Mód. 2, Cap. 3 - Questões de Guerra Fria e Descolonização - Aula de 08/09
MÓDULO
2 – CAPÍTULO 03
AULA DE 08
DE SETEMBRO
GUERRA
FRIA E DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA (PÁGINAS 58 A 71)
I – TEMA DA GUERRA FRIA
(1947 – 1991):
Questão
01 – ENEM 2016 – A
Guerra Fria foi, acima de tudo, um produto da heterogeneidade no sistema internacional e somente poderia ser encerrada
pela obtenção de uma nova homogeneidade. O resultado disto foi que, enquanto
os dois sistemas distintos existiram, o conflito da Guerra Fria estava
destinado a continuar: a Guerra Fria não poderia terminar com o compromisso ou
a convergência, mas somente com a prevalência de um destes sistemas sobre o
outro.
A caracterização
da Guerra Fria apresentada pelo texto implica interpretá-la como um(a):
(
A ) esforço de homogeneização do sistema internacional negociado entre Estados
Unidos e União Soviética.
(
B ) guerra, visando ao estabelecimento de um renovado sistema social, híbrido
de socialismo e capitalismo.
(
C ) conflito intersistêmico em que países capitalistas e socialistas
competiriam até o fim pelo poder de influência em escala mundial.
(
D ) compromisso capitalista de transformar as sociedades homogêneas dos países
socialistas em democracias liberais.
(
E ) enfrentamento bélico entre capitalismo e socialismo pela homogeneização
social de suas respectivas áreas de influência política.
Questão 02 – PUC RIO 2013 – A Guerra Fria é a
denominação de um período histórico das relações internacionais sobre o qual é
CORRETO afirmar que:
( A ) conflitos regionais
ocorreram em todos os continentes provocados, fundamentalmente, pelo choque
cultural entre ocidente e oriente.
( B ) as grandes
potências globais procuraram “esfriar” suas disputas através da criação de
instituições de negociação internacional como, por exemplo, a ONU.
( C ) refere-se às
disputas estratégicas e aos conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a
União Soviética.
( D ) foi um
período de grande instabilidade nas relações políticas entre as nações, devido
à competição por posições estratégicas globais entre um grande número de
países.
( E ) a tensão
internacional tornou-se “fria” e sem conflitos regionais, pois foi limitada a
disputas por mercados entre o modelo capitalista e o socialista.
Questão 03 – ENEM
2013 – Embora o aspecto mais óbvio da
Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida
armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram
usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria. (HOBSBAWM, E. Era
dos extremos: o breve século XX (1914-1991) ).
O conflito entre as superpotências teve
sua expressão emblemática no(a):
( A ) formação do mundo bipolar.
( B
) aceleração da integração regional.
( C
) eliminação dos regimes autoritários.
( D
) difusão do fundamentalismo islâmico.
( E
) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas.
Questão 04 – ENEM 2009 – Do
ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa
divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a
OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que
concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da
OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá.
Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que
se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como:
( A ) Cortina de
Ferro.
( B ) Muro de
Berlim.
( C ) União
Europeia.
( D ) Convenção de
Ramsar.
( E ) Conferência de
Estocolmo.
Questão 05 – ENEM
2014 – Nos quadrinhos, faz-se referência a um evento que correspondia a um dos
grandes medos da população mundial no período da Guerra Fria. Durante esse
período, a possibilidade de ocorrência desse evento era grande em função do(a):
(
A ) acirramento da rivalidade Norte-Sul.
(
B ) intensificação da corrida armamentista.
(
C ) ocorrência de crises econômicas globais.
(
D ) emergência de novas potências mundiais.
(
E ) aprofundamento de desigualdades sociais.
Questão
06 – UERJ 2010 – A
viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas
científicas de maior repercussão do século XX.
Esse acontecimento teve grande significado político em função da
conjuntura da época, marcada pela:
( A )
aliança militar entre países não alinhados.
( B )
bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista.
( C )
coexistência pacífica entre regiões descolonizadas.
( D )
concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas.
Questão 07 –
CEDERJ 2015.1 – Em
1947, foi colocado em ação o chamado Plano Marshall, nome do então secretário
de estado do governo norte-americano George Marshall. Assinale a alternativa que melhor explica o objetivo desse plano
norte-americano.
(
A ) Assegurar a influência dos Estados Unidos na América Latina, apoiando financeiramente
os países do continente.
(
B ) Recuperar economicamente os Estados Unidos da América, debilitados em razão
dos custos da II Guerra Mundial.
(
C ) Salvaguardar os interesses dos alemães, mais atentos ao papel dos Estados
Unidos na Europa.
(
D ) Apoiar financeiramente os países capitalistas destruídos na Segunda Guerra
Mundial, fortalecendo o papel dos Estados Unidos.
Questão 08 – ENEM
2013 – O papel da Organização do Tratado
do Atlântico Norte (OTAN) alterou-se desde sua origem em 1949. A OTAN é uma
aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual,
por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo
de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos
anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a OTAN declarou que a
instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus
membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos
países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África,
Oriente Médio e Ásia.
Os
objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são,
respectivamente:
( A ) Financiar a indústria bélica –
garantir atuação global.
( B ) Conter a expansão socialista –
realizar ataques preventivos.
( C ) Combater a ameaça soviética –
promover auxílio humanitário.
( D ) Minimizar a influência estadunidense
– apoiar organismos multilaterais.
( E ) Reconstruir o continente devastado –
assegurar estabilidade geopolítica.
