questão 12 – E
Questão 13 – B
Questão 14 – D
Questão 15 – D