Mód. 2, Cap. 3 - Questões de Guerra Fria e Descolonização - Aula de 08/09


MÓDULO 2  –  CAPÍTULO 03
AULA DE 08 DE SETEMBRO

GUERRA FRIA E DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA (PÁGINAS 58 A 71)



I – TEMA DA GUERRA FRIA (1947 – 1991):

Questão 01 – ENEM 2016 – A Guerra Fria foi, acima de tudo, um produto da heterogeneidade no sistema internacional e somente poderia ser encerrada pela obtenção de uma nova homogeneidade. O resultado disto foi que, enquanto os dois sistemas distintos existiram, o conflito da Guerra Fria estava destinado a continuar: a Guerra Fria não poderia terminar com o compromisso ou a convergência, mas somente com a prevalência de um destes sistemas sobre o outro.
A caracterização da Guerra Fria apresentada pelo texto implica interpretá-la como um(a):
( A ) esforço de homogeneização do sistema internacional negociado entre Estados Unidos e União Soviética.
( B ) guerra, visando ao estabelecimento de um renovado sistema social, híbrido de socialismo e capitalismo.
( C ) conflito intersistêmico em que países capitalistas e socialistas competiriam até o fim pelo poder de influência em escala mundial.
( D ) compromisso capitalista de transformar as sociedades homogêneas dos países socialistas em democracias liberais.
( E ) enfrentamento bélico entre capitalismo e socialismo pela homogeneização social de suas respectivas áreas de influência política.

Questão 02 – PUC RIO 2013 – A Guerra Fria é a denominação de um período histórico das relações internacionais sobre o qual é CORRETO afirmar que:
( A ) conflitos regionais ocorreram em todos os continentes provocados, fundamentalmente, pelo choque cultural entre ocidente e oriente.
( B ) as grandes potências globais procuraram “esfriar” suas disputas através da criação de instituições de negociação internacional como, por exemplo, a ONU.
( C ) refere-se às disputas estratégicas e aos conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética.
( D ) foi um período de grande instabilidade nas relações políticas entre as nações, devido à competição por posições estratégicas globais entre um grande número de países.
( E ) a tensão internacional tornou-se “fria” e sem conflitos regionais, pois foi limitada a disputas por mercados entre o modelo capitalista e o socialista.

Questão 03 – ENEM 2013 – Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria. (HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991) ).
O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a):
( A ) formação do mundo bipolar.
( B ) aceleração da integração regional.
( C ) eliminação dos regimes autoritários.
( D ) difusão do fundamentalismo islâmico.
( E ) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas.

Questão 04 – ENEM 2009 – Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como:
( A ) Cortina de Ferro.                       
( B ) Muro de Berlim.                        
( C ) União Europeia.
( D ) Convenção de Ramsar.              
( E ) Conferência de Estocolmo.

Questão 05 – ENEM 2014 – Nos quadrinhos, faz-se referência a um evento que correspondia a um dos grandes medos da população mundial no período da Guerra Fria. Durante esse período, a possibilidade de ocorrência desse evento era grande em função do(a):
( A ) acirramento da rivalidade Norte-Sul.
( B ) intensificação da corrida armamentista.
( C ) ocorrência de crises econômicas globais.
( D ) emergência de novas potências mundiais.
( E ) aprofundamento de desigualdades sociais.

Questão 06 – UERJ 2010 – A viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX. 
Esse acontecimento teve grande significado político em função da conjuntura da época, marcada pela:
( A ) aliança militar entre países não alinhados.
( B ) bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista.
( C ) coexistência pacífica entre regiões descolonizadas.
( D ) concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas.

Questão 07 – CEDERJ 2015.1 – Em 1947, foi colocado em ação o chamado Plano Marshall, nome do então secretário de estado do governo norte-americano George Marshall. Assinale a alternativa que melhor explica o objetivo desse plano norte-americano.
( A ) Assegurar a influência dos Estados Unidos na América Latina, apoiando financeiramente os países do continente.
( B ) Recuperar economicamente os Estados Unidos da América, debilitados em razão dos custos da II Guerra Mundial.
( C ) Salvaguardar os interesses dos alemães, mais atentos ao papel dos Estados Unidos na Europa.
( D ) Apoiar financeiramente os países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial, fortalecendo o papel dos Estados Unidos.

Questão 08 – ENEM 2013 – O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) alterou-se desde sua origem em 1949. A OTAN é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a OTAN declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.
Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:
( A ) Financiar a indústria bélica – garantir atuação global.
( B ) Conter a expansão socialista – realizar ataques preventivos.
( C ) Combater a ameaça soviética – promover auxílio humanitário.
( D ) Minimizar a influência estadunidense – apoiar organismos multilaterais.
( E ) Reconstruir o continente devastado – assegurar estabilidade geopolítica.