Questão 09 – UERJ
2014 – Em 25 de junho de 1950, tropas da
Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a
Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países
enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general
norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um
armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.
O governo
norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado
em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O
fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está
apresentado em:
(
A ) mundialização do acesso a fontes de energia.
(
B ) bipolaridade das relações políticas internacionais.
(
C ) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.
(
D ) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.
Questão 10 – PUC RIO 2015 – O cartograma
apresenta a organização geopolítica de um país localizado hoje no centro do
continente europeu.
O período geopolítico apresentado pelos símbolos que os representam é o do(a):
( A ) Guerra Fria.
( A ) Guerra Fria.
( B ) Entre
Guerras.
( C ) República de
Weimar.
( D ) Nova Ordem
Mundial.
( E ) 2ª Guerra
Mundial.
Questão 11 – PUC RIO 2012 – Sobre a importância e o significado políticos da queda do Muro de Berlim (nov/1989), assinale a afirmativa CORRETA:
( A ) A queda do
Muro significou a extensão do socialismo para Berlim ocidental.
( B ) A queda do
Muro foi o primeiro momento no processo de unificação da Europa.
( C ) A queda do
Muro ampliou o turismo na Alemanha Oriental.
( D ) A queda do
Muro deu início ao processo de reunificação da Alemanha.
( E ) A crise
política provocada pela queda do Muro quase levou as duas Alemanha à guerra.
Questão
12 – CEDERJ 2010.2 – A
queda do Muro de Berlim, em 1989, deu início a profundas mudanças na política
mundial. Essa queda representou:
( A ) a perda de hegemonia da URSS e a
crise do liberalismo.
( B ) o início do processo de globalização
e o fim da hegemonia americana.
( C ) o fim da Guerra Fria e do Socialismo
Real.
( D ) a abertura da URSS e o início da
Revolução Cultural na China.
Questão 13 – UERJ 2018.2
De acordo com a reportagem, o fim da U.R.S.S. trouxe
as seguintes mudanças significativas para alguns de seus ex-cidadãos:
( A ) recuperação
da liberdade sindical e perda da ideologia comunista.
( B )
liberalização da iniciativa industrial e abandono da unidade comercial.
( C ) ampliação do
direito trabalhista e enfraquecimento do poderio militar.
( D ) fragmentação
do território nacional e redimensionamento da identidade cultural.
II – TEMA DA
DESCOLONIZAÇÃO AFROASIÁTICA:
Questão
14 – UERJ 2011 – Falamos a todo
momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que
existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações
Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado,
explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.
Com
essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na
década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. No contexto das relações
internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a
crítica da:
(
A ) luta pela descolonização.
(
B ) expansão do comunismo.
(
C ) bipolaridade da Guerra Fria.
(
D ) política da Coexistência Pacífica.
Questão
15 – UERJ 2015
Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de:
(
A ) Incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
(
B ) reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados
Unidos.
(
C ) descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no
continente africano.
(
D ) solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela
independência em Angola.
(
E ) conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por
igualdade e independência.
Questão
16 – ENEM 2012
O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais
das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na
Índia, demonstrando:
(
A ) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.
(
B ) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
(
C ) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
(
D ) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
(
E ) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.
Questão 17 – CEDERJ 2018.1 – Em 1910, a
Independência da África do Sul não se desdobrou num processo de democratização
que ampliasse os direitos de todos os habitantes do novo país. Já em 1940,
instituiu-se o Apartheid, regime marcado pela:
( A ) rejeição
às regalias da elite.
( B ) indiferença
pelas minorias brancas.
( C ) negação
dos direitos civis e políticos dos negros.
( D ) negação
das políticas de exclusão dos pobres.
Questão 18 – UERJ 2018.2
O arcebispo Desmond Tutu dirigiu a Comissão da Verdade
na África do Sul, entre 1996 e 1998, durante o governo do presidente Nelson
Mandela. Ao propor “a unidade da nação e a reconciliação”, o arcebispo buscava
enfrentar os problemas causados pela vigência do regime
( A ) de segregação
racial.
( B ) de natureza totalitária.
( B ) de natureza totalitária.
( C ) de ordenamento
cultural.
( D ) de disciplinarização social.
( D ) de disciplinarização social.
Questão 19 – ENEM
2013 – Tendo encarado a besta do passado
olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos
agora a página — não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para
sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade
sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas
ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito
criadas à imagem de Deus. (Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da
Verdade na África do Sul).
No texto,
relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um
legado:
(
A ) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
(
B ) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
(
C ) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
(
D ) estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
(
E ) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.
Questão
20 – ENEM 2016 – O
regime do Apartheid, adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, fundamentava-se
em ações estatais de segregacionismo racial.
Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que
regulamentava o(a):
(
A ) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso
da terra.
(
B ) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem
resistência armada.
( C ) sincretismo religioso, vetando os
ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado
( D ) controle sobre a movimentação,
desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.
( E ) exclusão do mercado de trabalho,
negando à população negra o acesso aos bens de consumo.
GABARITO:
ResponderExcluirQuestão 01 – C
Questão 02 – C
Questão 03 – A
Questão 04 – A
Questão 05 – B
Questão 06 – B
Questão 07 – D
Questão 08 – B
Questão 09 – B
Questão 10 – A
Questão 11 – D
Questão 12 – C
Questão 13 – D
Questão 14 – C
Questão 15 – E
Questão 16 – D
Questão 17 – C
Questão 18 – A
Questão 19 – C
Questão 20 – D