Questão 09 – UERJ 2014 – Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.
O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:
( A ) mundialização do acesso a fontes de energia.
( B ) bipolaridade das relações políticas internacionais.
( C ) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.
( D ) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.

Questão 10 – PUC RIO 2015 – O cartograma apresenta a organização geopolítica de um país localizado hoje no centro do continente europeu. 
O período geopolítico apresentado pelos símbolos que os representam é o do(a):
( A ) Guerra Fria.
( B ) Entre Guerras.
( C ) República de Weimar.
( D ) Nova Ordem Mundial.
( E ) 2ª Guerra Mundial.

Questão 11 – PUC RIO 2012Sobre a importância e o significado políticos da queda do Muro de Berlim (nov/1989), assinale a afirmativa CORRETA:
( A ) A queda do Muro significou a extensão do socialismo para Berlim ocidental.
( B ) A queda do Muro foi o primeiro momento no processo de unificação da Europa.
( C ) A queda do Muro ampliou o turismo na Alemanha Oriental.
( D ) A queda do Muro deu início ao processo de reunificação da Alemanha.
( E ) A crise política provocada pela queda do Muro quase levou as duas Alemanha à guerra.

Questão 12 – CEDERJ 2010.2 – A queda do Muro de Berlim, em 1989, deu início a profundas mudanças na política mundial. Essa queda representou:
( A ) a perda de hegemonia da URSS e a crise do liberalismo.
( B ) o início do processo de globalização e o fim da hegemonia americana.
( C ) o fim da Guerra Fria e do Socialismo Real.
( D ) a abertura da URSS e o início da Revolução Cultural na China.

Questão 13 – UERJ 2018.2
De acordo com a reportagem, o fim da U.R.S.S. trouxe as seguintes mudanças significativas para alguns de seus ex-cidadãos:
( A ) recuperação da liberdade sindical e perda da ideologia comunista.
( B ) liberalização da iniciativa industrial e abandono da unidade comercial.
( C ) ampliação do direito trabalhista e enfraquecimento do poderio militar.
( D ) fragmentação do território nacional e redimensionamento da identidade cultural.


II – TEMA DA DESCOLONIZAÇÃO AFROASIÁTICA:

Questão 14 –  UERJ 2011 – Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.
Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:
( A ) luta pela descolonização.
( B ) expansão do comunismo.
( C ) bipolaridade da Guerra Fria.
( D ) política da Coexistência Pacífica.

Questão 15 – UERJ 2015
Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de:
( A ) Incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
( B ) reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.
( C ) descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.
( D ) solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.
( E ) conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.
   
Questão 16 – ENEM 2012
O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando:
( A ) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.
( B ) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
( C ) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
( D ) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
( E ) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.
  
Questão 17 – CEDERJ 2018.1 – Em 1910, a Independência da África do Sul não se desdobrou num processo de democratização que ampliasse os direitos de todos os habitantes do novo país. Já em 1940, instituiu-se o Apartheid, regime marcado pela:
( A ) rejeição às regalias da elite.
( B ) indiferença pelas minorias brancas.
( C ) negação dos direitos civis e políticos dos negros.
( D ) negação das políticas de exclusão dos pobres.

Questão 18 – UERJ 2018.2
O arcebispo Desmond Tutu dirigiu a Comissão da Verdade na África do Sul, entre 1996 e 1998, durante o governo do presidente Nelson Mandela. Ao propor “a unidade da nação e a reconciliação”, o arcebispo buscava enfrentar os problemas causados pela vigência do regime
( A ) de segregação racial.                             
( B ) de natureza totalitária.
( C ) de ordenamento cultural.                       
( D ) de disciplinarização social.

Questão 19 – ENEM 2013 – Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página — não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus. (Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul).
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado:
( A ) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
( B ) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
( C ) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
( D ) estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
( E ) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

Questão 20 – ENEM 2016 – O regime do Apartheid, adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. 
Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a):
( A ) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.
( B ) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada.
( C ) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado
( D ) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.
( E ) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo.

Comentários

  1. GABARITO:


    Questão 01 – C
    Questão 02 – C
    Questão 03 – A
    Questão 04 – A
    Questão 05 – B
    Questão 06 – B
    Questão 07 – D
    Questão 08 – B
    Questão 09 – B
    Questão 10 – A
    Questão 11 – D
    Questão 12 – C
    Questão 13 – D
    Questão 14 – C
    Questão 15 – E
    Questão 16 – D
    Questão 17 – C
    Questão 18 – A
    Questão 19 – C
    Questão 20 – D

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